• NOTICIAS

      20/08/2013 | ABAL - Encontros Musicais 23/08/2013

      Líricos paulistanos nos Encontros Musicais da ABAL

      Três artistas da cena lírica paulistana se apresentam na próxima sexta-feira, 23/08, às 20 horas, no auditório da Associação Campineira de Imprensa (ACI – Rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591), o soprano Pergy Grassi, o tenor Clayber Guimarães e o pianista Fábio Bezutti. Eles apresentam, no recital dos Encontros Musicais trechos líricos das óperas O Rapto do Serralho, de Mozart (Ária "O Wie Ängstlich"), O Elixir do Amor, de Donizetti (ária "Una Furtiva Lagrima"); Ana Bolena, de Donizetti (Aria e recitativo -  “Piangete voi?" ... “Al Dolce guidami “ - “Coppia iniqua”); Carmen, de Bizet, (ária "La fleur que tu m'avais jetée") ; Salvator Rosa, de Carlos Gomes (ária canzonetta – Mia Piccirella) e, da ópera Manon, de Massenet, a ária "Ah! Fuyez, douce image", o dueto “ Pardonez-moi, Dieu de toute-pouissance”, “Toi! vous! – Oui, c’est moi! “, « Ah! Perfide Manon...N’est-ce plus ma main que cette main presse? ». Na primeira parte do programa os cantores interpretarão peças de câmera como “Si mes vers avaient des ailes”, de Reynaldo Hahn, “Vocalize”, de Rachmaninov, “Canto da Saudade”, de Alberto Costa; “Clair de Lune” e “Sérénade Toscane”, de Fauré.

      O soprano Pergy Grassi é natural de Dois Córregos, São Paulo, graduando-se em Música pelo Instituto de Artes do Planalto-UNESP. Estudou com as renomadas artistas líricas Leila Farah e Nina Voziki. Finalista premiada no VI Concurso Villa-Lobos, em Vitória-ES e no IV Concurso Interpretação da Canção de Câmara Brasileira, em SP. Idealizadora dos recitais cênicos “A Carta” e “O Realejo- Imagens de Nossa Terra”, atuou junto a orquestras na “Missa”, de Igor Stravinsky; “Requiem”, de Mozart, “Messias”, de Haendel, “Dido e Eneas”, de Purcell; “Flauta Mágica”, de Mozart; “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, “Rigoletto”, de Verdi, “Manon”, de Massenet, Il Guarany” e “A Noite do Castelo”, de Carlos Gomes. Participou de especiais sobre a Música Colonial Brasileira para a Rádio e TV Cultura e Rede Globo; gravou em primeira audição mundial as obras do compositor e maestro José Tescari no projeto "Maestro Tescari - Compondo o Futuro", levada a diversas salas de concerto no estado de São Paulo e capital. Com repertório de peças brasileiras apresentou-se em Genebra, Suiça, Divonne Le Bains (França) e Colonia (Alemanha). Como recitalista apresentou-se, em 2012, com o cravista Nicolau de Figueiredo no recital “Modinhas”, e nesse mesmo ano foi agraciada com a Medalha CARLOS GOMES, pela Câmara Municipal de Campinas.

      Clayber Guimarães nasceu em Rondônia, cresceu em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Iniciou seus estudos de canto sob a orientação da maestrina Lydia Podorolski, que o preparou para ingressar na Escola de Música da UFRJ. Foi aluno de canto da professora Judith Imbassahy e fez oficina de Ópera com o professor André Heller. Ainda na universidade, veio a integrar o elenco de duas montagens operísticas: O Elixir do Amor, no papel de Nemorino, e Don Pasquale, interpretando Ernesto, ambos de G. Donizetti. Desde 2003 integra o naipe dos tenores do coro sinfônico da OSESP. Foi solista em duas ocasiões na Sala São Paulo interpretando Catullo na cantata crônica Catulli Carmina,de Carl Orff, com o coro da OSESP. Em 2010 participou das gravações do CD do compositor Gilberto Mendes, tendo ainda se apresentado cantando as músicas do Cd nos SESC Vila Mariana e Santos. Atualmente integra o grupo de Canção Brasileiraque visa pesquisar e divulgar compositores eruditos brasileiros.

      Fábio Bezutti é bacharel em piano pela FAAM – Faculdade de Artes Alcântara Machado. Foi aluno de Maria Eliza Risarto, Beatriz Balzi, Yara Bernette, e também de Gilberto Tinetti, Dayse di Lucca, Aylton Escobar e Dalton Baldwin, com os quais teve aulas. Foi pianista correpetidor das óperas Édipo Rei, de Igor Stravinsky, Os Contos de Hoffmann, de Jacques Offenbach e das aulas de regência no 34º Festival de Inverno de Campos do Jordão, sob direção de Jamil Maluf. Foi pianista correpetidor das aulas de Stúdio Ópera ministradas pela cantora Regina Elena Mesquita, no V Festival de Música nas Montanhas de Poços de Caldas. Foi pianista da masterclass ministrada pelo tenor espanhol Jaime Aragall. Concluiu o mestrado em piano acompanhamento e vocal coaching no Westminster Choir College, da Rider University, onde se aperfeiçoou com Dalton Baldwin, e em seguida conquistou seu Professional Studies Certificate em piano acompanhamento, repertório vocal, na Manhattan School of Music, onde se aperfeiçoou com Tom Muraco, e também Warren Jones. Fábio Bezuti trabalha atualmente como pianista para o departamento de canto da Manhattan School of Music, tocando em aulas, classes, recitais e coachings da escola, além de colaborar com diversos cantores, professores de canto e companhias de ópera na região de Nova Iorque/Nova Jersey.
       
      Dentre as diversas óperas e canções em seu repertório recente, destacam-se sua atuação como diretor musical e pianista do Soongbook da ópera Haroun and the sea of stories, de Charles Wuorinen, baseado no livro de Salman Rushdie, e regente da ópera A dinner engagement, de Lennox Berkeley.


      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •