• NOTICIAS

      15/05/2013 | Recital lírico “3.1.” ABAL dia 17/05

      Recital lírico “3.1.” acontece no palco da ACI nesta sexta-feira

      Canções e árias de ópera compõem este recital denominado pelo barítono José Luiz Águedo-Silva por “3.1.”, ou por serem três vozes líricas masculinas e uma feminina, respectivamente, do próprio José Luiz e de seus convidados, André Minutti e Nunno Dellalio, e a do soprano, Marina Gabetta, ou ainda, pelo fato do concerto marcar os 31 anos de idade do cantor. São vozes privilegiadas que estarão no palco da ABAL Campinas e da Associação Campineira de Imprensa (Auditório Carlos Tontoli, rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591), na próxima sexta-feira, dia 17, às 20 horas, apresentando-se dentro da série Encontros Musicais, com um repertório composto de canções como “Hymne à l’amour”, “La vie en rose”, “Sous le ciel du Paris”, “Padam, padam”, “Non, je ne regrette rien”, “Nhapôpé”, “L’attente”, “Cantilena”, da Bachianas nº 5; “Non t’accostare all’urna”; peças sacras como “Tuota Nuester”, e as “Ave Maria” de Gaetano Donizetti e de Carlos Gomes, e as árias “Ti vedo, ti bacio”, da Betly, de Donizetti; “E lucevan le stelle”, da Tosca; o dueto “Solenne in quest’ora”, de La Forza del Destino; a ária de zarzuela “Coplas de Don Hilarión”, de La Verbena de la Paloma; o dueto “Mira, di acerbe lagrime”, da Il Trovatore;  e a ária “L’orror del tradimento”, da Oberto, Conte di San Bonifacio. Nos acompanhamentos ao piano, Ana Carolina Sacco.

       

      O barítono José Luiz Águedo-Silva, nasceu em Santos e atualmente reside em Itatiba, SP. Escreve desde os doze anos, tendo publicado alguns de seus textos e poemas nas antologias anuais da AEPTI (Associação dos Escritores, Poetas, Pintores e Trovadores de Itatiba), de cuja diretoria faz parte. Em 1999, aos dezesseis anos, iniciou seus estudos de canto lírico com o tenor André Minutti, seu professor até hoje. A partir de 2002 até 2009, estudou repertório com a pianista e mezzosoprano Vânia Pajares. Em 2003 formou-se em Letras pela UNICAMP; na mesma universidade, concluiu seu Mestrado em Teoria Literária com tese sobre o libreto belcantista. Apresentou-se em recitais em Itatiba, Campinas, Jundiaí, Valinhos e Campo Limpo Paulista, e nos últimos anos tem se dedicado também à composição. Participou de masterclasses com Kohdo Tanaka (tenor – Japão), Inácio de Nonno (barítono – Brasil), Regina Elena Mesquita (mezzosoprano – Brasil) e Marília Vargas (soprano – Brasil). Em 2007, participou do VIII Concurso Internacional de Canto Maria Callas, na categoria Ópera e, ainda, de vários Concursos Estímulo para Cantores Líricos, promovidos pelo Centro de Ciências, Letras e Artes. Recebeu da Câmara Municipal de Campinas a Medalha Carlos Gomes.

       

      O soprano Marina Gabetta fez sua primeira aparição artística aos sete anos, cantando no coro infantil de Carmina Burana, regida pelo maestro Benito Juarez, no Theatro Municipal de São Paulo. Teve como professoras de canto, Sandra Morani e Claudia Mocchi. Teve aulas de aperfeiçoamento vocal com os professores César Kalau e Clayton Dias( Unicamp). Atuou como protagonista no espetáculo Evita, de Andrew Lloyd Webber, tendo como regente o maestro Edson Frederico e direção de Victor Berbara. Esteve em cartaz por um ano no Teatro Cultura Artística em São Paulo, com a montagem do clássico Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, tendo a direção de Flávio Rangel. Fez parte, desse modo, da companhia estável de repertório, contracenando com o reconhecido ator Antônio Fagundes. Participou em Campinas da montagem do espetáculo “100 anos de Broadway”, que ficou em cartaz no Teatro Castro Mendes, e do Gênesis, espetáculo piro-musical natalino, apresentado de 2007 a 2010. É membro da ABAL (Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos), onde tem sido acompanhada por renomados pianistas como Chiquinho Costa, Carlos Wiik, Alex Magno dos Reis, Ana Carolina Sacco e Luana Madeira Lamas.

       

      Nunno Dellalio, tenor, iniciou-se na Música através do Maestro Otávio Busca e da Banda Santa Cecília. Estudou violino com Antonio Carlos Lacerda e tocou em um quarteto de música de câmara. Cantou no Coral Quatro Cantos de Itatiba e no Collegium Vocale, regido por Akira Kawamoto, tendo feito também o curso livre de Regência Coral pelo CCA da PUC-Campinas com Ana Yara Campos. Participou do coro da ópera “Lo Schiavo”, em setembro de 2004, junto da OSMC, e como tenor solista (no papel de Americo), em récitas da mesma ópera apresentadas na PUC-Campinas, na Casa do Lago (UNICAMP) e na igreja Santa Maria Delacoque, acompanhado pela pianista Eloísa Lopes. É membro da ABAL e professor de italiano, e trabalhou como tradutor durante a montagem da Lo Schiavo. Em setembro de 2005, cantou como convidado no coro da ópera Don Giovanni, junto da OSMC e do coro da UNICAMP. Em 2006 participou de masterclass com o tenor Kohdo Tanaka (Japão). De 2007 a 2010 foi um dos tenores, ao lado de Alcides Acosta, no espetáculo piro-musical natalino Gênesis. Em São José dos Campos cantou peças de Zequinha de Abreu, acompanhado pelo pianista Fausto Gentile, e recentemente, tem se apresentado em recitais líricos nessa cidade. Foi um dos solistas nas cortinas líricas das óperas de Carlos Gomes, produzidas pela ABAL Campinas, “A Noite do Castelo”, “Il Guarany” e “La Traviata”. Cantou no concerto de Zarzuelas “El Amor en España”, em 2012.

       

      O tenor André Minutti, é natural de Itatiba-SP, formado em canto lírico e regência, além de ser ator e professor de canto. Teve como professores o maestro Benito Juarez e José Eduardo Gramani e, no canto lírico, estudou com a soprano Niza de Castro Tank e com a mezzosoprano Lenice Priolli. É regente do Coral Jundiaiense de Música Sertaneja, do Coral Santa Cecília e do Coral dos Meninos Cantores de Osasco. Participou das óperas La Traviata, A Moreninha e Aida, de Verdi. Em Jundiaí, leciona técnica vocal, além do trabalho como cantor. Também se dedica à composição e estreará em breve sua opereta “Eterna Alegria”. Participou da sétima e da oitava edições do Concurso Internacional de Canto Maria Callas, na categoria Ópera, bem como de diversas antologias literárias com poesias e contos.

       

      Ana Carolina Sacco, natural de Limeira, em sua formação como pianista teve como professores Maysa Viotto, no Conservatório Musical São José (Limeira-SP), Maria Elisa Leal Cardoso (S. Caetano do Sul-SP). Graduou-se em piano pela Unicamp, sob a orietação do Prof. Dr. Mauricy Martin. Participou de master classes com renomados professores como Caio Pagano (Brasil/ EUA), Max Barros (Brasil/ EUA), Paul Rutman (EUA), Paulo Álvares (Brasil/Alemanha), Flávio Augusto, Ksenia Nosikova (Rússia), Timothy Shafer (EUA). Foi pianista acompanhadora da classe de canto da Unicamp, além de ser requisitada com frequência para correpetição de cantores, regentes e instrumentistas. Participou de vários Festivais de Música, nacionais e internacionais. Solista frente às Orquestras Sinfônicas de Limeira e da Unicamp, além de participar junto à Orquestra Sinfônica de Campinas, Filarmônica de Rio Claro e Orquestra Sinfônica da Unicamp. Convidada recentemente a se apresentar junto ao violista Wilfried Strehle e o clarinetista Manfred Pries (ambos integrantes da Orquestra Filarmônica de Berlin) em recital de encerramento de Semana de Máster Class, ministrados pelos mesmos oferecido pela Fundação Vitae e a Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. Dentre as salas que tem se apresentado, destacam-se Josephine Campbell Recital Hall (North Dakota), Charles Ives Concert Hall (Connecticut), Teatro Ouro Verde (Londrina-PR), Centro de Convivência Cultural de Campinas, Teatro São Pedro, Teatro Unimep (Piracicaba-SP). Laureada com o Troféu Fumagalli 2005, como pianista, prêmio destinado aos cidadãos limeirenses que se destacam a cada ano nos mais diversos segmentos.

       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •