• NOTICIAS

      16/03/2010 | Escola de Governo de Campinas (EGC)

      Escola de Governo promete fiscalizar aplicação do dinheiro público

      Por iniciativa do vereador Antônio Francisco - O Politizador (PMN) - a primeira parte da reunião ordinária desta segunda-feira (15/03) foi destinada a apresentação da Escola de Governo de Campinas (EGC). De acordo com a diretora geral da instituição, professora Maria Piedade Eça de Almeida, este será um ano de grandes desafios, com a realização de cursos, estímulo permanente à cidadania e o aprofundamento das ações políticas.

      Segundo ela, as atividades da EGC terá três grandes eixos de atividades em 2010.

      O primeiro será o da Ação Política – que deverá resultar na criação do Observatório Social de Campinas - que pretende ser um instrumento de fiscalização e  aplicação do dinheiro público. Segundo a professora, com o acompanhamento externo de processos de licitações e contratações, a Prefeitura de São Paulo produziu economia de U$ 100 milhões. Além da implantação do Observatório, a EGC pretende realizar este ano o I Fórum de Conhecimento de Prática Política Cidadã e Supra Partidária (que ainda não tem data definida) e a instalação da Escola Campineira de Orientação e Liderança ao Idoso.
      O segundo eixo das atividades será o de “Cidadania”, com a oferta de cursos de curta e média duração, semi presenciais. Haverá cursos para assessoria parlamentar; sobre novos parâmetros de lideranças públicas e comunitárias, capacitação para consultoria política e de conscientização para participação política como dever de todo cidadão.


      O terceiro eixo prevê curso de planejamento urbano e eco-sustentabilidade. Entre outros itens, o curso pretende fazer uma avaliação do Plano Diretor de Campinas e da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Também haverá cursos de desenvolvimento sustentável, saneamento e resíduos sólidos, capacitação para avaliação de impacto ambiental, mudanças climáticas e capacitação para perícia ambiental.

      O curso de planejamento urbano também vai debater com profundidade os 10 Mandamentos da Natureza Urbana – levado pelo vereador Politizador ao Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre entre os dias 25 e 29 de janeiro – e que defende a reorganização das cidades por meio de fiscalização do poder público e a adoção de comportamento ambientalmente correto pela população.

      A aula inaugural da EGC está marcada para o dia 25 de março – das 19h às 22h, no plenário da Câmara. Já confirmaram presença, o ex-ministro Almir Pazzianotto, a professora- doutora Claudia Costin, a professora e vereadora em São Paulo, Mara Gabrilli e a senadora e professora Marisa Serrano.


      Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •