• NOTICIAS

      10/10/2012 | Havad prepara brasileiros.

      Escola de inglês  Havad prepara brasileiros para fazer faculdade nos Estados Unidos

       

      A Havad, localizada em Campinas, é especializada em testes exigidos nos Estados Unidos e prepara os alunos para graduação no exterior

       

      A procura de brasileiros que querem entrar em universidades no exterior, principalmente nos Estados Unidos, cresce cada vez mais. Segundo o relatório Open Doors, publicado pelo Instituto de Educação Internacional dos Estados Unidos, atualmente, quase 9 mil jovens estudam nas universidades americanas. O censo é baseado em uma pesquisa com cerca de três mil instituições credenciadas dos EUA.

      O governo do Brasil, juntamente com o governo americano, está criando incentivos e estreitando laços para que multiplique o número de brasileiros viajando para os EUA nos próximos anos. A estimativa do Consulado dos Estados Unidos no Brasil é de que nos próximos dez anos cerca de 30 mil jovens do país consigam entrar em universidades e colleges americanos.

      A ideia de que para estudar fora é caro, já não existe mais. Segundo a Exchange International (EI) Brasil, há dados que mostram que os gastos em algumas instituições americanas podem ser até menores do que no Brasil.

      A escola de inglês Havad, localizada em Campinas, é preparatória não só para o aluno aprender o idioma, mas, sim, para deixá-lo seguro para ingressar em uma universidade no exterior. Além disso, os professores utilizam a didática para os testes exigidos nos EUA, como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), que diversas universidades exigem para comprovar fluência no idioma; o SAT, nome do  exame aplicado para quem deseja entrar na graduação e corresponde ao ENEM brasileiro; e o GRE (Graduate Record Examinations), para quem já deseja cursar uma pós-graduação, entre outros.

      A Havad é uma das precursoras deste trabalho no Brasil. “Fazemos o preparatório individual para exames internacionais há mais de 20 anos, antes mesmo de começar a tendência. Com a crescente demanda por graduação nos EUA, a escola formatou um curso nos mesmos moldes dos cursinhos para o vestibular brasileiro”, explica o gestor da Havad, Rodrigo Cação. O cursinho voltado para o vestibular americano foi lançado no mês de setembro.

      Cursinho preparatório exige pelo menos um ano de dedicação

      Para ter um bom desempenho no exterior, é necessário se programar pelo menos um ano antes da viagem. “Os exames obrigatórios para ingresso em universidades americanas exigem grande preparo. Além das aulas, os alunos precisam de muita dedicação nas tarefas de casa, portanto, quanto antes os alunos começarem a se preparar, mais facilidade eles vão ter para conseguir uma boa pontuação nas provas, o que abre portas para mais opções de universidades”, afirma Rodrigo Cação.

      O SAT é o teste padronizado dos Estados Unidos para os ingressantes nas universidades, também exigido para atletas que têm o interesse de receber uma bolsa de estudos enquanto joga em ligas universitárias americanas. É o equivalente ao ENEM que é exigido no Brasil. O exame é elaborado pela associação sem fins lucrativos "College Board". A missão do College Board, fundada há mais de 100 anos, é a de conectar alunos (americanos e internacionais) ao futuro sucesso acadêmico. Hoje, o SAT é prestado a cada ano por mais de 2 milhões de alunos no mundo todo.

      O teste é dividido em três partes: Critical Reading (Leitura Crítica), Math (Matemática) e Writing (Redação e Escrita). O candidato tem 3 horas e 45 minutos para fazer a prova, e a função da Havad é preparar o aluno integralmente para que ele obtenha sucesso nesta prova.

      O curso é composto de aulas, palestras, laboratórios e atividades extras.  No decorrer das aulas, os alunos aprendem a se preparar para os exames e também se familiarizam com o estilo acadêmico americano. O curso exige bastante dedicação da parte dos alunos, pois há uma grande carga horária de leitura de livros e listas de exercícios que devem ser feitos fora do horário de aula.

      As aulas são bem dinâmicas. Como existe muita matéria que os alunos brasileiros nunca estudaram, o professor prepara o conteúdo teórico e prático, usando também filmes e vídeos para ilustrar esses conteúdos. A história americana está muito presente nos testes de interpretação do SAT, portanto, os professores indicam listas de filmes e livros para acompanhar o desenvolvimento das aulas. O número máximo de alunos por sala é de 15 alunos e o curso tem duração de 6 horas semanais, de fevereiro a novembro, com férias em julho.

      Palestra: Como fazer faculdade nos Estados Unidos

      Para os interessados, a escola Havad promove uma palestra sobre o tema no dia 15 de outubro, às 18 horas, na unidade Taquaral. Serão explicados detalhes de todos os passos necessários para a preparação e ingresso nas universidades americanas. Será concedido também um espaço para tirar dúvidas dos pais e estudantes. A palestra é gratuita, basta se inscrever na secretaria da escola.

      Sobre a Havad:

      A escola foi fundada por Silvia Helena Martini Duarte, que fez cursos na Universidade de Harvard e adquiriu vasta experiência na preparação para exames de proficiência (TOEFL, GMAT, IELTS, entre outros). Em 1977, decidiu ser professora e dar aulas particulares.

      A procura foi tanta que resultou na criação da Havad. A primeira unidade em Campinas foi aberta em 1990 e a segunda, em 2000.

      Endereços:
      Unidade Taquaral: Av. Heitor Penteado, 492. (19) 3243-8666
      Unidade Barão Geraldo: Av. Romeu Tórtima, 522, Cidade Universirária. (19) 3249-0488



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •