• NOTICIAS

      03/03/2010 | Posse na ABAL Campinas 2010 a 2012

      Na noite de segunda feira, dia 1o. de março, às 20 horas, em segunda convocação, realizou-se a Assembléia Geral Ordinária da ABAL Campinas, no Casarão da Banda Carlos Gomes, gentilmente cedido pelo seu presidente, Valdir Poiani, oportunidade em que foram eleitos e empossados o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva para o Biênio 2010-2012. Como chapa única a se inscrever no processo eletivo foi  aclamada pelos associados presentes a “ABAL Campinas e o Desafio do Futuro”, apresentada por Alcides Acosta. Diante disso, ficou assim constituída a administração da entidade:

      1 – Dr. Haroldo Gregori

      2 -  Nelson Dimarzio

      3 – Regina Marcia Moura Tavares

      4 – Marina de Souza Campos Gabetta

      5 – João Saochuk

      6 – Sueli de Oliveira Castro

      7 – Maria Mathilde F.P. Rodrigues (suplente)

      8 – Ana Carolina Sacco (suplente)

      9 – José Francisco da Costa (suplente)

       

      Conselho Fiscal

       

      1 – Ruter Hiroce

      2 - Silvio Bertolini

      3 - Antoine Kolokathis

      4 –  Waldemar Dellalio Junior (suplente)

       

      Diretoria Executiva

       

      Presidente – Alcides Ladislau Acosta

      Vice Presidente – Vicente de Paulo Montero

      Diretor Secretário – Marisilda Tescaroli

      Diretor Tesoureiro – José Eduardo Gagliardi Florence Teixeira

      Diretor Artístico – José Luiz Águedo-Silva

      Diretora Social – Maria Aparecida Buccini

      Diretora de Marketing – Vera Ferreira Pessagno Bréscia

      Diretor Adjunto – Wilson de Martini Marques

       
      Empossado para mais um mandato à frente da ABAL Campinas, o presidente Alcides Ladislau Acosta discursou agradecendo a todos pela confiança e prometeu continuar empenhado em representar os cantores líricos e seus interesses em Campinas: “Prezados senhores associados e companheiros de Diretoria: Quando, em 28 de fevereiro de 2008, éramos empossados, após se realizar a eleição da chapa “Nova ABAL”, fizemos uma declaração de fé sob o título “Idéias para uma Nova Gestão e uma Nova ABAL”. Então, naquela sala da mansão da família Pessagno, que abrigava de maneira fidalga ao nosso grupo de associados, sopitava em nós o desejo de impulsionar esta entidade a outros ambiciosos projetos no campo da Arte. Ansiávamos corresponder às expectativas de antigos e de novos colaboradores, novos associados, que vinham insuflar sangue novo, novas idéias e promover impulso renovado à ABAL e à sua missão de batalhar pelos ideais operísticos na terra de Antonio Carlos Gomes.

       Propunha-me, naquele ensejo, comprometer-me vez mais com a sustentação desta exigente luta, e batalhar na linha de frente, nas trincheiras da estratégia administrativa, esmerando-me no planejamento para garantir a boa execução dos projetos. Sabia que poderia contar com a solidariedade e o estímulo de grandes figuras, com as quais iria compartilhar a nova diretoria. Eu dizia que eram pessoas muito especiais, que sempre estiveram dispostas a ajudar e, de fato, dentro de sua possibilidade, elas muito fizeram e até excederam em relação ao desafio que lhes impúnhamos. Creio que, passados estes dois anos, podemos dizer que o lema que havíamos escolhido, “Nova ABAL”, foi honrado. Pudemos estabelecer um período novo de cooperação como o aumento do número de cantores líricos e pianistas, o conservatório Pro - Música, do nosso festejado Carlos Wiik, nos apoiou e amparou em muitas oportunidades, e conseguimos amealhar alguns recursos financeiros junto à Secretaria de Cultura, que nos ajudaram a viabilizar projetos como as Cenas Gomesianas, Heróis e Heroínas de Gomes, trechos da “Tosca”, de Puccini, recitais com o tenor Kohdo Tanaka, Milésimo Encontros Musicais, e assim por diante.

      Nosso Diretor de Marketing, José Eduardo Florence, demonstrou empenho e competência, levando a bandeira da ABAL Campinas para todas as Academias de Arte e Ciências de Campinas, Câmara Municipal e Orquestra Sinfônica, onde chamou a atenção da Maestrina Lygia Amadio para a ABAL Campinas, e também foi – graças à sua generosidade de espírito e personalidade fraterna, “adotado” pelas instituições com que fez contato. Com a ajuda do José Eduardo pudemos
      conquistar o respaldo de Campinas, através de suas instituições públicas e privadas, entes culturais e personalidades políticas. A ABAL Campinas, como instituição cultural, é apolítica. Entretanto, ao respeitarmos a igualdade da cidadania, fomos também respeitados e homenageados por vereadores como Carlos Signorelli, Delegada Terezinha, Paulo Oya, Luis Yabiku, Artur Orsi, Biléo Soares, Arly de Lara Romeu, e outros.

      Nossa Vice-Presidente, Dra. Vera Pessagno Bréscia, nosso Diretor Secretário, dr. Vicente Montero; a nossa incansável e laboriosa Tesoureira, Maria Aparecida Buccini; assim como a diretora social, Sueli de Oliveira Castro e o diretor artístico, sr. José Luiz Águedo-Silva, todos merecem os nossos cumprimentos e aplausos pelo trabalho que dedicaram à ABAL Campinas, vale dizer, à Cultura da cidade de Campinas. Os frutos que colhemos positivamente advieram de seu desprendimento, das horas oferecidas na defesa dos interesses da música lírica
      campineira, de sua capacidade de doação em favor de causas nobres. O meu muito obrigado a esses bravos companheiros e, também, ao tenor Wilson de Martini que se aproximou para somar conosco e trouxe novas idéias, as quais temos buscado implementar.

      Olhando para o futuro, no que este reserva em termos de sobrevivência à ABAL Campinas, procuramos identificar, entusiasmar e preparar novos líderes para assumirem e cumprirem outros projetos como integrantes de próximas diretorias, abraçando o alto encargo de conduzir os destinos da ABAL rumo às próximas décadas.

      Em resumo, ressaltam como realizações artísticas organizadas e efetivadas pelo diretor José Luiz Águedo-Silva, o concerto Milésimo “Encontros Musicais”. Do mesmo se pode dizer que foi uma das principais apresentações da ABAL-Campinas – talvez a principal. Conseguimos preparar um programa longo e bastante diversificado (com a participação de Kohdo Tanaka, de cantores de São Paulo – o mezzosoprano Vânia Pajares e o tenor João de Braz –, da Orquestra de Câmara Ars Musicalis e do Brasileto Ensemble, além do elenco fixo da Associação), que foi sucesso absoluto, com muita repercussão na mídia impressa.

      Outro destaque foram os recitais e máster classes do tenor japonês Kohdo Tanaka. Tivemos a oportunidade de contar com o tenor Kohdo Tanaka em muitas ocasiões durante a presente gestão. Sempre com sua amabilidade, ele nos brindou com diversas apresentações – principalmente durante o Mês Carlos Gomes (em 2008 e 2009) e no Milésimo “Encontros Musicais” – e com importantes masterclasses, ocorridos no Centro de Ciências, Letras e Artes. Inclusive, cabe lembrar o apoio que prestamos ao concurso de canto, visto que a partir de 2008, a ABAL-Campinas, junto com o Centro de Ciências, Letras e Artes, promoveu
      anualmente o Concurso “Carlos Gomes” de Estímulo a Jovens Cantores, que contou com a participação de candidatos de outros estados.

      Nossa diretoria artística introduziu também os recitais temáticos, apresentando cantores e pianistas da ABAL-Campinas, bem como convidados, visitando repertório da eterna Diva Maria Callas, e ainda, Edith Piaf, Maestro Giuseppe Verdi (Verdi Raro), a Canção Francesa (pelo Ano da França no Brasil), etc. Nessa categoria deve incluir-se o Natal de Todos os Cantos, com público cada vez maior, o recital de encerramento de temporada conta com membros do elenco fixo da Associação. É uma forma de fechar o ano e reunir boa parte dos associados,
      além de mostrar aos espectadores o trabalho desenvolvido pela ABAL-Campinas.

      No aspecto administrativo e contábil, a ABAL Campinas está hoje cadastrada no ISS Digital da Prefeitura Municipal de Campinas, mantendo-se perfeitamente em dia junto a todos os órgãos e repartições municipais, estaduais e federais. De certa forma, essa regularidade contábil e tributária veio contribuir para que a entidade possa hoje pleitear verbas públicas para a realização de eventos, porém criou um ônus que antes inexistia, já que foi necessário contratar um contador e recolher taxas e impostos sobre todos os pagamentos realizados a título de cachês artísticos.

      Estamos no momento com recursos em caixa que limitam maiores projetos e que devem ser administrados com a parcimônia de um conta-gotas. Entretanto, já protocolamos pedido para o suporte da Secretaria da  Cultura aos Encontros Musicais, e a esperança é a última que morre.

      Finalizando este relatório, dirigimos agora nossa atenção para o lema escolhido para nos direcional “ABAL Campinas e o Desafio do Futuro”.
      A continuidade do sonho dos artistas líricos e do público que os aprecia requer que tenhamos os pés firmes no chão e o coração posto nas estrelas. A arte do Canto ganhou forma nos cultos litúrgicos da Igreja Católica, no século VI, sendo que a ópera existe há pouco mais de quatro séculos (a primeira ópera foi escrita em 1597, por Jacopo Peri que escreveu “Dafne”). Temos sido continuadores dessa arte em Campinas, berço glorioso de Carlos Gomes, que se tornou imortal ao escolher sua trajetória na arte lírica, inspirado por gênios como Donizetti, Rossini, Verdi e Wagner. Aspiramos, aceitando o Desafio do Futuro, plantar ainda mais fundamente as raízes da ABAL Campinas, para que nossa entidade tenha maiores condições, fôlego, recursos e possa seguir apoiando e acalentando os sonhos dos jovens cantores líricos, por honra da obra e da memória do imortal Antonio Carlos Gomes”.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •