• NOTICIAS

      26/06/2013 | CIESP Campinas - Sondagem Industrial

      SONDAGEM INDUSTRIAL MENSAL MAIO DE 2013

      Os resultados da Sondagem Industrial do mês de maio de 2013 apresentam evidências divergentes para os indicadores esquisados. Observou-se que enquanto o volume de produção, a lucratividade e os investimentos aparecem com uma face mais negativa considerando o mesmo mês de anos anteriores, outros indicadores como estoques, emprego e valor das vendas mostram uma tendência positiva.


      O volume de produção, no mês de maio de 2013, apresentou esultado pior que o dos últimos dois meses: 32,0% dos respondentes alegaram que sua produção diminuiu, ante 24,2% e 20% nos dois meses anteriores. Para 36,0% a produção permaneceu inalterada e para outros 32% aumentou.


      Os reflexos de um nível de produção menor não pôde ser sentido no nível de emprego da região, uma vez que 20% das empresas assinalaram que houve aumento no seu número de funcionários e 64% que esse número permaneceu inalterado. Apenas 16% responderam que houve redução, resultado inferior ao verificado em maio dos
      últimos três anos.

      Os dados apresentados neste boletim foram obtidos através de pesquisa realizada pelo CIESP-Campinas, junto aos seus ssociados, durante a primeira quinzena de abril de 2013, com dados referentes a março de 2013. Tais informações foram analisadas por
      pesquisadores do Centro de Pesquisas Econômicas da FACAMP. Neste mês, 33 empresas associadas ao CIESP - Campinas participaram da pesquisa.


      COMÉRCIO EXTERIOR MAIO DE 2013

      Queda das exportações marca o resultado do comércio exterior da indústria da região de Campinas em Maio de 2013

      A piora do desempenho do comércio exterior deve-se à diminuição de 6% das exportações e ao aumento de 4% das importações, com relação a maio de 2012.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •