• NOTICIAS

      16/08/2013 | Jonas Donizette entrega Galpão dos Lemos

      Prefeito entrega 1ª fase da revitalização do Galpão dos Lemos

      Local abrigará a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas pelo período de dois anos

      Bastaram quatro meses para que a primeira etapa da restauração do Galpão dos Lemos ficasse pronta. Com apoio financeiro do grupo Brasilinvest e sem gastar um centavo dos cofres públicos, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, reinaugurou o espaço na tarde desta quinta-feira, 15 de agosto.

      “Quando entrei, fiquei meio passado, olhando pra estrutura, pra pintura, pro teto. Além de ter ficado muito bonito, é um local que será funcional, pois vai receber nossa orquestra e será de extrema valia para a cultura da nossa cidade caminhar ainda mais”, discursou o prefeito Jonas Donizette.

      O local irá abrigar a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) pelo período de dois anos. Além de ensaios, os músicos irão utilizar o espaço para guardar instrumentos, figurino e aparelhagem. “É uma sede temporária. Em breve, teremos a reforma do Centro de Convivência Cultural e logo começam as obras do novo Teatro de Ópera, no Parque Ecológico. Então, a Sinfônica irá escolher qual será sua casa definitiva”, explicou o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco.

      Construído em 1872 junto ao complexo que hoje abriga a Estação Cultura, o Galpão dos Lemos foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Condepacc) em 1982. Em seus primórdios, era usado como uma oficina de trens. Quando o meio de transporte deixou de ser aproveitado, passou ser uma casa de espetáculos. “Porém, nos últimos anos, transformou-se em um depósito de lixo. Há tempos merecia uma reforma e é com muita emoção que devolvemos esse belo patrimônio à população de Campinas”, declarou Carrasco.

      A entrega da primeira fase das obras incluiu limpeza, reforço na estrutura e reparação dos sistemas elétrico e hidráulico. A família Garnero, em nome do patriarca e presidente da empresa Brasilinvest, Mário Garnero, presente ao evento, assumiu o compromisso de fazer a reforma completa do prédio, tendo doado R$ 1 milhão para que a Secretaria de Cultura possa realizá-lo. “Em seguida, faremos a execução dos componentes acústicos e compraremos todos os móveis necessários para o trabalho dos músicos”, finalizou o secretário.

      Em breve, a Sinfônica fará um concerto no Galpão dos Lemos para celebrar sua reinauguração. A data para o espetáculo ainda não foi definida.

      Foto: José Eduardo Florence





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •