• NOTICIAS

      19/11/2013 | ABAL - Encontros Musicais

      Soprano, barítono e baixo de S. Paulo unidos em recital

      Três vozes líricas do cenário lírico de S. Paulo se apresentam na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, às 20 horas, no auditório da Associação Campineira de Imprensa (rua Barreto Leme, 1479, Centro), em realização da ABAL Campinas dentro dos concertos denominados “Encontros Musicais”. Contando com a direção artística do renomado baixo Eduardo Janho-Abumrad, o soprano Patricia Baptista Amaral, o baixo Julio Pavanello, o barítono Jessé Vieira e o pianista João Moreira Reis percorrem trechos de óperas de Bellini, Donizetti, Mozart, Verdi, Bizet e Leoncavallo, como o dueto Il rival salvar tu puoi... Suoni  la tromba (I Puritani); as árias Ah! Fors’e lui (La Traviata), L’orage s’est calmé (Le Pêcheurs de Perles), Udite, udite, o rustici (L’Elisir d’amore), Qual fiamma  avea  nel  guardo; o dueto Silvio! A quest’ora... che imprudenza. (I Pagliacci), e as árias Come dal ciel precipita-(Macbeth), O de’ verd’anni miei, Carlo io muoio (I Masnadieri)  e Ah! Tace ingiusto core (Don Giovanni).

      A mineira Patrícia Baptista Amaral é soprano e tem graduação em Canto pela Escola de Música da UFMG (2004). Está sob orientação do professor Eduardo Janho-Abumrad desenvolvendo o repertório para soprano lírico. Em Belo Horizonte, atuou como solista em óperas junto à Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, sob regência do maestro Sílvio Viegas, incluindo “Così Fan Tutte” (Despina), “As Bodas de Figaro” (Barbarina), “A Flauta Mágica” (Pamina). Apresentou-se ainda como solista em várias óperas em concerto, na Sala Juvenal Dias (Palácio das Artes). Entre 2001 e 2005, Patrícia integrou e foi solista do “Ars Nova Coral da UFMG”, sob regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. Foi também corista contratada do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado, em BH. Em 2002, apresentou-se com a Orquestra de Violoncelos “Cello 12 th”, da Virgínia (USA), cantando as “Bachianas Brasileiras- nº 5” (Villa Lobos), em tournée mineira. Destacam-se ainda em seu repertório, “Exultate Jubilate” (Mozart), “Easter Oratorio” (Bach), “Te Deum em Ré Maior” (atribuído a Manoel Dias de Oliveira), entre outros.

      Júlio Pavanello é natural de São Paulo, iniciou seus estudos de canto com a professora Rosíris Del Bianco. Em 1995 foi convidado pelo Maestro Luiz Fernando Malheiro para integrar o elenco de uma produção da ópera La Bohème, de Puccini, no papel de Colline. No mesmo ano passou a integrar o Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, onde se apresentou na série Vesperais Líricas interpretando importantes personagens do repertório de baixo, como Banquo, da ópera Macbeth, Padre Guardiano, da ópera La Forza del Destino (ambas de Verdi); Baldassare (La Favorita) e Raimondo (Lucia di Lammermoor), de Donizetti; Giorgio (I Puritani, de Bellini); Il Duca d’Arcos (Salvator Rosa, de Carlos Gomes); Rocco, no Fidelio de Beethoven. Em cena já cantou as óperas: Il Barbiere di Siviglia, de Rossini, (Don Basilio); Rigoletto, de Verdi (Sparafucile); I Capuleti Ed i Montecchi de Bellini (Capellio); Fosca, de Carlos Gomes (Il Doge); The Mikado, de Sullivan (Pooh Bah); L’Elisir d’Amore, de Donizetti (Dulcamara); Carmen, de Bizet (Zuniga); além de peças Sacras (Réquiem e Missa da Coroação, de Mozart; Theresienmesse de Michael Haydn) e um variado repertório camerístico. Participou de Master Classes com Vladimir de Kanel, Fedora Barbieri e Ievgeni Nesterenko. Atualmente trabalha sob orientação do baixo Eduardo Janho-Abumrad.

      O barítono Jessé Vieira, barítono, nasceu em Itapeva, SP, e iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Tatuí através do violoncelo. Foi integrante do Coro dessa instituição atuando como solista no Réquiem de Fauré, Missa Lord Nelson, de Haydn, Missa de Villani-Côrtes, Vesperas Solenes, de Mozart, entre outras obras. É formado em canto na classe de Marcos Thadeu, pela EMESP e na Opera Estudio, de Mauro Wrona, integrando as operas: Orfeu no Inferno (Offenbach), Der Freischütz (Weber), Viva la Mamma! (Donizetti), além de trechos de Flauta Magica (Mozart) e La Bohème (Puccini) para TV Aparecida e Rede Vida. Atualmente integra o Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo e realiza estudos de musica na Escola Municipal.

      João Moreira Reis (Piano)
      Natural de Barretos, SP, onde iniciou os estudos musicais e de piano com Janette Bampa, tendo se diplomado pelo Conservatório Musical "Carlos Gomes".  Posteriormente concluiu o curso de piano pela Faculdade Paulista de Arte, na capital paulista, onde estudou com Vera Velloso e André Müller, com quem retomou os estudos de aperfeiçoamento técnico e estilístico em 2004. Desde 1985, colabora ao piano com cantores eruditos, acrescentando à atividade de solista a de camerista, com apresentações no Brasil, Alemanha e Itália, em salas como MASP e Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Estúdio Bennet Kleintje, em Munique/Alemanha, Auditório RAI de Turim, Palazzo Ottolenghi, de Asti, e Academia Européia de Música de Erba, na Itália. Registrou para a Europa Rádio de Milão e gravou o CD “Dedicatórias”, pela Algol (São Paulo). Luiz Gonzaga de Oliveira (Brasil), Fábio Luz e Adriana Maimone (Itália) são nomes que influenciaram seu aperfeiçoamento. Ao lado de sua carreira como solista e camerista, João Moreira Reis dedica-se também ao ensino do piano, tendo atuado em diversas instituições de ensino musical, como no Conservatório Musical “Carlos Gomes", de Barretos-SP, na Escola de Música “Estúdio Musical”, de São Paulo, além de ser pianista acompanhador em masterclasses de canto de cantores como Franco Iglesias, Eduardo Janho-Abumrad, entre outros.

      Entrada franca.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •