• NOTICIAS

      21/10/2012 | Finalistas do Concurso de Canto Lírico


      Roseane Soares, Nádia Zanotello, Rafael Ribeiro, Jamile Evaristo, Lilian Perin e Érika de Andrade

      (foto Eduardo Florence)

      Realizou-se em 19 de outubro, no auditório do Conservatório Carlos Gomes (rua Hermas Braga, 841, Campinas) a semifinal do V Concurso Estímulo para Cantores Líricos, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura em conjunto com o Centro de Ciências, Letras e Artes, e apoio técnico da ABAL Campinas, que apontou os seis finalistas que se defrontarão na noite de sábado, no mesmo local, disputando os títulos de Melhor Voz Masculina, Melhor Voz Feminina e Melhor Intérprete de Carlos Gomes. Foram classificados pelo júri, integrado pelo maestro Eduardo Östergreen, pelo soprano e professora Niza de Castro Tank e pelo tenor Wilson de Martini, os seguintes concorrentes: sopranos Jamile Evaristo, Nadia Zanotello, Érika de Andrade, Roseane Soares e Lilian Perin, e o tenor Rafael Ribeiro.
       

      Na avaliação do tenor Alcides Acosta, presidente da ABAL Campinas, “foi uma semifinal que revelou grandes vozes jovens, talentos promissores que aliam sólida técnica e muita garra, mostrando que nosso país está evoluindo na técnica vocal lírica, em condições de brilhar nos palcos de ópera não somente daqui como em outros países. O júri enfrentou um grande desafio para destacar em ótimos artistas, os seis que disputarão a final deste sábado”.


       

       
      QUEM SÃO OS FINALISTAS

      Roseane Soares, soprano, é graduada em Educação Artística (Artes Cênicas), pela Universidade São Judas Tadeu. Iniciou os estudos musicais em 2005, na Universidade Livre de Música, cursando violão erudito. Em 2008 entrou no curso de canto lírico na Escola Municipal de Música de São Paulo, sob orientação de Elenis Guimarães e Aída Machado. Orientada por Achille Picchi preparou repertório e interpretação e cursou Música de Câmara com Ricardo Peres. Atualmente estuda com a soprano Laura de Souza. Foi solista no concerto de estreia da Orquestra da Escola Municipal de Música, sob regência de Ricardo Bologna. Sob regência de João Mauricio Galindo integrou o elenco do “Glória”, de Vivaldi,  na Sala São Paulo e no Teatro Procópio Ferreira, de Tatuí. Foi solista de “The Messiah”, de G. F. Händel, sob regência de Hermes Coelho. Figurou também nas óperas Le nozze di Figaro, de W. A. Mozart, (Cherubino) dirigida por Eloísa Baldin e em Gianni Schicchi (La Ciesca), de G. Puccini, dirigida por Regina Elena Mesquita. Na classe de Ópera Estúdio da EMESP, sob direção de Mauro Wrona, interpretou Papagena e Pamina, em Die Zauberflöte, de W. A. Mozart. No 42º Festival Internacional de Campos do Jordão, interpretou a personagem Pamina, em Die Zauberflöte, de Mozart, regida por Emiliano Patarra.

       

      Érika de Andrade, soprano, iniciou seus estudos de música aos 8 anos de idade tendo o piano como instrumento. Depois de passar a estudar violino, aos 14 anos ingressou no Coral Juvenil da antiga ULM, no Madrigal Sempre en Canto, e Coral Jovem do Estado de São Paulo. Nessa idade, participou de sua primeira ópera, I Pagliacci. Com esta experiência, interessou-se pelo teatro. Em 2007 formou-se atriz pelo Conservatório Carlos Gomes, em Campinas. Em 2008 ingressou no curso de Canto Lírico da UNICAMP, onde se bacharelou. Como solista participou das óperas El Hijo Fingido, Bastien und Bastienne, Dido and Eneas, Gianni Schicchi e Limited, Utopia. Cantou com as Sinfônicas de Campinas, Limeira, Americana, UNICAMP, e Sinfônicas Jovem do Estado de São Paulo e Jovem de Campinas.  Atualmente é profissional do coro sinfônico do Conservatório de Tatuí.

       

      O soprano Jamile Evaristo iniciou os estudos musicais em teoria musical e flauta doce em 1986, aos 8 anos de idade. A partir de 1996 começou a estudar Canto sob a orientação da Profa. Marilene Bousquet Barbosa. Em 2000 bacharelou-se em Canto, orientada pelo prof. Carmo Barbosa e Estúdio Ópera, com Abel Rocha, na Uni FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado). Atuou como bolsista do coro do Estado de São Paulo, regido pelo maestro José Ferraz de Toledo. Desde 2001 participa de recitais de Câmara e Ópera, com repertório de obras de Handel, Vivaldi, Haydn, Mozart, Donizetti, entre outros. Em 2006 participou das apresentações da Missa Theresa, de Michael Haydn, e do oratório El Pessebre, de Pablo Casals, as primeiras feitas no Brasil, sob regência de Hermes Coelho. Em 2006 e 2007 se apresentou na La Serva Padrona, de Pergolesi; em 2008, participou de Bastien and Bastienne, de Mozart; em 2009 participou da ópera Rita, de Donizetti, em 2010, de “O Empresário”, de Mozart, com o Grupo de Ópera Portátil, em cidades do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2011 fez parte do Coro Academia Concerto, em turnê pela Polônia, sob regência de Altamiro Bernardes, e do 4º. Festival de Música das Esferas, Festival Internacional de Música de Bragança, com o soprano Kathryn Hartgrove. É coralista do Coral da Fundação Osesp e atualmente recebe orientação do tenor e professor Lenine Santos.

       

      Lilian Giovanini Perin é soprano ligeiro, nascida em Ribeirão Preto e cursa o quarto ano da Faculdade de Música da USP/Ribeirão Preto. Estudo com o professor tenor Alexandre Galante. Estreou como solista na cantata Carmina Burana, de Carl Orff, em 2009. Atuou como Rosina na ópera estúdio “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, em 2010, e como Rainha da Noite, na Flauta Mágica, de Mozart, na temporada de 2011. Em 2011 também solou com a Sinfônica de Ribeirão Preto o Réquiem, de Mozart, sob regência de Claudio Cruz, e dos concertos temáticos com a Sinfônica de Franca, regida pelo maestro Nazir Bitar. Integrou o coro da Ópera La Bohème, de Puccini, regida por Claudio Cruz, em Ribeirão Preto, em março de 2011. Está entre os vencedores do 17º. Concurso OSPA para Jovens Solisas e Regentes.

       

      O tenor Rafael Ribeiro nasceu em Salvador, Bahia, em 1987. Com 10 anos de idade participou do coral ecumênico infantil da LBV, até os 14 anos, quando passou a cantar no coro adulto. Iniciou os estudos de canto  em 2003 com a professora Claudia Costa, sob cuja orientação  realizou solos de obras sacras com Masse Basse, de G. Fauré; Glória, de Beethoven; e Concerto Sacro de Ave Maria. Nos Teatro Nacional Claudio Santoro, de Brasília, cantou a obra Lobgesang, de Felix Mendelssohn, e a 9ª. Sinfonia de Beethoven. Recentemente foi solista do 1º. Festival de Ópera de Brasília, DF, dedicado ao maestro Silvio Barbato, com o Requiem e Árias de Mozart. No mesmo festival, cantou I Pagliacci e Cavalleria Rusticana. Estuda com o barítono Francisco Frias e sob sua orientação faz parte do elenco do Ópera Estudio da Escola de Música de Brasília. Conclui o curso de Licenciatura e Bacharelado em Música pela UnB, sob orientação das professoras Irene Bentley e Vania Marise. 

      O soprano Nádia Zanotello é bacharel em música pela UNICAMP, onde esteve sob orientação das professoras Mariana Cioromila e  Profª Drª Adriana Giarola Kayama. Atualmente estuda com o tenor Lenine Santos. Atuou como solista no “Messias”, de Händel, junto à Orquestra da Unicamp e do “Te Deum”, composição do Padre José Mauricio Nunes Garcia, sob regência de Lincoln Andrade, no encerramento do 28° Festival de Música de Londrina.  Atuou na estréia nacional da ópera “A jornada do Peregrino”, de Vaughan Williams, como Senhora Interesse. Participou do opera workshop com a Profa. Kathryn Hartgrove, “As Faces do amor”, executando trechos das óperas “Die Fledermaus”, “Don Giovanni” e “La Traviata”. Atuou nas montagens das óperas “Dido e Eneas”, de H. Purcell, sob direção de Luís Otávio Santos, “Utopia, Limited”, de Gilbret & Sullivan e  “Iolanthe”, de Gilbert & Sullivan. Participou de festivais e masterclasses com os professores Inácio de Nonno, Maryann Kyle (EUA ), Niza de Castro Tank, Denise Sartori, Marília Vargas, Bartira Bilego, Neyde Thomas e Regina Elena Mesquita. Atualmente integra o NUO (Núcleo Universitário de Ópera), sob a regência de Paulo Maron.

       

      A prova final do certame apontará os vencedores de prêmios, no valor de 4 mil reais para cada um, oferecidos pela Secretaria de Cultura de Campinas, a premiação dia 31/10/2012 será na sede do CCLA (rua Bernardino de Campos Centro) que estará completando 111 anos, de dedicação à cultura em Campinas.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •