• NOTICIAS

      22/08/2013 | Hípica

      Hípica recebe exposição “Reflexos e Reflexões”, de 30 de agosto a 8 de setembro

      O departamento de Cultura da Sociedade Hípica de Campinas promove a exposição fotográfica “Reflexos e Reflexões”, no espaço Senzala, de 30 de agosto a 8 de setembro. A abertura acontecerá em 29 de agosto, às 20 horas. As obras são de Juvenal Antunes, médico oncologista; Cesar Ricardo Palmeira, especializado em processos fotográficos, Karina Seino bacharel em fotografia aplicada e Maurício Tauil, psicólogo clínico. A exposição poderá ver visitada pelos associados da SHC de terça à sexta-feira, das 9 às 19 horas. Sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas. 

      São quatro existências que se cruzam em uma intenção comum: a comunicação pela imagem. Nela, a fotografia autoral traz à luz o suporte do projeto pessoal de cada autor, onde a imagem se desvela como intenção, assumindo a densidade da conversa.

      O tema mostra REFLEXOS E REFLEXÕES evidência sua proposição. Uma relação do indivíduo com o espaço, cada autor deflagra sua personalidade e sua percepção diante aquilo que o rodeia, REFLEXOS.

      O encantamento, o silêncio, a solidão e a poesia são pontos que perpassam estes trabalhos explicitando as autorias e afinidades, REFLEXÕES.

      Juvenal Antunes é médico oncologista. Seu percurso pela fotografia se alia – como ele costuma colocar - a “uma maneira de aliviar as tensões derivadas da especialidade médica”. Suas imagens recuperam ora a elegância de Cartier Bresson e Saul Leiter, ora a atmosfera, de Duane Michaels. Participou do curso de fotografia autoral no MAM, São Paulo, ministrado pelo fotógrafo Marcelo Greco. Atualmente participa do grupo de estudos supervisionado pelo fotógrafo Carlos Moreira.

      Cesar Ricardo Palmeira é especializado em Processos Fotográficos. Tem seu olhar voltado ao centro histórico de São Paulo, onde suas imagens evocam em alguns momentos Cristiano Mascaro e André Kertesz. Como fotógrafo autoral faz uso dos equipamentos tanto analógicos quanto digitais para captura de imagem. Atualmente participa de estudos com Carlos Moreira.

      Karina Seino é bacharel em, Fotografia Aplicada. Entre as afinidades visuais de seu trabalho, na mostra, a relação com os noturnos de Brassai é pontual. Sua pesquisa com papéis é uma constante, desenvolvendo trabalhos na área de conservação de acervos fotográficos, confecção de papéis e invólucros específicos para fotografia.


      Maurício Tauil é psicólogo clínico. Tem a fotografia como meio expressivo da subjetividade humana. O despojamento do foco central da imagem (a presença humana) com o dorso para o expectador evoca aproximações com algumas propostas visuais de Cartier Bresson e Carlos Afonso Dias. Tem se voltado à cor como veículo a expressão subjetiva. Tem participado do grupo de estudos supervisionado pelo fotógrafo Carlos Moreira.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •