• NOTICIAS

      06/08/2013 | Silvia Brandalise presidente do Boldrini

      Silvia Brandalise recebe Prêmio Octávio Frias de Oliveira

      A médica Silvia Brandalise, presidente do Centro Infantil Boldrini, recebe o IV Prêmio Octávio Frias de Oliveira, na categoria Personalidade de Destaque em Oncologia. O prêmio foi entregue à doutora pela colunista Maria Cristina Frias, hoje (5), às 11 horas, durante cerimônia no auditório do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

      O Secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri estava presente à cerimônia de premiação, além de dirigentes do Icesp, da USP e da Unifesp. O prêmio criado pelo Icesp, com apoio do Grupo Folha, tem o objetivo de incentivar e premiar a produção de conhecimento nacional na prevenção e combate ao câncer. A premiação contempla três categorias: Personalidade de Destaque em Oncologia, Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica em Oncologia.

      A indicação do nome da doutora Silvia Brandalise para o Prêmio Personalidade de Destaque em Oncologia foi feita por uma comissão de cientistas e membros da sociedade comprometidos com o tema. “O Prêmio foi outorgado à doutora Silvia Brandalise pela trajetória de fundamental importância para o desenvolvimento da ciência nacional na prevenção e combate ao câncer”, diz o doutor Roger Chammas, responsável pela comissão organizadora do prêmio.

      Para a doutora Silvia esse reconhecimento tem uma importância singular. “O prêmio traduz uma trajetória alicerçada na “semeadura” das especificidades do câncer da criança, através da construção do primeiro Hospital pediátrico especializado no Brasil, o Centro Infantil Boldrini. Contempla, também, os esforços desenvolvidos na implantação dos protocolos prospectivos de tratamento da leucemia linfóide aguda na infância, fatos estes que modificaram drasticamente os resultados do tratamento desta doença no Brasil. Passamos de menos de 5% de chances de cura, para 70-80% nos Centros Especializados do país. Fato extremamente relevante foi a estruturação e implantação do primeiro Serviço de Oncohematologia Pediátrica em uma Universidade Pública (Unicamp), com a devida inserção na grade curricular da graduação em medicina, dos temas relacionados ao diagnóstico precoce do câncer pediátrico.

      Com a convicção de que o conhecimento não pode ser restrito, me foi dada a oportunidade de ser membro fundador da Sociedade Latino Americana de Oncologia Pediátrica (Slaop) e Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope). A exata medida do que foi realizado nestas três décadas, é a dimensão daquilo que pode e deve ser feito no presente e futuro próximo. A introdução da biotecnologia na busca de terapias-alvo, da pesquisa translacional que integra o laboratório de pesquisa e a assistência clínica, é uma demanda do presente. Não menos importante, é a necessidade do conhecimento e definição dos fatores ambientais relacionados ao câncer da criança e do adolescente, com ênfase nos fatores pré-natais e gestacionais.

      Ousar sonhar com a prevenção do câncer pediátrico é o desafio a ser alcançado nos próximos 15 anos. A busca incessantemente da preservação do meio ambiente com vistas para a saúde da criança, é tarefa a ser solucionada junto a Sociedade e o poder público. Peço a Deus a graça de poder ver o câncer da criança, definitivamente banido do nosso planeta, como ocorreu com a poliomielite”.


      Sobre o Boldrini


      O Centro Infantil Boldrini, localizado em Campinas (SP), há 35 anos atua no cuidado de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 7 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (  70%) pelo SUS. É considerado um dos centros mais avançados do país, que reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento especializado, com índice de cura de 70% a 80% em alguns tipos de câncer.

      Na qualidade de hospital de ensino, reconhecido pelo Ministério da Saúde, o Centro Infantil Boldrini capacitou cerca de 1.500 médicos, oriundos de quase todos os Estados de Brasil, e de países da América Latina  , incluindo o  México.  Participa do Programa de Aprimoramento dos Profissionais de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (Programa PAP), além de receber pós-graduandos nas áreas de Genética, Biologia Molecular, Física Médica, Radioterapia e outras áreas diretamente relacionadas ao atendimento multiprofissional da criança com câncer.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •