• NOTICIAS

      02/11/2012 | Gênese e Celebração até 28/01/2013


      A Pinacoteca do Estado irá receber, a partir de 10 de novembro, a exposição Gênese e Celebração: Coleção de peças africanas, do acervo de Rogério Cerqueira Leite. A mostra, catalogada e exposta na CPFL Cultura, em Campinas, reúne cerca de 200 peças da coleção de arte africana de um dos maiores acervos privados existentes no País, criado pelo professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite. Curadoria de Marcos Tognon, professor de História na Universidade Estadual de Campinas, e Renata Sunega, arquiteta e historiadora da arte. A coleção foi doada ao acervo da Universidade Estadual de Campinas.

      Abertura dia 10 de novembro, sábado, a partir das 11h.


      Em cartaz até o dia 28 de janeiro de 2013.

      Gênese e Celebração: Coleção de peças africanas do acervo de Rogério Cerqueira Leite

       

      A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e CPFL Cultura apresentam a exposição Gênese e Celebração: Coleção de peças africanas do acervo de Rogério Cerqueira Leite com cerca de 200 peças, entre esculturas, máscaras, objetos de materiais e tamanhos variados (madeira, marfim, entre outros, de seis centímetros a 1, 70 metro).  Esta exposição, catalogada pela CPFL Cultura, constitui-se numa oportunidade única para que o público possa conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural desses diferentes grupos étnicos. “A Pinacoteca desenvolve anualmente uma programação especial no mês de novembro, Mês da Consciência Negra, que busca difundir a herança cultural dos povos afrodescendentes no Brasil, e refletir sobre a contribuição que essa herança traz para a formação do Brasil contemporâneo e que pode ser percebida em inúmeras peças da coleção da Pinacoteca, em obras que vão do período colonial à arte contemporânea”, afirma Ivo Mesquita – Diretor técnico da Pinacoteca.

       “Durante muitos anos, o professor Rogério foi adquirindo essas peças que resultaram numa coleção importante, que faz um amplo mapeamento das várias etnias da África”, afirma a curadora Renata Sunega.  Em um mesmo espaço, a estética dialoga com o religioso, afirma Renata, por meio de relicários, máscaras e esculturas com os significados dos cultos africanos. 

      Na coleção destacam-se peças da Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Congo, Gabão, Senegal, Angola, BurkinaFaso, Senegal, Tanzânia, Etiópia, entre outros países. O conjunto permite a contemplação de exemplares provenientes de povos com os Dan, Baolé, Anang, Yoruba, Bulu, Moba, Pende, Bantu, Pumu, Fang, Dogon e Sakuma.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •