• NOTICIAS

      27/04/2013 | Fórum Permanente de Educação

      CIESP-CAMPINAS LANÇA FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO EM VALORES PARA OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE CAMPINAS

      Aperfeiçoar a qualidade da educação básica e viabilizar um modelo centrado em valores, para o desenvolvimento integral das pessoas, estão entre os objetivos desse Fórum.

      Vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, presente no evento, elogiou a iniciativa do Ciesp-Campinas, na reunião inaugural do Fórum voltado para a educação.

      A diretora adjunta do Departamento de Sustentabilidade do Ciesp-Campinas, Regina Migliori e o professor Carlos Andriani, da Fundação Carlos Andriani, conduziram a primeira reunião do Fórum.

      O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) - Regional Campinas, através do seu Departamento de Sustentabilidade, realizou a reunião inaugural na manhã de 24 de abril/2013, do Fórum Permanente de Educação em Valores, com as presenças do vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, de diversos secretários de Educação de municípios, diretores do Sesi e Senai, diretores de Ensino e de Secretarias de prefeituras e representantes da Câmara Municipal de Campinas. O diretor do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho e o diretor do Departamento de Sustentabilidade da entidade, Luiz Fernando Bueno, receberam os convidados na abertura do Fórum.

      Vice-Prefeito de Campinas - Na reunião inaugural do Fórum Permanente de Educação em Valores do Ciesp-Campinas, o vice-prefeiro de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, elogiou a iniciativa da entidade. "Hoje é o início de um trabalho que começa com muita qualidade e alto nível, abordando um tema dos mais importantes. A educação em valores trata o ser humano de uma forma ampla. Isso demonstra o engajamento do Ciesp-Campinas", acrescentou. O vice-prefeito de Campinas, que esteve no evento representando o prefeito Jonas Donizette, participou da abertura e das dinâmicas de trabalho.

      Metas do Fórum - A diretora adjunta de Responsabilidade Social do Ciesp-Campinas, Regina Migliori, na abertura do evento, fez uma explanação sobre o Fórum Permanente de Educação em Valores. En seguida, foram criados cinco grupos de diálogo, para discussões e debates.

      O Fórum Permanente de Educação em Valores tem como meta fundamental aperfeiçoar a qualidade da educação básica, viabilizando a execução de um modelo que contemple o desenvolvimento integral do ser humano e uma educação centrada em valores.

      Essa proposta educacional, alinhada aos desafios da atualidade, está baseada em quatro pilares. 1. a tradição do modelo de educação praticado pelo sistema Sesi e Senai, desde a sua origem; 2. as novas abordagens de desenvolvimento humano e da inteligência ética; 3. os requisitos legais da educação no Brasil e seus respectivos indicadores e 4. as demandas do mundo atual, com foco em valores e sustentabilidade.

      O Fórum, conforme a diretoria do Ciesp-Campinas, está estruturado de forma a debater amplamente as possibilidades de ação em torno de objetivos, como aprimorar a qualidade da educação básica nos 19 municípios que integram a Regional Campinas do Ciesp. Tem como proposta colaborar para a instrumentalização nesses municípios sobre novas abordagens de desenvolvimento humano e atualização de questões de educação em relação às demandas do cenário atual, no que diz respeito a cidadania planetária e à formação dos futuros profissionais.

      Nova Forma de Educar - O diretor do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, afirmou que o Fórum nasceu "das ideias do professor Carlos Andriani, que é um visionário em relação a educação e do departamento de Sustentabilidade, através do diretor Luiz Fernando Bueno, que teve a sensibilidade de perceber, que isso é uma alternativa muito boa para a educação que se faz hoje no Brasil". Para Nunes a educação tem que ser baseada em valores, para que se respeite o semelhante, o meio ambiente e o País. "Com esse objetivo convidamos os prefeitos e secretários de Educação para iniciarmos uma série de reuniões desse Fórum, que é permanente, para discutir uma nova forma de educar, baseada em valores. A RMC é o piloto desse projeto para o Brasil", explicou o diretor do Ciesp-Campinas.

      Agenda de Trabalho - A diretora adjunta de Responsabilidade Social do Ciesp-Campinas, Regina Migliori, também consultora da Unesco e do Banco Mundial e membro do Instituto de Estudos do Futuro da Universidade do Meio Ambiente e Cultura da Paz da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, afirmou que a agenda de trabalho do Fórum pretende estabelecer um repertório de boas práticas, instrumentalizar os municípios e ao longo do ano tirar um material (diretrizes) que possam ser compartilhados pelos secretários de Educação. "Pretendemos um diálogo amplo com a sociedade, com diferentes interlocutores". Regina afirmou que no início de dezembro esse material deverá ser apresentado no Ciesp-Campinas.

      Presenças na Reunião Inaugural do Fórum - Achille Niicola Fosco (diretor de projetos e programas educacionais da secretaria de Educação de Nova Odessa), Alcides Ferreira de Castilho (diretor de departamento de Ensino da secretaria de Educação de Itatiba - representando o prefeito João Gualberto Fattori), André Luis Martins da Silva (diretor do Sesi de Indaiatuba), André Nascimento (diretor Sesi de Sumaré), Cleudice Aparecida Baldo Meira (secretária de Educação do Município de Hortolândia), Kelly Tamashiro (diretora de Ensino Fundamental do Município de Hortolândia), Paulo Sergio Pinca Casati (diretor Sesi Amoreiras), Pedro Contieri Filho (diretor Senai Roberto Mange), Rogério Bosco (representando o prefeito de Sta. Bárbara D’Oeste), César David (Câmara Municipal de Campinas), Diogo Matosinho (Câmara Municipal de Campinas), Joacir Florêncio (diretor de Planejamento e Desenvolvimento Urbanístico da prefeitura de Nova Odessa) e Darci da Silva (secretaria Municipal de Educação de Campinas).





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •