• NOTICIAS

      19/11/2013 | O Ovo da Serpente

      Livro relembra a luta contra a epidemia que quase dizimou Campinas


      Com o surto da febre amarela como plano de fundo, “O Ovo da Serpente – Campinas / 1889” narra o cotidiano das famílias campineiras que permaneceram na cidade para combater a doença.


      Com seu lançamento marcado para o dia 26 de novembro, às 19h30, no Tênis Clube de Campinas, o livro “O Ovo da Serpente – Campinas / 1889” mostra a triste e emocionante luta contra a epidemia que quase dizimou a cidade no final do século XIX, mais precisamente entre os anos de 1889 a 1899.

      O evento contará com a presença de autoridades da região e famílias tradicionais de Campinas, que tem em sua história familiar a luta contra a febre amarela.

      Para escrever “O Ovo da Serpente – Campinas / 1889”, Jorge Alves de Lima realizou uma pesquisa primaria: utilizou jornais atas das reuniões da Câmara dos Vereadores, cartas dos médicos envolvidos no tratamento da doença, como “Costa Aguiar” e documentos oficiais de pesquisas realizadas pela Unicamp na época.

      Com objetivo claro de preservar uma parte pouco conhecida da história de Campinas o livro, que nas palavras do próprio autor segue o propósito de “preservar as fontes e deixa-las como pistas para os historiadores do futuro”, apresenta uma oportunidade única para aquelas pessoas que desejam conhecer a fundo a história da cidade onde vivem.


      Sobre o autor

      Jorge Alves de Lima é advogado, formado pela PUC Campinas, e atualmente é Diretor do Centro de Ciências, Letras e Artes. Faz parte da Academia Campinense de Letras. Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas. E ao longo de trinta e cinco anos foi procurador da Prefeitura Municipal de Campinas.


      Serviço:

      Lançamento do livro “O Ovo da Serpente – Campinas / 1889”
      Data: 26 de novembro de 2103
      Hora: 19h30
      Local: Tênis Clube de Campinas – Rua Cel. Quirino, 1346 – Cambuí, Campinas
      Telefone: (19) 3721-6850





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •