• NOTICIAS

      25/02/2013 | USP / FAPESP e USC

      O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano (SDM), e a University of Southern California (USC) - líder mundial em educação e pesquisa - oficializam nesta terça-feira, 26, acordo para troca de experiências e melhores práticas e capacitação técnica de profissionais da SDM e da Empresa de Planejamento Metropolitano - Emplasa.

      A parceria tem como foco as áreas de planejamento e gestão, habitação, transportes, infraestrutura, desenvolvimento econômico, saneamento básico, finanças públicas e administração pública. Projetos de desenvolvimento metropolitano em curso no Estado, como o Plano de Ação da Macrometrópole, serão beneficiados com o acordo firmado com a USC, que anuncia ainda a abertura de seu escritório em São Paulo, o primeiro da instituição em toda a América do Sul. A escolha do Estado deriva da relevância de São Paulo nas áreas de ensino e pesquisa e de sua influência em toda a América Latina.

      A cerimônia de assinatura do acordo, no Palácio dos Bandeirantes, contará com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, do secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, de C.L. Max Nikias, presidente da USC, do presidente da USC Board of Trustees, Ed Roski, e do reitor da USC Price School of Public Policy, Jack Knott.

      “Esse acordo de cooperação consolida relações iniciadas em 2011, com a visita do reitor Jack Knott a São Paulo, e dará contribuições importantes para projetos em curso e em fase de implantação no Estado, como o Plano de Ação da Macrometrópole Paulista (PAM) e o Plano Metropolitano de Desenvolvimento Habitacional”, ressalta Edson Aparecido, ex-secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano e atual secretário-chefe da Casa Civil, que deu início às tratativas com a USC.

      “A assinatura deste acordo deixa claro o objetivo da USC de colaborar com o desenvolvimento econômico e metropolitano de São Paulo e de todo o Brasil. É também neste contexto que se enquadra a parceria com a USP. O acordo com a FAPESP já vem trabalhando nesse sentido desde 2012. Esperamos aumentar essas importantes colaborações no Brasil”, afirma C.L. Max Nikias.

      Incentivo à pesquisa

      Nesta segunda-feira, 25, a USC firmará convênio de cooperação acadêmica com a USP que engloba o intercâmbio entre estudantes, professores e pesquisadores das universidades. A USP também se tornará uma parceira da iPodia Alliance, aliança acadêmica mundial na área de engenharia. Liderado pela USC, o projeto inclui a Peking University (China), a National Taiwan University, o Technion - Israel Institute of Technology, o KAIST - Korea Advanced Institute of Science and Technology (Coréia do Sul), e a RWTH University of Aachen (Alemanha). A USP é a primeira universidade sul-americana a fazer parte do projeto.

      Ainda nesta segunda-feira, a USC e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) divulgarão a segunda Chamada de Propostas no âmbito do acordo de cooperação científica assinado em 2012. A primeira Chamada de Propostas aprovou, em agosto do ano passado, quatro projetos em colaboração entre cientistas da USC e de universidades do Estado de São Paulo USP.

      O acordo de cooperação entre as instituições busca promover a cooperação científica e acadêmica internacional em todas as áreas de conhecimento entre pesquisadores no Estado de São Paulo e da USC. A segunda Chamada de Propostas prevê até US$ 20 mil por ano para apoio a cada um dos projetos selecionados pelas duas instituições.

      De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, São Paulo concentra as melhores universidades públicas do País e responde por mais de 50% da produção científica nacional. “As parcerias entre USC, USP e FAPESP vão contribuir para o aprimoramento dos estudantes e pesquisadores, para o avanço do conhecimento, além de gerar novas práticas acadêmicas e estimular o desenvolvimento econômico sustentável do Estado.”

      Sobre a University of Southern California

      A University of Southern California, uma universidade privada de pesquisa localizada em Los Angeles, foi fundada em 1880. Tradicionalmente, a entidade incentiva o intercâmbio acadêmico, o que fez dela a universidade americana com maior número de estudantes estrangeiros.

      Regida por um Conselho de Curadores, presidido pelo engenheiro CL Max Nikias, a USC reúne 38 mil estudantes, sendo 17.500 em cursos de graduação e 20.500 em cursos de pós-graduação. Além dos dois campi localizados na cidade de Los Angeles, a Universidade possui escritórios em oito países. Já foram alunos da universidade os cineastas George Lucas e Walter Salles e o astronauta Neil Armstrong.

      Programação

      Segunda-feira, 25 de fevereiro

      Evento: Assinatura de acordo de cooperação acadêmica (USP e USC)

      Local: Reitoria - Sala do Conselho Universitário - Rua da Praça do Relógio, 109 - Cidade Universitária - São Paulo/SP

      Horários: 10h (cerimônia de abertura), 11h (assinatura do convênio), 11h30 (tour USP).

      Evento: Divulgação da segunda Chamada de Propostas do acordo de cooperação em pesquisa entre FAPESP e USC

      Local: Sede da FAPESP - Rua Pio XI, 1.500 - Alto da Lapa - São Paulo/SP

      Horário: 16h

      Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

      Evento: Assinatura de acordo entre USC e Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado.

      Local: Palácio dos Bandeirantes - Salão dos Conselhos - Av. Morumbi, 4.500 - Portão 2 - São Paulo/SP

      Horário: 10h

      Evento: Comemoração pela Inauguração oficial do escritório da USC em São Paulo (mediante convite).

      Local: Restaurante Figueira Rubaiyat - Rua Haddock Lobo, 1.738 - Jd.Paulista – São Paulo/SP

      Horário: 13h

      Secretaria estadual da Casa Civil

      Carla Augusta / Paulo Reis - imprensacasacivil@sp.gov.br - (11) 2193-8716/8488

      Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano

      Ana Silvia Maciel - asmaciel@sp.gov.br - (11) 3775-6229 - (11) 97019-3538

      FAPESP

      Gerência de Comunicação

      Fernando Cunha - cunha@fapesp.br - (11) 3838-4151

      Samuel Antenor - samuel@fapesp.br - (11) 38384381

      USP

      Adriana Cruz - acruz@usp.br - (11) 3091-3300/3220 - (11) 99655-8512

      University of Southern California (USC)



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •