• NOTICIAS

      18/02/2013 | ABAL Campinas no dia 22/02/2013

      Miguel Geraldi, Marina Gabetta e Laura Aimbiré em concerto da ABAL-Campinas

      Sexta feira dia 22/2 as 20 hs Abertura da Temporada da Abal-Campinas -2013



      Temporada 2013 da ABAL Campinas tem presença de cantores consagrados

                                
      Miguel Geraldi, tenor e Marina Gabetta, soprano    Laura Aimberé, mezzosoprano

      ABAL Campinas abre sua temporada 2013 de recitais na próxima sexta-feira, dia 22, às 20 horas, no auditório Carlos Tontoli, da Associação Campineira de Imprensa (rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591) e oferece ao público um recital de alto nível, que tem como maiores atrações o tenor Miguel Geraldi e a mezzosoprano Laura Aimbiré, ambos do Theatro Municipal de São Paulo, e uma das principais vozes líricas de Campinas, a soprano Marina Gabetta, com acompanhamento ao piano de José Francisco (Chiquinho) Costa.

      Um repertório operístico marca o retorno da série “Encontros Musicais”, com árias e duetos de óperas preferidas como La Bohème (Puccini), Il Guarany (Carlos Gomes), Il Trovatores (Verdi), Carmen (Bizet), Contos de Hoffmann (Offenbach), La Wally (Catalani), entre outros momentos líricos de grande beleza.

      O tenor Miguel Geraldi, que vem figurando nos principais papeis para tenor de óperas como Turandot, de Puccini, Poliuto, de Bellini, Rigoletto, de Verdi, entre outros, no Municipal de S. Paulo, na Itália e Argentina, iniciou seus estudos em Campinas, com Gledys Pierri e se aperfeiçoou com Neyde Thomas, em Curitiba. Integrou os grupos Armonico Tributo, Coro Bach e Camerata Antiqua de Curitiba. Venceu o “V Concurso Carlos Gomes”, de Campinas, “II Concurso Aldo Baldin”, de Florianópolis, e o “III Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão”. Debutou no Theatro Municipal de São Paulo como Alfredo Germont, em La Traviata, de Verdi, em 2001. Atuou junto a importantes orquestras como OSESP, Sinfônica Municipal de São Paulo, Experimental de Repertório, Sinfônica do Paraná e Filarmónica de Bogotá, sob a regência de maestros como John Neschiling, Walter Polischuk, Ira Levin, José Maria Florêncio, Mario Zaccaro, Jamil Maluf, Emiliano Patarra, Luciano Camargo, Edmundo Hora, Roberto Di Regina, Reynaldo Censabela e Alessandro Sangiorgio, Hirofumi Yoshida, Giorgio Paganini, Roberto Duarte, Luís Gustavo Petri, Abel Rocha, dentre outros de renomada importância. Protagonizou as seguintes óperas: L’Elisir D´Amore, Rita e Poliuto, de Donizetti, La Bohème e Turandot, de Puccini, Rigoletto e La Traviata, de Verdi, Cecilia, de Licinio Refice, Loreley, de Catalani, Carmina Burana, de Carl Orff e Viúva Alegre, de Franz Léhar. Participou em 2011 do concerto de Lançamento do Livro em Homenagem ao Soprano Neyde Thomas. Encarnou o Don Jose, na ópera Carmen, de Bizet, no primeiro concerto da Temporada 2011 do Theatro Municipal de São Paulo. Foi intérprete da Missa de Glória, de Puccini, com a OSMSP e regência do maestro Abel Rocha, foi também Arlecchino, no Pagliacci, de Leoncavallo com a OSMSP, regência de Abel Rocha e Don Jose, na Carmen, de Bizet, no Teatro São Pedro de São Paulo. Cantou na Paixão Segundo São João BWV 245, de J.S.BACH com a OSMSP e regência de Nicolau Figueiredo; na Camille, de Rosignon, e na Viúva alegre, de Lehar, no Teatro São Pedro de SP.
       

      Possuidora de um belo, rico e voluptuoso timbre de voz, Laura Aimbiré fez pós-graduação em ópera pela Royal Northern College of Music, Inglaterra, com bolsa do Conselho Britânico, onde recebeu diversas premiações, destacando-se por seu recital de diploma e interpretação de lied.

      Com presença cênica marcante, tem atuado em óperas como Aída, Nabucco, Falstaff, Rigoletto, M. Butterfly, La Forza del Destino, Die Fledermaus, Carmen, Orfeu de Monteverdi e Cavalleria Rusticanna sob a direção de maestros do porte de Isaac Karabtchevsky, Túlio Colacioppo, Mário Záccaro, Luiz Fernando Malheiro, Ira Levin, Karl Martin e Jamil Maluf, ao lado de renomados nomes do cenário lírico internacional como Renato Bruson, Juan Pons, Sumi Jo, Eliane Coelho, Roberto Aarônica e John Daszak. Seu aclamado desempenho como a Grã-Duquesa de Monteblanco na premier nacional da ópera A Dinner Engagement de Lennox Berkley no Teatro São Pedro mereceu destaque especial na revista Vogue RG.

      Tem atuado também em Oratórios na Europa e nas principais salas de concerto do Brasil em trabalhos como o Réquiem de Verdi,  2º Sinfonia de Mahler, Glória de Vivaldi, Stabat Mater de Pergolesi, Oratório de Páscoa e Magníficat de Bach, Elias de Mendelssohn e Dream of Gerontius de Elgar. Participou da premier nacional da Missa Glagolítica de Janacec no Teatro Municipal de São Paulo.

      Recebeu a Medalha da Academia Maurice Ravel por sua atuação em Shehèrazade, com a Orquestra Filarmônica de Montpelier, na cidade natal do compositor. Com a Orquestra Filarmônica de Bonn, cantou Floresta Amazônica de Villa-Lobos no Beethovenhalle de Bonn.

      Sua versatilidade vocal pode ser comprovada nos elogios que recebeu da crítica francesa, que apontou sua voz como verdadeiro contralto, ao representar a Inglaterra no festival de Aix-en-Provence no Messias de Haendel.

      No Teatro Municipal de São Paulo, entre muitas outras produções, interpretou a Valquíria Schwerteleite de A Valquíria e Flosshilde na recente produção de O Crepúsculo dos Deuses, ambos sob a direção cênica de André Heller, recebendo elogios da críticCa especializada por seu desempenho cênico e vocal.

       

      Marina Gabetta, Soprano Lírico, atuou como protagonista no espetáculo “Evita”, de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, tendo como regente o maestro Edson Frederico e a direção de Victor Berbara. Esteve em cartaz por um ano no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, com a montagem do clássico Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, com a direção de Flávio Rangel, fazendo parte da companhia estável de repertório, contracenando com o reconhecido ator, Antônio Fagundes. Participou da montagem do espetáculo “100 anos de Broadway”, no Teatro Castro Mendes em Campinas. Recebeu em julho de 2007, concedida pela Câmara Municipal de Campinas, a Medalha “Carlos Gomes”, pelos relevantes serviços prestados no campo cultural e artístico do município de Campinas. Solista do renomado espetáculo piro-musical “Gênesis”, em dezembro, nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010. Em junho/2009, apresentou-se interpretando canções do clássico brasileiro de autores como Marcelo Tupynambá e Carlos Gomes, com a Orquestra de Câmara "Ars Musicalis," sob regência do maestro Hermes Coelho, no Teatro "Centro de Convivência de Campinas- SP. Em julho, apresentou-se no show intitulado, "Eternamente III", com o tenor César Kalau, no teatro do Colégio Dom Barreto, Campinas-SP. Ainda nesse ano foi solista convidada no Festival de Música Sacra de Campinas, pelo Coral da Arquidiocese de Campinas, sob a regência do maestro Clayton Dias, na Catedral Metropolitana, Campinas-SP. Participou do concerto comemorativo das 1000 apresentações dos “Encontros Musicais” da ABAL (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos), interpretando canções do compositor campineiro Carlos Gomes, com a Orquestra "Ars Musicalis", sob a regência do maestro Hermes Coelho. Em outubro, apresentou-se com o tenor Khodo Tanaka em momentos da ópera "Tosca", no Centro de Ciências e Artes, Campinas-SP.

      Cantou no recital "Heróis e Heroínas de Gomes" nas comemorações do Mês Carlos Gomes, na Sala Carlos Gomes, Campinas-SP. Recebeu nesse ano de 2009 o troféu "Staff de Ouro", como melhor cantora erudita do ano da cidade de Campinas. Apresentou-se no Teatro Municipal de Jaguariúna, com a Filarmônica de Valinhos. Em 2012 assumiu a Diretoria Social da ABAL Campinas e participou de várias apresentações de recitais nas principais salas de concertos de Campinas e região.

       

      José Francisco da Costa é Bacharel em Piano e Mestre em Música pela UNICAMP. Tem se especializado na área da colaboração pianística, especialmente no acompanhamento de cantores líricos. Participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba (2002 a 2005 e 2007) e do 25o ao 31º Festival de Música de Londrina (2005-11), na classe de Opera Studio, tendo sido pianista assistente dos profs. Niza de Castro Tank, Neyde Thomas, Inácio de Nonno, Denise Sartori, Francisco Frias e Lenine Santos, entre outros. Apresentou-se, como pianista convidado, em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas-Unicamp. Tem participação no DVD “Acordes de uma vida”, produzido pela Eptv Campinas, sobre a vida e a obra do compositor Antônio Carlos Gomes. Em 2010, fez sua estreia no circuito internacional apresentando-se em Osaka-Japão, acompanhando o tenor japonês Kohdo Tanaka, no recital comemorativo aos seus cinquenta anos de carreira. Recebeu seu Doutorado em Música pela Unicamp. Cumpriu estágio no Departamento de Música da Unicamp, como parte do Programa de Estágio Docente (PED), sob orientação da Profa. Dra. Adriana Giarola Kayama.

       

      Encontros Musicais, ano 32
       

      A Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos, ABAL Campinas, vem mantendo desde 18 de dezembro de 1981 a série de recitais gratuitos denominados “Encontros Musicais”. Criada com o objetivo de popularizar a música lírica em Campinas, desenvolve esse hábito entre a população e, também, oferece um palco para jovens estudantes de canto adquirirem experiência e aprimorar sua técnica vocal e interpretação. Os “Encontros Musicais” atingem nesta sexta-feira 1.081 recitais realizados. Durante esse tempo, participaram dos “Encontros” cantores internacionais, como a soprano irlandesa Carmel O’ Byrne Ferlise, a americana Susan Moorehead, a brasileiro-americana Jennifer Tirré, o tenor Kohdo Tanaka, a russa Éteri Zgazava, a soprano espanhola Beatriz Fernández-Campomanes, e nacionais, como Neyde Thomas, Rio Novello, Benito Maresca, Romeu Cury, Gledys Pierri, Tereza Godoy, Cesar d’Ottaviano, Henrique Rocha, Alberto Medaljon, Miguel Geraldi, Rosana Lamosa, Carlos Eduardo Marcos, Sebastião Teixeira, Randal Cunha, e muitos outros destacados artistas líricos. 

       

      Entrada franca.

       

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •