• NOTICIAS

      11/05/2013 | Galleria Gourmet 2013

      Galleria Gourmet 2013 unirá duas paixões: música e gastronomia

      Ciclo de aulas-show com profissionais renomados contará este ano com apresentações musicais ao vivo; programação paralela trará workshops abertos aos clientes e apresentações para os chefs mirins

      Reunir duas paixões em um mesmo espaço. Com essa proposta, o Galleria Shopping, em Campinas, realiza a partir da próxima terça-feira, dia 14 de maio, a  edição 2013 do Galleria Gourmet. Completando cinco anos consecutivos de sucesso, o já tradicional ciclo de aulas-shows com chefs renomados ganha ainda mais sabor e passa a ser acompanhado por apresentações musicais ao vivo. Para completar, assim como aconteceu no último ano, o evento contará também com workshops variados abertos aos clientes do shopping e apresentações voltadas ao público infantil.

      Gastronomia e música são duas paixões das pessoas. E pensamos em conjugá-las em um mesmo evento, tornando as noites no Galleria Gourmet ainda mais agradáveis”, afirma a gerente de marketing do shopping, Alessandra Furtado.

      A programação das aulas-shows começa no dia 14 com o chef Carlos Bertolazzi, do restaurante Spago, que compõe o time de apresentadores do programa Homens Gourmet (Canal Bem Simples), e seguirá com Lourdes Bottura (Badebec, 16/05), Jorge Bittencourt (Maremonti, 21/05), Ligia Karazawa (Clos de Tapas, 23/05), Francisco Pinheiro (General Prime Burger, 28/05), Raimundo Gonçalves (Kilimanjaro, 04/06) e Jefferson Rueda (Attimo, 06/06).

      As apresentações musicais ficarão por conta do grupo Sexteto, de Campinas, que irá variar o repertório e os instrumentos de acordo com o tema proposto pelo chef da noite. Entre os diversos arranjos preparados, há canções ítalo-americanas, MPB, músicas italianas atuais e até moda de viola, somente instrumental. Composto por músicos formados pela Unicamp, o grupo atua há dez anos e estará representado no Galleria Gourmet por Jonas Moncaio, Luís Guilherme Sanita e Thiago Camargo.

      As aulas-shows, para grupos de 40 convidados cada, acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 19h30, em um cenário montado especialmente para o evento no Palco Central, em meio aos famosos jardins do shopping. Com ambientação assinada pela arquiteta Paula Pilla e pela design de interiores Raquel Mansur Ruiz, o espaço será equipado com uma cozinha totalmente automatizada.

      Os profissionais comandarão um verdadeiro show para os seletos convidados do shopping. Os grupos acompanharão a preparação de um cardápio completo, seguida de degustação. A proximidade com o palestrante é grande, favorecendo a interação com o público.

      Paralelamente, serão realizados os workshops abertos aos clientes do Galleria, nas tardes e noites de quarta-feira, em dois horários, às 16h e às 19h. abordando temas variados. O chef Rafael Spina, da Dolce Freddo (15/05) falará sobre “Gellato de inverno”; A equipe do restaurante Gendai (22/05) abordará os princípios da culinária japonesa (sushi). Já o pessoal do Empório da Papinha (29/05) falará sobre “Aprendendo receitas saudáveis com alimentos orgânicos”, enquanto os chefs Nelo Linguanotto e André Boccato (05/06) desvendarão os mistérios das ervas e especiarias.

      A programação do Gourmezinho 2013, voltada para as crianças, também será bastante variada e contará com aulas aos sábados e domingos, em três horários: 15h, 16h e 17h. Confira as atrações: Oficina de Marshmellow da Quituteria (18/05); Sorvete Taça Bambini do Dolce Freddo (19/05); Oficina de Pão com a chef Adriana Haddad (25/05); Oficina de Sushi do Gendai (26/05); Atelier de brigadeiro, com a chef Isabella Dias (01/06); Oficina de Cupcake e Whoopie pie da Brounè (02/06); Oficina da massa do Spoletto (08/06) e Oficina de Hambúrguer, com a chef Adriana Haddad (09/06).

      Tanto para os workshops como para o Gourmezinho, será necessário fazer inscrição prévia através da página do shopping no Facebook. As vagas, gratuitas, serão preenchidas por ordem de inscrição na rede social. Recomenda-se chegar 30 minutos antes do horário marcado para início das aulas. Para os workshops serão 40 vagas por horário. Para a programação infantil do Gourmezinho serão 30 crianças por horário.

      O Galleria Gourmet é organizado pela agência Merko Eventos, de Campinas.  A edição 2013 tem patrocínio: Todeschini, Elettromec e Chandon e o apoio: Vista Alegre, St. James, Mistral, Altero, Base Casual, Les Coussins, Gabbeh Tapetes e Decorações, Modelo Móveis, WX TEX, Combase, Ceraflame, Polishop e Bombay.
       

      Conheça os chefs do Galleria Gourmet 2013 e seus cardápios


      14/05 – Carlos Bertolazzi – Spago

      Petisco: Mozzarella Marinara (mozzarella empanada com parmesão e molho de tomate)

      Entrada: Eggplant Parmesan (berinjela à Parmigiana) 

      Principal: Braised Beef e Talleggio Risotto (carne braseada servida com risotto de taleggio)
      Sobremesa: Cannoli (canudos recheados com creme de ricota, laranja confitada, chocolate e avelãs)

      Repertório: músicas ítalo-americanas

      Quem é: Começou sua carreira após terminar os estudos no Piemonte, trabalhando por seis meses no restaurante Flipot (duas estrelas Michelin), na Itália. Retornou ao Brasil para reassumir os negócios, mas não tardou em continuar com suas experiências no exterior, indo para Nova Iorque, direto para o alto, sob o comando de Scott Conant. Em Nova Iorque, passou ainda pelo Fabi. Em 2007, fez estágio no El Bulli e de lá seguiu para o Piemonte, em Alba, onde passou pelo restaurante Piazza Duomo, de Enrico Crippa. Em 2010, junto com sua mãe, do C.U.C.I.N.A., ganhou o prêmio da Revista Prazeres da Mesa na categoria Melhor Banqueteiro.
      Carlos Bertolazzi é, atualmente, chef e sócio do Zena Caffè, nos Jardins e Itaim, do Spago e mais recentemente do Per Paolo, com quatro unidades em SP. É também um dos apresentadores do programa Homens Gourmet, do Bem Simples (FOX).

       

      16/05 – Lourdes Bottura – Badebec

      Pratos: Mesa com salada de grãos com bacalhau e tomates marinados, salada Caesar com camarões, Legumes crocantes com sashimi de salmon, mini batatas assadas com brie e peras ao vinho.

      Repertório: MPB e música contemporânea internacional

      Quem é: Formada em artes plásticas, Lourdes Bottura sempre teve a gastronomia em sua vida como hobby, mas em um determinado momento da vida, receber os amigos e cozinhar para os parentes não era mais suficiente. Foi então que Lourdes encontrou a Escola de Culinária Wilma Kovesi, onde fez seu primeiro curso de cozinha francesa com o chef Emmanuel Bassoleil, responsável por despertar o desejo e o sentimento de que podia fazer da gastronomia sua profissão. Intensificou o trabalho de pesquisa e se aprimorou durante viagens gastronômicas e cursos com chefs renomados e então abriu seu primeiro restaurante. Hoje Lourdes Bottura deixou de ser apenas chef, assumiu as rédeas de seus negócios e criou o Grupo Badebec, que compreende três restaurantes Badebec (Badebec Galleria, Badebec Market Place e Badebec Sheraton), dois restaurantes de praça de alimentação – o Babiló, além do Buffet Badebec. Com muito trabalho, Lourdes conquistou o empresário João Dória Jr. e se tornou indispensável nos eventos da Casa Cor e hoje o Badebec já participa há oito anos do evento como o restaurante principal da mostra.

       

      21/05 – Jorge Bittencourt – Maremonti

      Petisco: canapés com massa de pizza

      Entrada: salmão marinado com dill e mostarda em grãos, acompanhado de folhas verdes

      Principal: massa seca italiana com molho à base de manjericão, alho, pinoli, quijo pecorino e azeite extra-virgem  

      Sobremesa: flan de baunilha com calda de frutas vermelhas

      Repertório: música italiana

      Quem é: Sua carreira gastronômica se resume a uma experiência de mais de dez anos no Grupo Fasano, ao lado de chefes como Luciano Boseggia e Salvatore Loi. Desde a inauguração do Maremonti Campinas, em dezembro de 2012, Jorge Bittencourt comanda a cozinha deste restaurante e pizzaria, imprimindo ao cardápio receitas autorais.

       

      23/05 – Ligia Karazawa - Clos de Tapas

      Petisco: croquete de jamón e mini gazpacho de tomate orgânico

      Entrada: tartare de salmão, folhas picantes e tostadas multigrãos

      Principal: Angus grelhado, cebola em texturas e espuma quente de batata

      Sobremesa: sonho recheado com frutas vermelhas e algodão doce

      Repertório: MPB, com músicas que citem referências gastronômicas

      Quem é: Ligia Karazawa, paulista, viveu 15 anos na Europa e formou-se na Escola Hoffman-Arnadi de Hotelaria em Barcelona. Estagiou em restaurantes três-estrelas Michelin, como o El Celler de Can Roca e o El Bulli, entre outros. Foi também chef de cozinha no Casa Lluiset em Valência e chefiou os estrelados Casa Marcial, Mugaritz e El Racó de Can Fabes. Em 2011, o restaurante Clos de Tapas foi eleito pelo júri do Guia da Folha de S. Paulo como a melhor novidade do ano na categoria restaurante. Em 2012, a consagrada casa foi considerada o Melhor restaurante espanhol pela revista Veja SãoPaulo.

       

      28/05 – Francisco Pinheiro – General Prime Burger

      Entrada: noix de salmão clássico com vinagrete

      Principal: hambúrguer especial sobre polenta grelhada e molho chilli

      Sobremesa: brownie de chocolate com sorvete de café

      Repertório: rock internacional

      Quem é: Francisco Pinheiro começou a trabalhar com padaria e confeitaria aos 12 anos e, aos 19, chefiava o primeiro restaurante, o Le Bistrot, em Taubaté. Foi para o restaurante Barroso, em Campos do Jordão, e, em 2003, participou do concurso “Jovens Talentos da cozinha regional brasileira”. Ganhou o concurso e a oportunidade de estagiar no Paul Bocusi. Após seis meses, de volta para o Brasil, trabalhou durante cinco anos com o chef da escola Laurent, em SP, e seguiu carreira no General Prime Burger.


      04/06 – Raimundo Gonçalves - Kilimanjaro

      Petisco: patê de berinjela e coalhada temperada fresca com torradas de ciabata e grissinis

      Entrada: mix de brotinhos de agrião, beterraba e rúcula com presunto cru, laranja, tomate caqui e mussarela de búfala ao tapenade de azeitonas pretas e nozes

      Principal: cassoulet de feijão branco com confit de pato ao perfume de louro e alecrim

      Sobremesa: sopa de frutas silvestres acompanhada de sorbet de chocolate belga branco / café com balas de coco com raspas de limão

      Repertório: música contemporânea internacional

      Quem é: Formado pela Universidade de Gastronomia Italiana de Caxias (RS), em Cozinha Contemporânea Italiana, e certificado pelo SENAC nos seguintes cursos: Cozinheiro chefe, Cozinha fria garde manger, Salcier, Cozinha tailandesa, Cozinha light e diet, Cozinha quente. Participações em Feiras de alimentação, Seminários de gastronomia, participação em programa de culinária, como o Bom Gourmet na, na TV Bandeirantes. Trabalhou por dez anos como Cozinheiro Líder, chefe de partida e subchefe do Hothon Palace Hotéis, Chefe de cozinha do Ibiúna Park hotel por dois anos e sub-chefe do Paulista Plaza Hotel em 2000. Atualmente é chefe de cozinha do restaurante Kilimanjaro no Galleria Shopping.

       

      06/06 – Jefferson Rueda – Attimo

       

      Petisco: mini coxinhas de galinha caipira                                              

      Entrada: salada de tomates e sardinha                                             

      Principal: Stinco de porco Monteiro com quirera de milho                          

      Repertório: moda de viola                                                                       

      Quem é: Jefferson Rueda, 34, nasceu em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo. Ainda criança se encantou pela gastronomia e durante dois anos trabalhou como açougueiro em sua cidade natal. Lá, aprendeu a destrinchar bovinos e suínos, de que se orgulha. Aos 17 anos, Jefferson formou-se chef internacional no SENAC, e então migrou para São Paulo, onde trabalhou em alguns dos principais restaurantes da cidade. Tempos depois, embarcou para a França, onde estudou no Le Cordon Bleu e estagiou no Apicius, entre outras casas. De volta ao Brasil, trabalhou também no Cantaloup e Parigi e, só neste último, foram sete anos ao lado do chef Laurent Suaudeau. Foi com Laurent que imergiu na gastronomia francesa, decidindo dedicar-se a cozinha contemporânea de base francesa e ingredientes brasileiros. Porém, sua ligação com a cozinha italiana é forte. Foram oito anos trabalhando neste segmento em São Paulo, além de realizar cinco grandes viagens à Itália, neste período, onde conheceu o país de norte a sul.
      No Attimo, emprega a técnica francesa, a experiência italiana e sua raiz caipira. Para este desafio, o chef passou uma temporada de seis meses, em 2011, em renomadas cozinhas espanholas e duas pequenas fábricas de embutidos dedicadas às receitas suínas, que inspiraram alguns preparos de sua nova casa.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •