• NOTICIAS

      09/10/2013 | Emmanuelle Allkmin - Educação e Acessibilidade

      Secretária da Pessoa com Deficiência fala sobre políticas públicas

      Palestra foi proferida na Pontifícia Universidade Católica de Campinas

      A secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Allkmin abriu o ciclo de palestras do Encontro “Educação e Acessibilidade: conceitos, pespectivas e tecnologia assistiva”, na quarta-feira, 2 de outubro, no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Campinas, com o tema “Os direitos das pessoas com deficiência na perspectiva das políticas públicas”.

      A acessibilidade e a inclusão permearam as discussões entre os profissionais das áreas de educação, saúde e cultura que participaram do evento, organizado pela professora e coordenadora do Programa de Acessibilidade (Proaces) da PUC-Campinas, Carmem Ventura.

      A abertura do encontro foi feita pelo pró-reitor de graduação, Germano Rigacci Júnior. A secretária Emmanuelle destacou em sua palestra a necessidade da sociedade refletir sobre os direitos e os deveres da pessoa com deficiência, traçou um panorama histórico sobre o conceito de cidadania e as mudanças no mundo ocidental. “Quando temos a garantia de recursos de acessibilidade e as barreiras atitudinais são eliminadas, a deficiência desaparece”, afirmou Emmanuelle.

      A secretária lembrou ainda que a partir do artigo 1 da Convenção da ONU, que define as pessoas com deficiência como “aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas”.

      A assessora da secretaria e audiodescritora Bell Machado também participou do encontro e encerrou o evento com a palestra “Audiodescrição como ferramenta pedagógica”, na qual explicou como o recurso da audiodescrição pode ser utilizado para o ensino das pessoas com deficiência visual.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •