• NOTICIAS

      18/03/2013 | Jonas Donizette é autoridade aeroportuária

      O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou na manhã desta segunda-feira, 18 de março, da cerimônia que o oficializou como “autoridade aeroportuária convidada” do Aeroporto de Viracopos. Durante o evento, que ocorreu na sala da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, foi assinado também o contrato de cooperação em que a Serviços Técnicos Gerais (Setec) passa a fiscalizar as atividades de ambulantes no entorno do aeroporto.
       
      A autoridade aeroportuária tem como função coordenar e implementar a integração das ações, procedimentos e rotinas de trabalho para otimizar o fluxo de pessoas, bens e ocupação do espaço físico no aeroporto.


      É responsável também por garantir níveis adequados de segurança, qualidade e celeridade das atividades cotidianas do aeroporto. Tem, ainda, sob sua responsabilidade, coordenar a solução de questões emergenciais e excepcionais, inclusive em períodos de alta demanda.

      Nas reuniões quinzenais da comissão, o prefeito será representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Samuel Rosilho, que também participou do evento.

      Na ocasião, a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer, apresentou os projetos da Pasta para os moradores daquela região, principalmente o de combate ao analfabetismo e o de oferta de cursos técnicos profissionalizantes, de capacitação de mão de obra para as obras de expansão do aeroporto.

      “Todo aeroporto tem uma vida própria e são vários os agentes administrativos que precisam entrar em ação para que tudo dê certo. A Prefeitura se sente lisonjeada por participar da comissão deste aeroporto que é fundamental para o desenvolvimento de Campinas”, disse Jonas.

      “Temos uma expectativa muito positiva e vamos participar com muito ânimo”, enfatizou o prefeito.

      Para o diretor-presidente da Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster, todos os esforços estão sendo empregados para fazer de Viracopos não o maior, mas o “melhor aeroporto da América Latina”.

      “Nosso objetivo é esse, mas só seremos os melhores, se trabalharmos juntos”, disse Küster.
       

      Comissão


      De acordo com o decreto federal nº7.554, de 15 de agosto de 2011, que regulamenta o tema, a autoridade aeroportuária não é uma pessoa, mas uma comissão formada por representantes da Secretaria da Receita Federal; Ministério da Fazenda; Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Departamento de Polícia Federal; Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa; Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA; Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).


      Nos aeroportos em que a operação não seja exercida diretamente pela Infraero, o operador do aeroporto, no caso a Aeroportos Brasil, também integra a comissão.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •