• NOTICIAS

      19/03/2010 | Centro de Reabilitação no Boldrini

      Governo estadual inaugura Centro de Reabilitação em Campinas

      Unidade é o primeiro Centro do interior e será coordenado pelo Centro Infantil Boldrini em parceria com a Unicamp.

      O primeiro Centro de Reabilitação da Rede Lucy Montoro no interior paulista será inaugurado no dia 22, às 14 horas, em Campinas (SP). O Centro faz parte do Programa de Reabilitação instituído pelo governo do Estado de São Paulo. O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, doutora Linamara Rizzo Battistella, o superintendente do Hospital das Clínicas da Unicamp, doutor Luiz Carlos Zeferino, e a presidente do Boldrini, doutora Silvia Brandalise, participam da inauguração.

      O Centro de Reabilitação Lucy Montoro foi construído na cidade campineira em área de 4 mil metros quadrados e exigiu 11 milhões de reais em investimentos do governo do estado. Oferecerá reabilitação integral, com procedimentos de alta complexidade e tecnologia de ponta no país.

      “A Rede Lucy Montoro trará qualidade de atendimento à população da região, associando assistência a recursos humanos qualificados”, afirma a doutora Linamara Rizzo Baatistella.

      O Centro atenderá pessoas com deficiência física da macrorregião de Campinas. Segundo o IBGE, há cerca de 250 mil pessoas com deficiência na região. Serão beneficiados crianças e adultos com deficiências físicas provocadas por acidentes, doenças congênitas e crônicas, que resultem em comprometimento da mobilidade.

      Dividido em ambientes especialmente preparados para oferecer maior conforto aos usuários e seus acompanhantes, o Centro possui o que há de mais moderno em infraestrutura e equipamentos. Tecnologia rara no País, disponível na nova Unidade, a Podobarometria avalia e identifica a distribuição das áreas de pressão na planta dos pés durante a marcha. O exame é muito útil para os tratamentos de dores crônicas, alterações de sensibilidade nos membros inferiores, tanto na cicatrização de feridas, quanto na correção de postura e movimentos e para evitar deformidades, segundo o doutor Donaldo Jorge Filho, coordenador da equipe de reabilitação de amputados do Instituto de Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo, que integra a Rede.

      “A criação desse Centro de reabilitação em muito melhorará a qualidade da atenção às pessoas com deficiência física. A vinculação com a Unicamp promoverá a capacitação de mais profissionais das áreas envolvidas, como fisiatria, fonoaudiologia, terapia ocupacional e outras. A participação do Centro Infantil Boldrini na gestão da nova unidade proporcionará agilização nos processos de contratação e administrativos”, afirma a Doutora Silvia Brandalise.

      Segundo a fisioterapeuta Fernanda Barilari Vidal, o Centro terá também como recurso de reabilitação um simulador de equitação, que oferece as vantagens e benfeitorias da simulação dos movimentos do cavalo, trabalhando o equilíbrio e transferência de peso.

      Outras tecnologias de ponta serão utilizadas no processo de reabilitação, como o Biofeedback com Eletromiografia, sistema norte-americano de exercício com estímulo muscular, que medirá o estímulo enviado pelo equipamento e a respectiva resposta muscular do paciente. Além disso, disponibilizará Bicicleta com Estimulação Elétrica Funcional, que permitirá a quem sofreu lesão medular se exercitar num equipamento similar a bicicleta ergométrica. O espaço conta ainda com maca ortostática, que sustenta o paciente com paraplegia em pé para o treino de hipotensão postural.

      A Unidade de Campinas possui também laboratórios de Eletroneuromiografia e de Potencial Evocado, que fazem a avaliação muscular nervosa dos membros e do sistema nervoso central, respectivamente. Os usuários do Centro terão à disposição uma oficina de órteses e próteses e receberão tratamento diferenciado com desenvolvimento e fornecimento das peças e acompanhamento do uso, e contarão também com laboratórios de análise do movimento e de urodinâmica.

      Visando o conforto do paciente e do acompanhante, a Unidade também oferece 13 leitos-dia individuais, com banheiro e poltrona reclinável para o acompanhante. Compõem também a Unidade praça de convivência, sala de terapia ocupacional, adulto e infantil, sala de condicionamento físico, fisioterapia, fonoaudiologia, oficinas terapêuticas, piscina aquecida, oficinas profissionalizantes e de artes, e sala de psicomotricidade, além  de brinquedoteca.

      O Laboratório de Atividades de Vida Diária e Espaço dos Sentidos também irão auxiliar na recuperação das funções. Uma equipe multiprofissional formada por fisiatras, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, nutricionistas, dentistas, pedagogos, assistentes sociais e brinquedistas estarão à disposição para acelerar e recuperar a confiança e autoestima das pessoas de deficiência.

       

      Boldrini

      O Centro Infantil Boldrini, hospital filantrópico de Campinas, referência latino-americana, há 32 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 7 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) via SUS. É considerado como um dos centros mais avançados do país, que reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento especializado, com índice de cura de 70% a 80% em alguns tipos de câncer.

      www.boldrini.org.br



       

      Serviço:

      Inauguração do Centro de Reabilitação Rede Lucy Montoro

      Dia 22 de março -  14 horas

      Rua Márcia Mendes, 619 - Cidade Universitária - Campinas



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •