• NOTICIAS

      18/04/2013 | Titulo de Cidadão Campineiro a Antonio Serra

      O vereador Artur Orsi (PSDB) preside sessão solene de entrega do Título de Cidadão Campineiro a Antonio Serra. O evento será na Casa D'Itália, no Cambuí, que comemora a XVI Semana Italiana em Campinas.

      A homenagem data de 1995, quando o ex-vereador Antonio Rafful apresentou o Projeto de Decreto Legislativo concedendo a honraria.

      Antonio Serra, chegou ao Brasil aos 12 anos, em 1952, com o pai Sebastiano Serra e os irmãos Giuseppe, Sara, Paina e Luigi. A princípio fixaram residência em Ipaussu (SP), na fazenda Mombuca, por 8 meses, vindo a seguir para Campinas, onde se estabeleceram. O pai era oficial de Barbeiro, e os irmãos foram trabalhar no ramo da construção civil - o mais velho, Giuseppe, aprendeu o ofício de pedreiro, e Antonio o de carpinteiro. Casado com Mary Barcellos Serra, Antonio tem três filhos: Marco Antonio Serra, Mônica Serra e Ricardo Barcellos Serra.


      EMPREENDEDORISMO

      Logo, Antonio Serra despertou para o empreendedorismo. Em 1958, aos 18 anos, montou a primeira empresa de mão de obra de carpintaria, que, em 1964, já empregava mais de 110 trabalhadores em Campinas. Passou então, além dos serviços de carpintaria, a fazer casas e alguns prédios. Chegou a construir mais de 50 casas e três prédios neste período. Em 1975, montou a Construtora Serra Colombi, uma sociedade que durou cinco anos com a construção de 20 casas e oito prédios.

      Em 1980, ficou somente com a família na sociedade e manteve a Construtora Serra S.A. até o ano de 2000, quando chegou a empregar simultaneamente mais de 450 trabalhadores, atingindo a marca de mais de 3500 unidades construídas em 78 empreendimentos em Campinas. A partir de 2000, dedicou-se à construção de casas de alto padrão no Condomínio Alphaville Campinas, com 25 obras realizadas. A partir de 2006, até a presente data, passou a empreender na construção e viabilização de loteamentos fechados de alto padrão, como o Mont Blanc.


      FILANTROPIA E ATUAÇÃO SOCIAL

      A trajetória de Antonio Serra se destaca também pela filantropia. Em 1977, junto com a esposa Mary, passou a atuar em orientações e encontro de casais de noivos. Um ano depois, em 1978, coordenou e construiu a CRECHE LAR TERNURA, entidade com mais de 1000 metros quadrados administrada até hoje pelos seus fundadores. Em 1984, coordenação e construção da CRECHE SÃO JOÃO BATISTA, na favela Moscou, administrada pela Prefeitura. Em 1988, participou da construção da CASA DOS PADRES. Atualmente, é voluntário do CENTRO CORSINI.

      A história de sucesso na construção civil aproximou Antonio Serra das lideranças do setor. Foi presidente da HABICAMP - ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE CAMPINAS - no biênio 1996/1997, mandato que teve sequência entre 1998 e 1999. No período 2000/2002, presidiu o Conselho da HABICAMP. De 2010 até a presente data, é vice-presidente da mesma entidade.


      Texto: Assessoria de Imprensa do gabinete do vereador Artur Orsi (PSDB)



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •