• NOTICIAS

      28/11/2012 | Comgás patrocina 11 projetos

      Comgás seleciona 11 projetos para patrocínio sociocultural
       

      O projeto Música e Cidadania – Allegro, que oferece oficinas de coral e instrumentos musicais para cerca de 200 crianças e adolescentes da região do distrito de Nova Aparecida, em Campinas, é um dos beneficiados. Outro, é projeto Dança Acontecimento, de Piracicaba.
       
           
           

      Onze projetos das áreas de teatro, cinema, literatura, música e dança serão beneficiados pela 5ª edição do Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural. No total, eles receberão R$ 2 milhões para desenvolver suas atividades. Entre os selecionados está o projeto Música e Cidadania – Allegro, que oferece oficinas de coral e instrumentos musicais para cerca de 200 crianças e adolescentes da região do distrito de Nova Aparecida, em Campinas.

      Desenvolvido pelo Centro Promocional Tia Ileide (CPTI) desde 2007, o projeto atende jovens em situação de vulnerabilidade social de 30 bairros da região norte de Campinas. As oficinas gratuitas funcionam no contraturno escolar e oferecem aulas gratuitas de violão, violino, flauta, teclado e coral.

      De Piracicaba, foi selecionado o projeto Dança Acontecimento, que consiste na pesquisa, confecção e 13 apresentações do espetáculo “Obra Acontecimento”. O acervo audiovisual captado e os elementos que compõem a dramaturgia serão utilizados diferentemente a cada apresentação. Também serão realizadas oficinas para discutir o processo criativo, propondo reflexões da linguagem de dança pesquisada.

      Além do projeto Música e Cidadania – Allegro, de Campinas, também foram selecionados: Educação Através da Música, Manancial de Cultura, Dança Acontecimento, Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, Programa Inclusão Sociocultural, Ritos de Rios e Ruas, 5º Encontro Comunitário de Teatro Jovem, Cine Tela Brasil, Criança Cidadão e Diálogo com Teatro. No total, foram inscritos 336 projetos.

      Todos os projetos contemplados são voltados para o desenvolvimento sustentado das comunidades e serão desenvolvidos em cidades localizadas na área de concessão da Comgás, que compreende a Região Administrativa de Campinas, a Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba.

      Os beneficiados nesta 5ª edição do Fundo usarão recursos disponibilizados pela Lei Rouanet, de benefício fiscal. “O processo de seleção passa por duas etapas: triagem externa, com pareceristas de diversos segmentos culturais, e seleção interna, por uma comissão julgadora dos projetos formada por empregados da Comgás”, explica Angélica Pinto, gerente-assistente de Responsabilidade Social da Comgás. A participação de empregados, temporários, estagiários e acionistas no Fundo com projetos é vetada.

      O Fundo Comgás foi criado em 2007 e é destinado a projetos socioculturais enquadrados no artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultural, Lei Rouanet. Desde a sua criação, o Fundo já apoiou 32 projetos em quase 30 cidades, que receberam juntos R$ 7,5 milhões. Na edição passada foram selecionados dez projetos.


      Projetos selecionados no Fundo 2012

      Música e Cidadania - Allegro (Campinas – SP)
      Cerca de 200 crianças e adolescentes serão beneficiadas com oficinas de coral e instrumentos musicais, pelo Método Suzuki, que visa desenvolver as habilidades e potencialidades musicais dos participantes, com foco na música erudita. As apresentações serão abertas ao público e realizadas no Centro Promocional Tia Ileide – CPTI - em escolas públicas, centros comunitários e empresas.

      Dança Acontecimento (Piracicaba – SP)
      O projeto consiste na pesquisa, confecção e 13 apresentações de um espetáculo de dança denominado ´Obra Acontecimento´. O acervo audiovisual captado e os elementos que compõem a dramaturgia serão utilizados diferentemente a cada apresentação e em cada local de apresentação será realizada uma oficina para discutir o processo criativo, propondo reflexões da linguagem de dança pesquisada.

      Educação Através da Música (Taubaté – SP)
      O projeto oferece formação musical a alunos da rede pública com atividades de prática instrumental. As atividades, que consistem em apresentações e concertos dos grupos formados pelos alunos, possibilitam o acesso à música instrumental de boa qualidade e incentiva a formação de plateia para concertos de música.

      Manancial de Cultura (São Paulo – SP)
      Pretende desenvolver na região de Parelheiros - área de preservação ambiental no extremo Sul da cidade de São Paulo, um museu a céu aberto. Serão traduzidas em arte a vida dos moradores, através do estudo da cultura (com origem indígena, africana, nordestina, japonesa e alemã), das produções artísticas e a beleza ambiental.

      Orquestra Filarmônica de Paraisópolis (São Paulo – SP)
      São oferecidos cursos de instrumentos de orquestra, teoria musical, coral, atividades culturais complementares (como incentivo a leitura e estudo do folclore), uniformes e apoio psicológico, gratuitamente, a crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos de idade, residentes em Paraisópolis.

      Programa de Inclusão Sociocultural (São Paulo – SP)
      Pretende dar continuidade e aprofundar as ações socioeducativas voltadas a grupos em situação de vulnerabilidade social. Estas ações acontecerão na Pinacoteca do Estado de São Paulo, através de: de parcerias com organizações sociais para o desenvolvimento de visitas educativas continuadas à Pinacoteca; realização de um curso de formação para educadores sociais; realização de uma ação educativa extramuros junto a grupos de adultos em situação de rua; e a implantação de uma ação patrimonial junto a grupos comunitários.

      Ritos de Rios e Ruas (Região do Alto Tietê - SP)
      O grupo fará pesquisa de registros históricos para apresentar espetáculos teatrais na região do Alto Tietê. A intenção é valorização a memória coletiva da região.

      5º Encontro Comunitário de Teatro Jovem (São Paulo – SP)
      A realização do Encontro Comunitário de Teatro Jovem proporciona, gratuitamente, no bairro Cidade Tiradentes, extremo Leste da Capital Paulista, espetáculos, workshops, oficinas, seminários, reunião da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade. E ainda promove o intercâmbio de conhecimentos, fortalecimento artístico e a organização em rede de jovens e artistas de dez países da América Latina.

      Cine Tela Brasil (Taboão da Serra, São Paulo, Guarulhos e Osasco – SP)
      O Cine Tela Brasil é um projeto itinerante de exibição gratuita de filmes brasileiros, que realiza sessões de cinema em bairros periféricos do Brasil. Além das exibições de filmes brasileiros, o projeto agenda sessões com escolas do ensino fundamental I, II e médio e distribui um material pedagógico para os professores com dicas de como trabalhar o conteúdo dos filmes assistidos em sala de aula. O projeto pretende atender quatro cidades da área de concessão da Comgás, atingindo um público de 18.900 pessoas.

      Criança Cidadã (São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo – SP)
      O projeto pretende apresentar o espetáculo "Criança Cidadã" para crianças de 6 a 10 anos de idade da rede pública de ensino de São Paulo. A partir de ampla pesquisa sobre cidadania e ecologia, a equipe artística se responsabiliza por realizar um trabalho teatral de qualidade com o objetivo de criar uma consciência de cidadania e propiciar um contato enriquecedor, com o fenômeno teatral.

      Diálogo com o Teatro (São Paulo – SP)
      O projeto dissemina o uso da linguagem teatral como ferramenta pedagógica. Atinge educadores e professores para dialogarem com jovens sobre temas complexos e relevantes à sociedade. Usa como mote a cultura de paz e a cultura de violência em oficinas, que as mesclem com jogos teatrais e dramáticos. Prevê a disseminação de um material com a metodologia dessas oficinas e a apresentação de uma peça de teatro criada por jovens a partir de sua aplicação.
           



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •