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      22/08/2013 | Gênese

      GÊNESE APOIA EQUIPE FINALISTA DO DESAFIO UNICAMP DE INOVAÇÃO 2013

      Projeto de alunos que une estilo musical e moda foi o quinto colocado no Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2013.

      O Gênese, que reúne os empreendedores da Região de Campinas, se estrutura para ter um grupo de apoio e mentoria a novos negócios, dentro de critérios de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

      Associar o estilo musical à moda foi a ideia criativa que levou um grupo de alunos da Unicamp, em Campinas, a desenvolver projeto que obteve a quinta colocação entre os 46 projetos finalistas do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2013. Os integrantes da equipe RF IDea - Tadeu Passos e George Yoshizawa, buscaram uma solução baseada em identificação por radiofrequência (RFID), para criar um ambiente com estímulos sensoriais dentro dos provadores de lojas de roupas. Inspirado na ideia de seus criadores, que cada roupa tem um estilo de moda e pode ser associada a um tipo de música, o projeto foi batizado pelos alunos de Provador Sensation. Para a diretoria do Grupo de Estudos e Negócios dos Setores Empresariais (Gênese), conforme o seu presidente e vice, respectivamente, Geraldo Rossi e Tiago Aguirre, o apoio da entidade à equipe RF IDea, possibilitará a criação de uma estrutura para outros projetos, dentro do tripé de sustentabilidade econômica, social e ambiental, auxiliando a região de Campinas a consolidar sua posição de polo de inovação.

      OPORTUNIDADE PARA EMPREENDEDORES - O vice-presidente do Gênese, Tiago Aguirre, afirmou que o Desafio Unicamp é uma grande oportunidade para empreendedores conhecerem a base de patentes da universidade e desenvolver aplicações para o mercado. No caso da equipe RF IDea, explica Aguirre, foi associada uma tecnologia pouco desenvolvida no Brasil, a RFID, com conceitos de marketing sensorial, com o estímulo dos diversos sentidos, mais especificamente o auditivo, visando potencializar a comercialização de produtos de moda. "Esta associação é inovadora no Brasil e permitirá ao varejista trabalhar o relacionamento dos seus clientes de maneira diferenciada, Em três meses de concurso, já conseguiram apresentar o projeto para algumas redes varejistas, sendo que em uma delas, montaram o vídeo do protótipo conceitual. Para se ter uma ideia, uma das redes onde foi apresentado o projeto, movimenta cerca de um milhão de peças de roupas por mês", acrescentou o representante do Gênese. Ele informa ainda que a equipe está muito animada com as possibilidades e está se preparando para iniciar a operação de um novo negócio nos próximos meses.

      APOIOS - Alguns empresários integrantes do Gênese foram convidados para apoiar várias equipes do Desafio. No caso específico da equipe RF IDea, que foi uma das finalistas, a entidade apoiou no estabelecimento de contatos com empresários e entidades, onde a equipe teve oportunidade de validar os conceitos do modelo de negócio, que está desenvolvendo. O vice-presidente do Gênese explicou que a entidade disponibilizou para o grupo, apoios também para a discussão de conceitos de gestão de negócios, precificação e relacionamento com clientes, "conceitos importantes não somente para o Desafio, mas também para o desenvolvimento do negócio".

      Avaliando o desenvolvimento e evolução da equipe, a diretoria do Gênese está montando uma estrutura, onde os associados da entidade poderão contribuir e compartilhar sua experiência com projetos voltados para novos negócios. Nessa estrutura, o Gênese vai criar critérios para seleção de projetos inovadores.





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