• NOTICIAS

      09/06/2013 | Russian State Ballet Tour Brasil 2013

      Em Campinas, serão duas apresentações separadamente, conforme alteração das informações por parte da produção. A primeira será O Lago dos Cisnes, às 19h, e a segunda apresentação, Giselle, às 21h30. Os ingressos também serão vendidos separadamente.

      Pela primeira vez, Campinas recebe o Russian State Ballet em apresentações nesta terça-feira no Teatro Castro Mendes

      A companhia apresenta clássicos do ballet ocidental na maior turnê já realizada pelo Brasil, o Tour Brasil 2013, que inclui Campinas no roteiro de 25 cidades

      Quarenta dançarinos do Russian State Ballet, uma das mais respeitadas companhias de dança do mundo, vem a Campinas pela primeira vez para únicas apresentações no Teatro Castro Mendes, nesta terça-feira, dia 11 de junho. No programa estão os clássicos O Lago dos Cisnes e Giselle, peças consagradas do ballet europeu, executadas conforme a tradição, com nuances de expressão contemporânea. Os dois espetáculos serão apresentados separadamente, às 19h (O Lago dos Cisnes) e 21h30 (Giselle).

      Os papéis principais das duas peças – os cisnes branco e negro e a jovem apaixonada Giselle – ficarão a cargo de Anna Sherbakova, que aos 24 anos é a primeira bailarina da companhia, reconhecida mundialmente por seu talento. Em 2010, Anna foi premiada como destaque feminino no Festival Arabesk, na Rússia. Com 43 quilos e 1,65 metro de altura, ela já interpretou papéis importantes na companhia como Aurora, Fada Azul e Princesa Florina em A Bela Adormecida, Svanilda em Coppelia e Clara em O Quebra-Nozes.

      Como parte de uma campanha para popularizar o balé russo no Brasil, o Tour Brasil 2013, que começou em meados de maio e vai até o final de junho, é a maior turnê da companhia em território brasileiro, que irá percorrer 25 cidades. É a única oportunidade de conferir os espetáculos na região de Campinas e a primeira vez que o Ballet Nacional da Rússia se apresenta em palcos campineiros. Esta é a segunda passagem da companhia pelo país, a primeira foi em 2008, que em curtíssima temporada passou apenas por São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

      À sua frente desde a criação, encontra-se Viatcheslav Gordeev, bailarino e coreógrafo que responde pela direção artística e geral. Gordeev atuou por duas décadas no Ballet Bolshoi, o mais conhecido do mundo, no papel principal de grandes coreografias e com premiações internacionais. Gordeev explica que o desafio permanente é adicionar modernidade ao clássico sem que a essência se perca.

      O Russian State Ballet tem como meta principal preservar a herança da coreografia russa e da Europa ocidental, paralelamente à busca de novas formas de dança. Nesse processo complexo, é preciso pensar em etapas que envolvem desde a seleção dos bailarinos, a preparação de figurino e recursos técnicos, financiamento e ritmo de ensaios.

      Sobre o processo de criação da companhia, Gordeev explica:

      “Os 40 solistas da companhia são os responsáveis pelo encontro entre o erudito e o moderno. Todos sabemos que o artista que recebe treinamento somente em dança contemporânea não pode bailar os clássicos. Quem é preparado em dança clássica pode assimilar qualquer outro tipo de linguagem. É muito útil que o bailarino se expresse de uma forma a outra”, define. 

       A concepção de um novo espetáculo leva de um a dois meses. Nesse período, a rotina de ensaios é árdua: pela manhã, os bailarinos ensaiam por uma hora e 15 minutos em média. Após ligeiro descanso, são cinco horas de treinos sem parar. Em dias de apresentação, ainda há um período de relaxamento antes de fazer a maquiagem e vestir o figurino.


      Para quem deseja integrar o Russian State Ballet, a paixão pela dança é pré-requisito fundamental. “É preciso estar bem preparado fisicamente, ter o porte necessário para um bailarino e querer trabalhar no teatro russo, ciente da orientação da companhia. Os aspirantes a bailarinos devem amar a profissão, ser disciplinados e se dedicar ao trabalho”, explica Gordeev.  Entre suas joias tem Andrey Evdokimov vindo do Bolshoi, Shiori Fukuda a número um do Japão que inicia na companhia, formam a equipe.

       Adicionar toques de modernidade ao clássico, sem que a essência se perca no meio do caminho, é um desafio. “É um processo complexo. Temos que pensar, ao mesmo tempo, em questões diferentes, como financiamento, seleção dos artistas, onde estudar e ensaiar, preparação do figurino, técnicos etc.. Assim como a vida, os problemas são resolvidos um de cada vez. Os desafios são permanentes e somente encarando-os conseguimos elevar o nível do trabalho. Porém, temos em mente que é uma tarefa permanente. Devemos trabalhar sem descanso para manter o nível alcançado e superá-lo, na medida do possível”.

      Mais sobre o Russian State Ballet

      Há séculos que os braços e pernas da Europa e do mundo se movimentam na primeira, segunda, terceira, quarta, quinta e sexta posições do ballet clássico. As dificuldades da arte superam o físico – afinal, fazer pliês e botar os pés em meia-ponta numa apertada sapatilha não são tarefas para qualquer um. Manter a tradição por tantos séculos e ainda torná-la atraente para especialistas e leigos é outro grande desafio desta arte, cujo poder de emocionar atravessa culturas e gerações, encantando jovens, adultos e idosos, instruídos ou não. Para manter o frescor, a dança tradicional incorporou pequenos toques de contemporaneidade. Com a proposta de conciliar tradição e inovação, a companhia realiza o maior tour de uma companhia Russa pelo Brasil.

      Representante da união entre velho e novo, o Russian State Ballet é um dos grandes nomes do ballet mundial. A companhia surgiu do sonho de  Irina Tichomirova, primeira bailarina do Bolshoi (a mais famosa companhia russa) e diretora da Sociedade Filarmônica de Moscou, em 1979. De lá para cá, astros dos principais grupos russos, como o Kirov, o Stanislavski e até Bolshoi, uniram-se à trupe. Com  32 anos de história, a companhia está sob a liderança do coreógrafo Viatcheslav Gordeev, seu criador, diretor artístico e diretor geral.

      Considerada uma das companhias de dança mais respeitadas da Rússia, a iniciativa de trazer ao Brasil o Russian State Ballet foi do produtor brasileiro Augusto Stevanovich  com apoio do empresário Russo Sergei Chak e de Mikhail Troianky, Embaixador e Cônsul Geral da Rússia e também conta com o apoio de empresas brasileiras.

       Algumas curiosidades da companhia

      - Cidades dos Estados Unidos, França e México elegeram os bailarinos do Russian State Ballet como cidadãos honorários. Em Nova Orleans há um feriado em homenagem à companhia, o "Dia do Russian State Ballet".

      - O bailarino russo Mikhail Mryshnikov  é um admirador e incentivador do Russian State Ballet. Já atuou com participações especiais em algumas das turnês da companhia.

      - Figuras ilustres como o ex-presidente americano Ronald Reagan e o ex-secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Mikhail Gorbachev, já prestigiaram a companhia.


      Serviço:
      Russian State Ballet Tour Brasil 2013 - Joias do Ballet Russo

      Local: Teatro Castro Mendes - Praça Correia de Lemos, s/nº
      Telefone: 19 3272-9359
      Data: 11 de junho de 2013
      Horários: 19h – O Lago dos Cisnes / 21h30 – Giselle
      Censura: a partir dos 5 anos
      Duração: 2h30 com intervalo (cada peça)
      Ingressos: Plateia – R$ 300,00 / 150,00. Balcão R$ 240,00 / 120,00 (preço por espetáculo)
      Compra pela internet: www.ingressorapido.com.br
      Ingressos na bilheteria do teatro no horário de funcionamento. E, nas Lojas La Ballerina do Cambuí e Parque D. Pedro Shopping 




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •