• NOTICIAS

      01/08/2013 | Conferência do Meio Ambiente

      Conferência do Meio Ambiente via discutir políticas para resíduos sólidos

       
      Abertura será na próxima sexta-feira, dia 9 de agosto, das 18h às 22h, no Salão Vermelho

      A Prefeitura de Campinas irá realizar a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que visa discutir políticas públicas para os resíduos sólidos. A abertura da conferência será na próxima sexta-feira, dia 9 de agosto, das 18h às 22h, no Salão Vermelho. Nos dias 8, 10 e 11 de agosto, serão realizados, como parte da programação da conferência, vários eventos culturais e artísticos no Parque Portugal, com entrada franca ao público.

      O objetivo do evento, a programação de atividades e, sobretudo, a importância da participação popular em discutir as políticas públicas em conjunto com o governo foram apresentadas em pré conferência realizada na noite de quarta-feira, 31 de julho, no Salão Vermelho. Este encontro teve a presença de representantes de entidades organizadas da sociedade civil, de conselhos municipais, de setores público e privado, técnicos da Secretaria de Serviços Públicos e também das secretarias municipais de Relações Institucionais, de Trabalho e Renda, do Verde e do Desenvolvimento Sustentável e do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente).

      O secretário do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, falou sobre a importância do evento: “A Conferência é uma janela aberta para a sociedade, junto com o poder publico, construir uma politica pública de vanguarda na gestão de resíduos sólidos”.

      A conferência tem por objetivo contribuir com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, pauta principal da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente. Os debates na Conferência serão em torno dos quatro eixos temáticos (Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e Educação Ambiental). Na ocasião, serão eleitos também os delegados representantes de Campinas para a conferência estadual.

       O secretário ressaltou que a segunda edição é mais ampla que a primeira, realizada há muito tempo, por iniciativa da Sanasa. “É a primeira vez que a conferência municipal é feita pela Prefeitura, com uma comissão organizadora nomeada pelo prefeito e que envolverá o Comdema”, pontuou.
       
      Menezes citou também que o governo iniciou os trabalhos para o Plano Municipal de Saneamento Básico, onde também será tratada a questão dos resíduos sólidos no município. “Queremos, à luz do Plano Municipal de Saneamento Básico, e com esta oportunidade da conferencia, mostrar que o poder público quer construir conjuntamente com a sociedade, um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos”, complementou.

      As discussões da 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente serão realizadas nos dias 17 e 18 de agosto, na Estação Cultura. As fichas de inscrição para participar da Conferência estarão disponíveis no portal da Prefeitura a partir da próxima terça-feira, 6 de agosto.

       

      Programação

      Dia 8 de agosto – Abertura do MDCC – Centro de Educação Ambiental com varias atrações. Visitas monitoradas. Das 9h às 12h e 14h às 17h.

      Dia 10 de agosto – Shows de rock com apresentação de 4 bandas e de artistas plásticos e grafiteiros. Na Concha Acústica, das 9h às 19h.

      Dia 11 de agosto – Apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Pedreira. Na Concha Acústica, das 9h às 19h.

      Serão arrecadados agasalhos e brinquedos nos dias 8,9,10 e 11 de agosto na Concha Acústica e no MDCC – Centro de Educação Ambiental para doação às famílias e crianças carentes.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •