• NOTICIAS

      23/09/2013 | São Paulo Skills 2013 - Senai

      SENAI-SP PROMOVE MAIOR COMPETIÇÃO DE EDUCAÇÃO  PROFISSIONAL DA INDÚSTRIA

      Mais de 700 estudantes de todo o Estado de São Paulo terão de comprovar habilidades práticas e conhecimento teórico em situações que simulam o cotidiano profissional. Da Região Metropolitana de Campinas devem participar cerca de 60 alunos das escolas Senai de Campinas, Valinhos, Sumaré,Santa Bárbara D’ Oeste e Mogi Guaçu. O Ciesp-Campinas organiza caravana de empresários para conhecer esses projetos de inovação.

      Alunos de diversas áreas tecnológicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) participam do São Paulo Skills 2013, que acontece de 25 a 28 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Com o objetivo de promover e incentivar o ensino profissionalizante no país, o evento também proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar situações semelhantes ao dia a dia da vida profissional. O evento é aberto à visitação pública e a entrada é gratuita. O São Paulo Skills inclui provas teóricas e práticas. Os alunos testam as soluções propostas e buscam descobrir a maneira mais eficaz de realizar cada processo industrial. Neste ano, o evento tem a participação de 727 alunos de 83 unidades do Senai-SP, competindo em 55 modalidades de 17 áreas tecnológicas. Os participantes com deficiência participarão da disputa em duas modalidades: Tecnologia da Informação – Solução de Software e Costura.

      Durante os dias de competição, os estudantes recebem um projeto para ser interpretado. Depois, eles planejam a execução das tarefas, momento em que seus conhecimentos e habilidades são avaliados. Por fim, após se familiarizarem com os equipamentos, os competidores trabalham para entregar o produto final em um prazo máximo de 22 horas. Os vencedores de cada ocupação profissional são definidos por uma comissão técnica e os três melhores trabalhos de cada modalidade receberão os prêmios no domingo (29/09).

      Caravana de Empresários – O Ciesp-Campinas organiza uma caravana de empresários da região para o dia 25 de setembro,para o São Paulo Skills, com saída marcada para as 7 horas, na sede da entidade regional, com o objetivo de conhecer esses projetos de inovação desenvolvidos pelos alunos do Senai, de todo o Estado de São Paulo.

      Para mais informações acesse o site: www.saopauloskills.sp.senai.br

      Resultados – Para o presidente do Senai-SP e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, a competição é um celeiro de talentos e um incentivo à capacitação profissional. “A medalha é como um selo de excelência profissional, pois os alunos são desafiados a superar limites. Ganhar uma delas pelo conhecimento acumulado é vibrante e os alunos que conseguem são muito disputados pelo mercado”. Skaf ainda observa que a competição revela o que se faz no cotidiano do Senai-SP. “É uma demonstração do esforço e da dedicação de alunos, professores e demais colaboradores das unidades de ensino profissionalizante da indústria paulista.”

      Já o Diretor Regional do Senai-SP, Walter Vicioni, acredita que o evento é uma oportunidade de mostrar a eficiência dos serviços educacionais oferecidos pelo Senai-SP. “A entidade preza o seu processo educacional e está sempre atenta às novas tecnologias. Se reinventar sem perder a essência é o que permite atender as futuras gerações”, afirma.  Vicioni ainda destaca que uma das premissas da entidade é o “aprender fazendo”, e que esse modelo tem sido um grande eixo norteador da instituição. “Mas além de serem estimulados nas oficinas e nos laboratórios a unir a teoria e a prática, nossos alunos aprendem que o importante é fazer bem feito.”

      Os melhores colocados na etapa paulista da competição garantem vaga para a etapa nacional, que será realizada em 2014, com alunos de unidades do Senai de todo o país. No ano passado, durante a 7º Etapa Nacional, o Estado de São Paulo foi o vencedor, com 38 medalhas: 25 de ouro, 8 de prata e 5 de bronze, além de 8 diplomas de excelência. Os melhores da etapa nacional participarão da competição internacional, o WorldSkills, que será realizada em 2015, na cidade de São Paulo.

      Inova Senai – Paralelamente ao São Paulo Skills, será realizado o Inova Senai, evento tecnológico que apresentará 80 projetos de aplicação industrial, com o objetivo de revelar novos talentos para diversos setores da indústria. A iniciativa estimula o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de tecnologias.

      Serviço
      São Paulo Skills 2013

      Visitação: Dia 25 (das 14h às 17h), dias 26, 27 e 28 (das 9h às 17h)
      Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo, SP)
      Entrada franca

      Premiação
      Data e horário: 29 de setembro, domingo, das 14h30 às 18h30
      Local: Grande Auditório do Anhembri (Av. Olavo Fontoura, 1.209)





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •