• NOTICIAS

      16/04/2013 | Arquiteta Adriana Bellão


      Arquiteta Adriana Bellão finaliza o Home Cinema Belas Artes para a Campinas Decor 2013


      Ambiente mescla o que há de melhor na tecnologia atual com o glamour da década de 1940
       

      Faltando menos de duas semanas para a inauguração da edição 2013 da Campinas Decor, a equipe da arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão dá os últimos retoques no ambiente Home Cinema Belas Artes, que marca a décima participação da profissional na principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista.


      O espaço, que poderá ser visitado pelo público de 26 de abril a 9 de junho, tem como inspiração as suntuosas mansões de Beverly Hills, o bairro nobre e luxuoso da capital do cinema norte-americano, que teve seu apogeu na década de 1940 e se tornou referência para o mundo. “Esse tema me deu a idéia de resgatar o glamour da época de ouro da sétima arte sem abrir mão do que há de mais moderno e inovador em tecnologia”, explica.


      Ao projetar sua versão para o espaço que é o verdadeiro sonho de consumo atual entre as famílias brasileiras, a profissional se preocupou em criar uma verdadeira sala de cinema. Para isso, utilizou uma paleta de cores neutras, revestimentos nobres, tratamento acústico adequado, equipamentos de última geração, telão 3D de 108 polegadas e acabamentos que remetem ao estilo norte-americano de morar.


      “O projeto foi idealizado para pessoas que realmente gostem de cinema e que reservem um cômodo da casa especialmente para esse fim, sem perder o conforto e o prazer de reunir a família”, afirma a arquiteta, que é conhecida por seus projetos de estilo contemporâneo.


      Partindo desse princípio, todas as paredes foram recobertas com gesso (dry wall) e revestidas com papel de parede.  O recurso permitiu a elaboração de nichos, que foram preenchidos com painéis almofadados revestidos em seda, que melhoram ainda mais o desempenho acústico.

      Outros nichos foram reservados para os equipamentos e caixas de som, e, ao fundo da sala, três aberturas iluminadas acomodam a coleção de livros sobre cinema e obras de arte. A dimensão do espaço permitiu criar uma plataforma mais alta, para que todos tenham visão privilegiada do telão.


      O piso foi todo revestido de carpete. No teto, as vigas em madeira maciça existentes no ambiente foram mantidas e no vão entre elas foi aplicado revestimento acústico. Adriana optou por um sofá bem generoso, com assentos que se estendem e viram chaise longs e poltronas, que aliados ao mix de tecidos e texturas nos tons bege e cinza, completam a ambientação.


      A iluminação do ambiente é indireta, obtida por meio de fitas de Led que valorizam as vigas, os nichos e os painéis almofadados. Efeitos de luz obtidos pelas arandelas criam elementos decorativos com toque “retrô”, acentuado pela luminária de chão da Foscarini. Toda a iluminação é automatizada.

      Segundo a arquiteta, a escolha do nome do ambiente é uma homenagem não só ao cinema, considerado a Sétima Arte, mas a todas as artes. “O conceito de belas artes está associado à ideia de que um certo conjunto de suportes e manifestações artísticas é superior aos demais e contempla, além do cinema, a arquitetura, pintura, escultura, música, literatura e teatro. Achei que seria um ótimo nome para um espaço que valoriza o belo”, resume.



      Sobre Adriana Bellão
       

      Profissional das mais requisitadas em Campinas e região, a arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão imprime em seus trabalhos o estilo moderno, chique e irreverente que também define sua personalidade. Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas, Adriana acumula uma vasta experiência, em mais de 20 anos de atuação. Em 1996, fundou o escritório Adriana Bellão – Arquitetura de A a Z, que executa projetos residenciais, comerciais e corporativos. Com um conceito integrado de trabalho, o portfólio de serviços inclui arquitetura, design de interiores e execução de obras, dando total suporte aos clientes do primeiro traço à finalização da obra.


      É presença constante nas principais mostras de arquitetura, decoração e paisagismo da região de Campinas. Além de estar em sua décima participação na Campinas Decor, compôs o time de expositores de três edições da Casa Cor Campinas (2009, 2010 e 2012).


      Em 2011, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Campinas Decor (júri técnico) e também o primeiro lugar na votação do público na categoria Arquitetura e Decoração, com o ambiente Loft São Paulo. Em 2012 ficou entre os 5 ambientes mais votados pelo público no Campinas Decor com o ambiente Living e também foi a única profissional de Campinas a ser premiada pelo Programa Talent da Luxaflex na categoria Design.   Em 2013 conquistou novamente a premiação no Programa Talent da Luxaflex, agora na categoria Revenda.


      Participou também de outras mostras e ações: em 2011 integrou a primeira edição da mostra fotográfica Decor Days, do Parque D. Pedro Shopping, onde ambientou a Sala de Jantar, da exposição “Garimpo – A arte de explorar preciosidades ao redor do mundo”, promovida pela Kamasan Móveis e Decorações, com o ambiente Loft do Chef, criado em homenagem ao chef Theo Medeiros, e da primeira mostra de decoração da Móveis Cenci, que seguiu até o final de 2012 na loja da marca em Campinas. Ainda em 2012, elaborou vitrine com móveis exclusivos da designer mineira Isabela Vecchi para a loja Líder Interiores em Campinas e também foi responsável pelo escritório decorado do empreendimento Unique Village Offices, para citar alguns dos trabalhos.

       

      Serviço

      Adriana Bellão – Arquitetura de A a Z

      Endereço: Rua Laís Bertoni Pereira, 150 - sala 07, Campinas, SP
      Fones: (19) 3251-6336 /  (19) 9174-4262

      www.adrianabellao.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •