• NOTICIAS

      18/12/2012 | O Quebra Nozes

      Projetos sociais apresentam O Quebra-Nozes no Teatro Castro Mendes, em Campinas
       

      Os projetos sociais Dança e Cidadania e Talentos da Dança, coordenados por Lúcia Teixeira, vão apresentar nos dias 22 e 23 de dezembro a temporada 2012 do conto natalino “O Quebra-Nozes”. O espetáculo encerra a agenda de apresentações no Teatro Castro Mendes, que foi reinaugurado no início deste mês. Ao todo, participarão da montagem 150 bailarinos; entre eles, Carlos Santos, que começou ainda criança no projeto e hoje dança no South African Ballet Theatre - a principal Cia de Ballet da África do Sul. Carlos está de férias no Brasil e fará uma participação para lá de especial neste clássico de Natal. Ele será o Príncipe Quebra-Nozes.

      A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos duas horas antes de cada sessão, marcada para às 20h. “Estamos felizes em apresentar mais uma temporada do “O Quebra-Nozes” no teatro reinaugurado, que é muito importante para nossa cidade. Ter o Carlos com a gente neste momento também é motivo de muita alegria e oportunidade para matar a saudade”, disse Lucia.

      “O Quebra-Nozes” é um conto natalino de Piotr Ilyich Tchaikovsky que retrata uma festa de Natal da alta burguesia, na qual a pequena Clara recebe um quebra-nozes em forma de boneco como presente. Depois da festa, ela adormece e sonha que ratos estão invadindo o salão. O boneco ganha vida e ataca os ratos, comandando um exército de soldadinhos de chumbo. A partir dai, Clara e o Quebra-Nozes vivem diversas aventuras. Na manhã seguinte ela acorda e percebe que foi tudo um sonho.

       

      Trajetória de Sucesso


      Os projetos sociais comandados por Lucia Teixeira colecionam trajetórias de sucesso de seus bailarinos, que tiveram a oportunidade de conhecer a dança clássica ainda crianças. Vários jovens conquistaram uma carreira profissional com a bagagem que adquiriram com o trabalho de Lucia Teixeira.


      Carlos Santos e Jonathan Rodrigues são contratos da South African Ballet Theatre, a principal Cia de ballet da África do Sul. Os dois estão de férias no Brasil e Carlos dançará O Quebra-Nozes este ano. Eduardo Rechi é bailarino do Beto Carreiro, em Santa Catarina, Christopher Rechi é integrante do Grupo Tholl, de Pelotas e Karen Siqueira é bailarina do Hope Hari, em Vinhedo.

      Outros dois outros bailarinos estão na Alemanha. Filipe Frederico, na Companhia Karlsruhe e William Lima no Teatro Ulm. 

       

      Débora Viana, Keila Muniz, Maiza Cunha e Caroline Beidak, começaram como alunas e hoje são professoras das crianças nas comunidades atendidas pelo projeto. “Saber que fizemos a diferenças para todos eles e encaminhamos suas vidas profissionais, é a maior recompensa de nosso trabalho”, disse Lucia. 

       

      Histórico

       

      Proporcionar aulas gratuitas de balé clássico, aulas de dança contemporânea, além de noções básicas de higiene, postura corporal, história da dança, música, cidadania e profissionalização. Esses são os objetivos dos projetos Dança e Cidadania e Companhia de Dança de Campinas, que atendem 500 crianças de bairros da periferia de Campinas e Mogi Guaçu.  O Dança e Cidadania tem o patrocínio de empresas da região, com incentivo da Lei Rouanet.

      As crianças do projeto, com idade entre 8 e 18 anos, são alunos de escolas da rede pública de vários bairros da cidade. As aulas, ministradas por profissionais da área de dança, são realizadas duas vezes por semana nas próprias escolas e as crianças recebem todo o material necessário (malha, sapatilhas e meias). O projeto oferece oportunidade a crianças talentosas que não têm dinheiro para freqüentar uma academia.

       

      O projeto Companhia de Dança de Campinas tem 23 jovens bailarinos talentosos. Ele foi criado para profissionalizar jovens bailarinos. Os alunos têm de 12 a 16 anos, e muitos começaram a dançar em projetos sociais pilotos criados por Lucia. No ano passado, dois alunos conseguiram bolsa de estudos na Alemanha.

      "Estamos preparando estes jovens para que eles tenham condições de trabalhar no mercado como bailarinos, aqui ou fora do Brasil. Eles recebem o melhor treinamento, com os melhores professores. Além disso, ainda fazem aulas de conversação de inglês, para terem a noção da língua caso deixem o país para dançar", afirma Lucia.

       

      Os jovens têm três horas de aulas por dia, de segunda-feira a sábado, além de aulas de inglês. O projeto também patrocina o transporte de ônibus dos adolescentes de casa até a academia onde eles fazem aula, uniforme completo e fantasias para os espetáculos apresentados no final do ano.

       
      SERVIÇO

       

      O Quebra-Nozes

      Data: 22 e 23 de dezembro 2012

      Horário: 20h

      Local: Teatro Castro Mendes

      Ingresso: Gratuito – ingressos serão distribuídos duas horas antes de cada sessão

      Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial

       

      Ficha Técnica

      Príncipe Quebra-Nozes: Carlos Santos

       

      Clara criança: Débora Viana

      Clara adulta: Caroline Beidak

      Padrinho da Clara: Edson Antunes

      Cenografia: José Roveratto

      Iluminação: Mirella Brandi

      Figurino: Hugo Marinelli, Elisete Spadaccia e Gláucia Pisciotta

      Direção Artística: Rosana Presente

      Direção Geral: Lucia Teixeira





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •