• NOTICIAS

      04/06/2013 | Instituto CPFL|Cultura

       Especialistas de energia discutem a cidade do futuro no Instituto CPFL|Cultura, em junho
       
      Encontros têm transmissão online
       
      Como será a energia na cidade do futuro? As pistas para as respostas serão objeto de reflexão do programa Invenção do Contemporâneo, realizado pelo Instituto CPFL| Cultura, em junho.
      Neste mês, teremos um encontro especial com Ricardo Raineri, diretor do Banco Mundial e ex-ministro de Energia do Chile, na quarta-feira (5), que irá apresentar a importância e os desafios da matriz elétrica de fontes renováveis. Este ciclo, realizado ao longo do ano, tem curadoria do professor Nivalde José de Castro, coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
      O assunto volta à tona em dois programas realizados em parceria com o Greenpeace Brasil: o primeiro, na quinta-feira (6), com Osvaldo Soliano, diretor do Centro Brasileiro de Energia e mudanças Climáticas, e o segundo, no dia 27 (também quinta), com Antônio Bastos, presidente da Omega Energia Renovável. Ambos participam do módulo “Horizonte renovável: a energia na paisagem brasileira”, com curadoria de Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energia do Greenpeace Brasil.
      Vale lembrar que os programas têm transmissão online pelo site www.cpflcultura.com.br e são levados ao ar pela TV Cultura, de segunda para terça, à 1h45.
       
      A Energia na paisagem brasileira
      “O Brasil pode ter energia sem que seja necessário destruir a floresta ou afetar a vida de milhares de pessoas, como acontece quando se constrói grandes hidrelétricas na Amazônia. Ou ainda, sem colocar em risco permanente os que vivem em áreas de impacto das usinas atômicas, quando a opção é por expandir a exploração da energia nuclear”, destaca o engenheiro elétrico Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energia do Greenpeace Brasil, e curador do módulo “Horizonte renovável: a energia na paisagem brasileira”.
      Para refletir sobre dois aspectos da questão, o Invenção do Contemporâneo terá a participação de Osvaldo Soliano, diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas, com o tema “Tecnologia renovável”, e de Antônio Bastos, presidente da Omega Energia.
      “Se antes a energia eólica, solar e por biomassa pareciam assunto do futuro, hoje, o Brasil já possui condições para se destacar no cenário mundial como um dos primeiros a ter uma matriz energética limpa e renovável”, afirma Osvaldo Soliano.
      Por sua vez, Antônio Bastos informa que “as energias renováveis têm ganhado espaço no cenário energético brasileiro, mas ainda não estão completamente consolidadas no país”. Segundo ele, ainda são necessários programas que definam investimentos e incentivos para que elas se tornem mais competitivas.
       
       
      Serviço
      Invenção do Contemporâneo
      Série: especial Setor Elétrico
      Curador: Nivalde José de Castro
      Data: 05/06 (quarta), 19h
      Tema: A importância e desafios da matriz elétrica de fontes renováveis. Com Ricardo Raineri, ex-ministro de energia do Chile e atual diretor do Banco Mundial.
       
      Série: Horizonte renovável: a energia na paisagem brasileira
      Curador: Ricardo Baitelo
      Data: 06/06 (quinta), 19h
      Tema: Tecnologia renovável. Com Osvaldo Soliano, diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM)
       
      Data: 27/06 (quinta), 19h
      Tema:Economia e energias renováveis. Com Antônio Bastos, presidente da Omega Energia Renovável
       
      Local: CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas - SP)
      Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
      Informações: Instituto CPFL| Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •