• NOTICIAS

      01/03/2010 | Escola de Música e Fanfarra Municipal

      Escola de Música e Fanfarra Municipal abrem inscrições no dia 3

       

      Despertar e estimular o contato com a arte e a cultura, por meio da música e da dança. Com esses objetivos, a Escola de Música e a Fanfarra Municipal, ligadas à Secretaria Municipal de Educação (SME) oferecem mais de 200 vagas para alunos iniciantes de 6 a 18 anos da rede municipal de ensino. As inscrições terão início no dia 3 de março e poderão ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h.

       

      Para se inscrever é necessário ir a uma das sedes dos projetos (Escola de Música ou Fanfarra) e levar uma foto 3X4, cópia do documento de identidade do responsável, cópia do documento do aluno (RG ou Certidão de Nascimento) e cópia do comprovante de residência.

       

      Escola de Música

       

      A Escola de Música oferece a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos o aprendizado de teoria e prática musical, por meio de oito cursos: violino, viola, flauta transversal, clarinete, violoncelo, contrabaixo sinfônico, saxofone e musicalização, este último direcionado a crianças de 6 a 10 anos, com o objetivo de subsidiá-las para a escolha futura da área musical ou instrumento que desejará aprender.

       

      Na Musicalização, os alunos terão a oportunidade de iniciar a experiência com a música por meio de atividades adequadas para a idade, construir seus próprios instrumentos e entrar em contato com os instrumentos de orquestra.

       

      Com o avanço dos estudos, os alunos poderão ingressar nas bandas e orquestras já formadas na Escola de Música, como o Sexteto, a Camerata e a Orquestra Jovem.

      Para mais informações sobre os cursos da Escola de Música o endereço é:

      Rua Doutor Betim, 520, Vila Marieta. Telefone (19) 3236 5153.

       

      Fanfarra Municipal

       

      Tradicional por participar de eventos cívicos e cerimônias importantes da Administração Municipal, a Fanfarra já se tornou conhecida também pelos prêmios que conquista em concursos estaduais e nacionais. O projeto objetiva oferecer aos alunos de 8 a 18 anos saberes que possibilitem o aprimoramento de técnicas musicais, por meio de teoria e prática com os instrumentos e de dança (corpo coreográfico, Baliza).

       

      Como nos cursos da Escola de Música, os alunos mais avançados nos estudos da Fanfarra Municipal podem ingressar nas bandas já formadas, como o Grupo de Percussão, a Estação Metal e a Fanfarra Municipal de Campinas.

      Para mais informações o endereço da Fanfarra é Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial. Telefones (19) 3233 9217 – 3705-8080.

       

      Aprendizado

       

      Com a música, a criança e o adolescente exercita a percepção, a memória e a concentração, incentivando também a sociabilização. A música é uma das mais antigas linguagens humanas e é importante por ser inclusiva. Ela permite mesclar temas e assuntos de várias áreas ou disciplinas.

       

      “Por meio da participação em cursos de música e de artes de modo geral, os alunos podem se beneficiar de uma formação além da escola e usufruir de alguns bens culturais que, muitas vezes, não têm acesso. Muitos estudos mostram que por meio do ensino de música, outras áreas de conhecimento acabam sendo beneficiadas, como a matemática, por exemplo, além do desenvolvimento da concentração, coordenação motora, autoestima, interesse pelos estudos, pelo aprimoramento pessoal, trabalho em grupo e cooperação”, explicou a coordenadora da Escola de Música e da Fanfarra Municipal, Maria Lucia Bachiega Kolokathis.

       

      Ingrid Vogl

      Departamento de Comunicação
      Prefeitura Municipal de Campinas



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •