• NOTICIAS

      02/12/2012 | Prêmio Cidade de Campinas

      A médica Silvia Brandalise, docente da Unicamp e presidente do Centro Infantil Boldrini, receberá o Prêmio Cidade de Campinas, projeto da Associação das Nações Unidas Brasil (Anubra) e do Instituto Sustentar. A solenidade de entrega será no dia 3 de dezembro, às 19h30, no Tênis Clube de Campinas, Cambuí.

      O objetivo do Prêmio é prestar reconhecimento às atividades e iniciativas pessoais, institucionais e ou organizacionais provenientes de empresas, da sociedade civil organizada e do poder público, que têm como fundamento “o valor da colaboração em torno da causa maior. É um símbolo de união. O conceito de união em torno da causa comum”, segundo os organizadores.

      Fundadora do Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas (Cipoi) da Unicamp em Campinas há 20 anos, implantou o Programa de Triagem Neonatal, a partir de uma lei municipal, com a realização do exame do pezinho para diagnóstico precoce da anemia falciforme. Esse benefício pôde ser estendido para o estado de São Paulo.

      A doutora Silvia foi a incentivadora junto ao Ministério da Saúde, via Sociedade de Pediatria de São Paulo e Sociedade Brasileira de Pediatria, para a distribuição nacional pela rede pública de saúde o medicamento desferal (quelante que retira o ferro do organismo dos pacientes com talassemia, anemia dos descendentes da região do Mediterrâneo).

      “Essas conquistas são claras com foco no coletivo. O benefício que se faz para qualquer criança doente tem de ser repassado a todos, seja tecnologia, humanização do atendimento, acompanhamento multiprofissional e inserção social. Do ponto de vista do câncer da criança, esse desejo de modificar uma realidade nacional exigiu a criação de um Centro Especializado como o Boldrini, como também capacitar profissionais para a região de Campinas, como para vários estados do Brasil”, afirma doutora Silvia.

      A médica sempre se norteou pelas políticas públicas na área da oncologia pediátrica, inclusive quando assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica. Há 34 anos dedica-se ao tratamento do câncer infantil e doenças hematológicas que acometem crianças e adolescentes. Pioneira no Brasil ao fundar em 1978, na cidade de Campinas, o Centro Infantil Boldrini, primeiro hospital especializado em câncer pediátrico da América Latina, com completa infraestrutura para diagnóstico, tratamento multiprofissional, quimioterápico, radioterápico, cirurgia, terapia intensiva, reabilitação, transplante de medula óssea e cuidados paliativos, além de ser Centro de Ensino e Pesquisa voltados para essas especialidades. Há 32 anos, a doutora Silvia Brandalise implantou e coordena até hoje o Protocolo Brasileiro de Tratamento da Leucemia Linfoide Aguda da Criança, junto à Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE).

      Mais recentemente, assumiu a participação em sociedades científicas internacionais, voltadas para a Hematologia e Oncologia pediátrica, como a Sociedade Americana de Hematologia e Oncologia Pediátrica (ASPHO), Sociedade Latino Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP) e Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP).

       

      Serviço:

      Prêmio Cidade de Campinas

      Local Tênis Clube de Campinas

      Data 3 de dezembro (segunda-feira)

      Horário 19h30

      Endereço Rua Coronel Quirino, 1346 - Cambuí - Campinas

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •