• NOTICIAS

      26/06/2013 | CCLA - Quarteto porto-riquenho dia 29/06

      Conjunto Miramar, de Porto Rico, vai ser ouvido no CCLA

      A oboísta Ana Cecília Guzzi, o violista Emanuel Olivieri, a violoncelista Sheila Ortiz e o pianista Rafael Sueiras (agachado) compõem o quarteto porto-riquenho, que prefere ser conhecido como Conjunto Miramar. Ana Cecília é brasileira, porém integra atualmente a Orquestra Filarmônica de Porto Rico.

       
      Para encerrar um mês onde trouxe a Campinas grandes musicistas, no próximo sábado, 29 de junho, às 20 horas, o Centro de Ciências, Letras e Artes (rua Bernardino de Campos, 989, Centro, tel. 3231-2567) proporcionará a todos a oportunidade de ouvir um talentoso quarteto porto-riquenho que inicia tournée em nosso País, o Conjunto Miramar, integrado por Ana Cecília Guzzi, Sheila Ortiz, Rafael Sueiras e Emanuel Olivieri. Os músicos prepararam um programa para este Inverno de 2013, com peças de compositores internacionais como Telemann, Jack Délano, Max Bruch, e dos brasileiros Francisco Mignone e João Guilherme Ripper. A Triosonate n°. 30, em Dó menor, em quatro movimentos, de Telemann, para oboé, viola e basso contínuo abre o concerto, vindo seguidamente: a Sonata em Lá Menor para viola e piano, de Jack Délano; as Três peças para Oboé, Viola e Piano, Op. 85, de Max Bruch; as Três Valsas brasileiras para viola e piano, de Mignone e Paisagens Brasileiras, de Ripper. Entretanto, o Conjunto Miramar dedica um presente, no final, à plateia de Campinas com uma seleção de música popular brasileira e porto-riquenha, o que não dá para deixar de ouvir.

       

      Ana Cecília Guzzi iniciou seus estudos de oboé na Universidade Livre de Música em São Paulo e, mais tarde, passou à Universidade de Campinas como aluna especial. Foi primeira oboísta na Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, e co-fundadora da Camerata Ethos e do Quinteto de Sopros de Atibaia. Atualmente reside em Porto Rico, onde tem colaborado em várias formações musicais: Banda e Orquestra da Universidade de Porto Rico, Banda Municipal de Cáguas, Camerata Filarmônica e Orquestra Filarmônica de Porto Rico. Além de suas atividades musicais, Ana é professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia da Universidade de Porto Rico.

      Sheila Ortiz é professora de solfejo no Conservatório de Música de Porto Rico. Começou os seus estudos musicais no Instituto Juan Morel Campos com o violoncelista Orlando Guillot, fez o bacharelado no Conservatório com Joaquín Vidaechea e, em seguida, o mestrado na Universidade de Miami, estudando com Eugene Eicher. Realizou cursos especiais de pedagogia musical com Violeta Hensi, María del Pilar Arenas, Marisa Fonterrada, Iramar Rodrigues, Murray Schafer e David Elliot. Professora certificada no método Suzuki, é também violoncelista no grupo de câmara Horned Dorset Players há três anos.
       

      Rafael Sueiras é pianista acompanhante no Conservatório de Música de Porto Rico há mais de quinze anos, onde tem a seu cargo os alunos de clarinete, violino e saxofone, entre outros. Também colabora com várias companhias de ópera e ballet como Culturarte, Ballet Concierto, Ópera de Porto Rico, Teatro da Ópera, e a Fundação Porto-riquenha de Zarzuela e Opereta. Estudou com os professores Cecília Talavera, Jesús María Sanromá, Héctor Tosar, Amaury Veray e Héctor Campos Parsi. Além disso, realizou estudos doutorais de psicologia na Universidade Carlos Albizu.
       

      Emanuel Olivieri chefia o naipe das violas na Orquestra Sinfônica de Porto Rico, além de ensinar viola no Conservatório de Música. Estudou com os professores Guillermo Figueroa, Emanuel Vardi, Jean Dane, Lillian Fuchs, Abraham Skernick e Leonard Davis, na Manhattan School of Music. Fez cursos adicionais de pedagogia Suzuki, interpretação de música barroca (Oberlin Baroque Institute) e jazz (Turtle Island String Quartet). Tem regido orquestras em Porto Rico, Panamá e México, produzindo concertos educativos e de música popular. Realizou três gravações de música erudita porto-riquenha.

       

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •