• NOTICIAS

      07/05/2013 | Instituto CPFL - Cultura

      Instituto CPFL| Cultura promove lançamento de duas obras que revisitam a história da energia, nesta quarta-feira (8)

       
      Os livros "100 anos de História e Energia", de Ricardo Maranhão e Simone Mateos, e "História e Energia – memória, informação e sociedade”, de Gildo Magalhães, serão lançados no programa Invenção do Contemporâneo Especial, no Instituto CPFL| Cultura, nesta quarta-feira (8), a partir das 19h.  As obras fazem parte das comemorações dos 100 anos da CPFL Energia. O encontro tem transmissão online pelo site www.cpflcultura.com.br/aovivo.
       Organizado por Ricardo Maranhão, “100 anos de história e energia” traz uma série de artigos que revisitam a memória do antigo uso intensivo da lenha até os atuais energéticos alternativos. Os textos são assinados pelos especialistas brasileiros David Zylberstajn, Helder Queiroz, Ildo Sauer, Leonam Guimarães, Luiz Pinguelli Rosa, Nivalde de Castro, Peter Greiner, Roberto Zilles e Wilson Ferreira Jr.  “Homens que se destacaram não só por dedicar suas vidas a estudos energéticos, como por exercer atividades ligadas à prática, à produção, à administração ou à administração de energia”, destaca Maranhão.


       “História e energia – memória, informação e sociedade”
       Nos dias de hoje, existe um consenso mundial de estarmos vivendo um momento decisivo no que se refere às escolhas das fontes de energia que fazem a economia e nossa vida cotidiana funcionarem. Neste livro, essas escolhas são debatidas por profissionais de várias áreas, coordenados por um dos mais experientes pesquisadores sobre o assunto do país, Gildo Magalhães.
      Nos artigos que compõe o volume, mais até que os debates calorosos sobre a reordenação das finanças e das economias globais, o que o tema da energia põe em perspectiva é a própria sobrevivência e o destino da humanidade.


      Quem são


      Ricardo Maranhão é doutor em História pela USP e professor de História e Energia na Pós-Graduação em Sistemas Energéticas da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, trabalhou na Eletropaulo e participou de projetos do Instituto De Eletrotécnica e Energia da USP. É autor de 15 livros publicados.


      Gildo Magalhães é formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, onde é professor livre-docente de história das ciências e técnicas. Realizou pós-doutorado no Instituto Smithsonian (EUA) e é pesquisador do Centro de História da Ciência da USP e do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, além de colaborador da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Atua principalmente nos temas de história da ciência e da tecnologia no Brasil, epistemologia, divulgação científica e político científico-tecnológica. Publicou os livros Força e Luz e Introdução à Metodologia da Pesquisa, além de diversos artigos em revistas nacionais e estrangeiras. Responsável pela coordenação de História e coordenação geral do Projeto Eletromemória.
       
      Invenção do Contemporâneo
      Lançamento dos livros "100 anos de História e Energia", de Ricardo Maranhão e Simone Mateos, e "História e Energia", de Gildo Magalhães
      Data: 8 de maio (quarta-feira)
      Horário: 19h
      Local: Instituto CPFL| Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
      Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
      Informações: (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •