• NOTICIAS

      13/12/2012 | ABAL Campinas - Encontro Musical 14/12/12

      ABAL Campinas traz o tenor Miguel Geraldi em concerto
         
          
      Recital do tenor Miguel Geraldi marca 31 anos dos Encontros Musicais
          
                                               
          
          Um recital natalino, na primeira parte, e operístico, na segunda, é o que a ABAL Campinas apresenta nesta sexta-feira, dia 14, às 20 horas, no auditório Carlos Tontoli, da Associação Campineira de Imprensa (rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591) comemorando os 31 anos dos Encontros Musicais. A programação traz como maiores atrações o tenor Miguel Geraldi e o barítono Jessé, do Theatro Municipal de São Paulo e do Theatro São Pedro, com acompanhamento ao piano de Chiquinho Costa, e ainda, os corais “Primavera da Vida”, com regência da profa. Neusa Maria Rosada Donola, e “Cantate Domino”, dirigido pelo tenor João Gabriel Bertolini, em canções de Natal. No repertório dos artistas de S. Paulo figuram árias de óperas verdianas, rossinianas e o dueto da ópera Os Pescadores de Pérolas (Le Pêcheurs du Perles), de J. Massenet, “Au fond du temple saint”.
          
          O tenor Miguel Geraldi, que vem figurando nos principais papeis para tenor de óperas como Turandot, de Puccini, Poliuto, de Bellini, Rigoletto, de Verdi, entre outros, no Municipal de S. Paulo, na Itália e Argentina, iniciou seus estudos em Campinas, com Gledys Pierri e se aperfeiçoou com Neyde Thomas, em Curitiba. Integrou os grupos Armonico Tributo, Coro Bach e Camerata Antiqua de Curitiba. Venceu o “V Concurso Carlos Gomes”, de Campinas, “II Concurso Aldo Baldin”, de Florianópolis, e o “III Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão”. Debutou no Theatro Municipal de São Paulo como Alfredo Germont, em La Traviata, de Verdi, em 2001. Atuou junto a importantes orquestras como OSESP, Sinfônica Municipal de São Paulo, Experimental de Repertório, Sinfônica do Paraná e Filarmónica de Bogotá, sob a regência de maestros como John Neschiling, Walter Polischuk, Ira Levin, José Maria Florêncio, Mario Zaccaro, Jamil Maluf, Emiliano Patarra, Luciano Camargo, Edmundo Hora, Roberto Di Regina, Reynaldo Censabela e Alessandro Sangiorgio, Hirofumi Yoshida, Giorgio Paganini, Roberto Duarte, Luís Gustavo Petri, Abel Rocha, dentre outros de renomada importância. Protagonizou as seguintes óperas: L’Elisir D´Amore, Rita e Poliuto, de Donizetti, La Bohème e Turandot, de Puccini, Rigoletto e La Traviata, de Verdi, Cecilia, de Licinio Refice, Loreley, de Catalani, Carmina Burana, de Carl Orff e Viúva Alegre, de Franz Léhar. Participou em 2011 do concerto de Lançamento do Livro em Homenagem ao Soprano Neyde Thomas. Encarnou o Don Jose, na ópera Carmen, de Bizet, no primeiro concerto da Temporada 2011 do Theatro Municipal de São Paulo. Foi intérprete da Missa de Glória, de Puccini, com a OSMSP e regência do maestro Abel Rocha, foi também Arlecchino, no Pagliacci, de Leoncavallo com a OSMSP, regência de Abel Rocha e Don Jose, na Carmen, de Bizet, no Teatro São Pedro de São Paulo. Cantou na Paixão Segundo São João BWV 245, de J.S.BACH com a OSMSP e regência de Nicolau Figueiredo; na Camille, de Rosignon, e na Viúva alegre, de Lehar, no Teatro São Pedro de SP.
          
          31 Anos dos Encontros Musicais
          
          A Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, ABAL Campinas, vem mantendo desde 18 de dezembro de 1981 a série de recitais gratuitos denominados “Encontros Musicais”. Criada com o objetivo de popularizar a música lírica em Campinas, desenvolve esse hábito entre a população e, também, oferece um palco para jovens estudantes de canto adquirirem experiência e aprimorar sua técnica vocal e interpretação. Os “Encontros Musicais” atingem nesta sexta-feira 1.080 recitais realizados. Durante esse tempo, participaram dos “Encontros” cantores internacionais, como a soprano irlandesa Carmel O’ Byrne Ferlise, a americana Susan Moorehead, a brasileira-americana Jennifer Tirré, o tenor Kohdo Tanaka, a russa Éteri Gazava, e nacionais como Neyde Thomas, Rio Novello, Benito Maresca, Romeu Cury, Gledys Pierri, Tereza Godoy, Cesar d’Ottaviano, Henrique Rocha, Alberto Medaljon, Miguel Geraldi, Rosana Lamosa, Carlos Eduardo Marcos, Sebastião Teixeira, e muitos outros grandes artistas líricos. 
          
          Em outubro de 1981, na sede da Associação Campineira de Imprensa (ACI), sob o lema “Para Nossa Voz Queremos Vez” um grupo de cantores, liderado pelo tenor Alcides Acosta, idealizou essa atividade semanal, onde centenas de líricos, pianistas, conjuntos de câmera, corais e declamadores passaram. A entidade cultural, sem fins lucrativos, ABAL Campinas foi fundada em jantar realizado no salão social do Clube Semanal de Cultura Artística, em 16 de abril de 1982, com a presença de autoridades, apreciadores da música lírica, cantores e músicos, além de membros da comunidade artística de Campinas.
          
          Para conseguir realizar os recitais “Encontros Musicais”, a ABAL Campinas reivindicou e obteve da Secretaria de Cultura um espaço desocupado à época, existente no Centro de Convivência Cultural, ali estabelecendo a sala de concertos denominada “SALA CARLOS GOMES”. Nesse espaço apresentou os “Encontros” durante cerca de 10 anos. Na administração municipal do quatriênio 2004-2008 o local foi devolvido às finalidades originais, voltando a denominar-se “SALA CARLOS GOMES”, nome dado ao auditório pela ABAL Campinas. Os “Encontros Musicais” são a atividade que consagrou a ABAL Campinas e levou a entidade a ser declarada de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Campinas pela Lei n°. 5844, de 16/10/1987. Sua importância para as tradições musicais da cidade de Carlos Gomes foi reconhecida por duas vezes com Diplomas de Honra ao Mérito, da Câmara de Campinas, e pelos meios de comunicação locais.
          
          Desde sua fundação, a ABAL Campinas tem integrado as Comissões Organizadoras das Festividades a Carlos Gomes (Semanas de Carlos Gomes e o Mês Carlos Gomes). A entidade festejou diversos marcos históricos, inclusive levou ao palco o milésimo recital da série “Encontros Musicais”, integrando o Mês de Carlos Gomes 2009. Na ocasião, foi apresentada verdadeira maratona lírica com cantores de Campinas e da capital, especialmente convidados e, ainda, o Brasileto Ensemble, de São Carlos, e a Orquestra de Câmera Ars Musicalis, regida pelo Maestro Hermes Coelho. Foi talvez o concerto de mais longa duração realizado até hoje em Campinas, com mais de 180 minutos de música lírica, e com o maior número de cantores líricos solistas já congregados na cidade.
          
          A ABAL-Campinas, juntamente com o Centro de Ciências, Letras e Artes, vem ajudando a concretizar o Concurso Estímulo “Carlos Gomes” para Jovens Cantores, que atrai candidatos de São Paulo e de outros Estados todos os anos.
          
          Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •