• NOTICIAS

      02/11/2012 | Kathia Vieira - Lançamento


      Autora usa o Beija-Flor para conduzir as crianças numa viagem pelos sentimentos
       
      Desenvolvidos para facilitar a inclusão social, os livros infantis O Ninho do Beija-Flor e O Beija-Flor Flor atendem crianças com visão plena e com deficiência visual. As histórias desse charmoso personagem que transmite valores como respeito, amizade e tolerância serão lançadas no dia 7 de novembro, a partir das 14h, no Instituto Esperança, em Valinhos. O evento é aberto ao público e terá a participação da autora Kathia Vieira com contação de histórias, distribuição de livros e sessão de autógrafos
       

      Pequenino e esperto, assim como as crianças, o beija-flor é o personagem central de dois livros nos quais os valores das relações interpessoais e intrapessoais, como o respeito, a amizade, a tolerância e a perseverança, são transmitidos aos jovens de forma lúdica. Para universalizar as aventuras, O Ninho do Beija-Flor e O Beija-Flor Flor foram concebidos a fim de facilitar a inclusão social, atendendo, em um mesmo exemplar, crianças de 4 a 7 anos de visão plena e com deficiência visual. O lançamento acontece no próximo dia 7, a partir das 14h, no Instituto Esperança, na Rua Fioravante Menegaldo, 210, bairro Santa Cruz, em Valinhos. O evento é aberto ao público com a participação da autora Kathia Vieira com contação de histórias.

      Com ilustrações de Alexandre Filiage, os livros foram editorados com padrões específicos de tipo e tamanho das letras para facilitar a leitura por crianças de baixa visão. Como parte do projeto, 500 exemplares de cada título tiveram, também, os textos transcritos em braille. As publicações contam com apoio do Governo de São Paulo por meio do Programa Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura, patrocínio da Usiminas e produção da Track&Marketing.

      O livro possui ilustrações específicas para atender crianças de visão plena e com deficiência visual


      Dos 6 mil exemplares produzidos no projeto (3 mil de cada título), 2,5 mil serão destinados a Valinhos, sendo 1.810 distribuídos no evento de lançamento e 690 doados ao Instituto Esperança. As secretarias de Cultura e Educação do município receberão parte dos títulos para equipar salas de leitura e bibliotecas da cidade. Outros 2,5 mil exemplares estão destinados a cidade de Cubatão e 1.000 unidades com textos transcritos em braille serão doados para a Pró Visão  Sociedade Campineira de Atendimento ao Deficiente Visual.

      Kathia Vieira conduz as crianças numa viagem pelos sentimentos

       
      O projeto tem como objetivo incentivar a leitura qualquer que seja o público. Nunca teremos um mundo com igualdade de oportunidades se não facilitarmos o acesso à cultura e, principalmente,à leitura, explica a autora Kathia Vieira.

      Durante o lançamento dos livros em Valinhos, a escritora fará uma sessão de contação de histórias, apresentando o universo que o beija-flor percorre nos dois títulos. Em O Beija-Flor Flor, o passarinho desenvolve um relacionamento de ternura com uma flor, nascendo entre os dois uma grande amizade. Já em O Ninho do Beija-flor, a história narra a procura de um lugar especial para a construção do ninho.
      Supervisora pedagógica do Instituto Esperança, Kathia Vieira é autora de vários livros infantis. É no convívio diário com as crianças que surgem as ideias para seus suas histórias. No casso desses dois novos livros, acredito que, se não houver espaço para as crianças trabalharem ou entenderem a afetividade que carregam, perderemos a oportunidade de formar um adulto capaz de criar pontes entre as pessoas, de participar efetivamente de uma sociedade mais humana e afetuosa, diz.

      Kathia Vieira fará uma sessão de contação de histórias no Instituto Esperança, em Valinhos
       
      Sobre a autora
      Kathia Vieira é jornalista especializada em Educação Infantil. Nasceu em uma família de contadores de histórias e, desde cedo, teve contato com os livros, seguindo a tradição da família. Em cada conto há um pouco da história das crianças com as quais convivi e com as quais aprendi a importância de formar leitores, explica.

      Kathia Vieira recebeu o prêmio cidadão RAC/2006 pelo trabalho de contação de histórias para crianças. Também escreveu Era uma vez e conte outra vez e Brisa Brilho, além da série sobre Pimpa, a girafa filósofa.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •