• NOTICIAS

      26/11/2013 | Startup Grind - Mark Neeleman

      Startup Grind chega a Campinas pelas mãos de Mark Neeleman

      Evento, que já é sucesso em vários países do mundo, será realizado pela primeira vez em Campinas nesta quarta-feira, 27 de novembro, na Uniazul, para educar e conectar empreendedores

      Ele é jovem, cheio de idéias e bons contatos. Americano, nascido no estado de Utah e filho de um casal de missionários mórmons, Mark Neeleman esteve no Brasil pela primeira vez em 1997, como missionário, e residiu em Presidente Prudente - interior de São Paulo. Anos mais tarde, se tornou chefe de missão e chegou a comandar cerca de 20 mil mórmons da região, o que o lançou como administrador. Formou-se em Estudos Internacionais pela Universidade de Utah, é especialista em Marketing e, juntamente com seu irmão mais velho, David Neeleman, participou ativamente da fundação da primeira companhia aérea 100% brasileira - a Azul Linhas Aéreas – motivo pelo qual ele está prestes para se tornar o cabeça das startups no Brasil, com a chegada da Startup Grind, um projeto norte-americano de sucesso que tem como objetivo educar, inspirar e conectar empreendedores.

      O conceito de startup pode ser definido como um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. É começar uma empresa do zero, estudando seu mercado, analisando cenários e buscando transformar uma idéia em lucro a curto prazo. Foi assim com a Azul Linhas Aéreas, que entrou em operação em dezembro de 2008, com uma equipe de 150 funcionários e hoje, quase cinco anos depois, conta com mais de 9 mil funcionários e faturamento anual de mais de R$4 bilhões. “As empresas podem começar pequenas. Aliás, a maioria é assim. A questão é pensar como uma grande companhia e colocar metas. E é este conceito que quero trazer para o Brasil, por meio da StartUp Grind”, explica Neeleman.
      O primeiro encontro do grupo em Campinas, sob o comando de Neeleman, será nesta quarta-feira, dia 27 de novembro, a partir das 19h30, na Uniazul, Rua Sergio Fernandes Borges Soares, n° 1000, Bloco D, Distrito Industrial, ao lado do Aeroporto de Viracopos.

       

      E, os projetos de Mark Neeleman não param por aí. “Sou um visionário, tenho muitas idéias todos os dias e costumo dizer que invisto apenas naquelas que ficam na minha mente por mais de quatro anos. O restante eu simplesmente descarto ou guardo para outro momento”, conta Neeleman, que faz ainda um paralelo para definir o que realmente vale a pena colocar em prática. “Quatro anos é o tempo de maturação de um pé de bambu, madeira que não aparenta, mas é uma das mais resistentes”, explica o visionário, que vê nesse assunto outra possibilidade de mercado. “Gosto do bambu, quero transformá-lo em um forte negócio no Brasil, que o explora muito pouco ainda”, adianta.
       

      Monitoramento e vigilância no atual projeto

      Desde o mês de setembro, chegou ao mercado mais uma idéia que Mark decidiu colocar em prática ao lado do irmão David Neeleman. Com praticamente os mesmos investidores – venture capital -, US$ 100 milhões iniciais e mais três sócios, sendo dois deles também mórmons, a startup Vigzul Monitoramento Inteligente já nasceu com a mesma promessa da companhia aérea da família Neeleman: trazer a Campinas um novo conceito de segurança e monitoramento, com foco no atendimento ao cliente - assim como o modelo americano -, excluindo a terceirização de serviços.
       

      Jovens empreendedores na RMC

      O grande número de universidades, o perfil da região - considerada importante pólo de tecnologia do país -, e o fato de ser uma das cidades mais ricas do interior paulista, favorecem o surgimento de jovens empreendedores que começam cedo a jornada do próprio negócio e buscam fornecedores confiáveis para dar apoio ao crescimento de suas empresas.

      Dentro do conceito de startup, não há como afirmar se a idéia e projeto de empresa irão realmente dar certo. O modelo de negócios é como a empresa gera valor - ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. No caso da Vigzul, o modelo de negócios se baseia em oferecer serviços e atendimento próprios aos clientes, desde a venda, instalação, pronta-resposta e até o pós venda. “O que acontece hoje é que as empresas, principalmente desta área, terceirizam todas as etapas e perdem o controle do processo, prejudicando o cliente. Estamos padronizando toda nossa gama de produtos e serviços. Seremos a primeira empresa a utilizar tecnologia 100% Wi-fi nos equipamentos de segurança e vigilância e daremos total suporte ao cliente, que busca por segurança e tranqüilidade”, finaliza Mark Neeleman.

      Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta o crescimento de 35% ao ano no número de startups no Brasil. Os segmentos com maior número de investimentos são os de tecnologia da informação e eletrônica (15%), energia e óleo (15%), farmacêutica e médica (11%) e agronegócio (8%), seguidos por outras áreas com participações menores.

      Dentro do universo das 502 empresas brasileiras investidas pelos fundos atualmente, mais de 41% são empreendimentos em estágio inicial (20,9% receberam venture capital early stage, 13,1% capital startup e 7,6% capital semente).

      O investimento médio nas startups  brasileiras é de 420 mil dólares, enquanto o investimento médio por empresas dos fundos de venture capital fica em 4,41 milhões de dólares. A média para os fundos de private equity é 73,41 milhões de dólares investidos por empresa.

       

      Sobre a Startup Grind

      A Startup Grind é uma comunidade global projetada para educar, inspirar e conectar empreendedores. O grupo sedia eventos mensais em mais de 40 cidades e 20 países, apresentando fundadores locais de sucesso, inovadores, educadores e investidores que compartilham histórias pessoais e lições aprendidas para a construção de suas grandes empresas. Os encontros mensais e anuais proporcionam amplas oportunidades para se conectar com startups incríveis e as pessoas por trás deles, tocar em uma rede de apoio forte, formar conexões significativas e ganhar inspiração para uma jornada de arranque à frente.
       

      Mark Neeleman será o presidente da Startup Grind em Campinas e Região.


      SERVIÇO
      Startup Grind Campinas
      Data: 27 de novembro (quarta-feira), a partir das 19h30
      Local: Uniazul - Rua Sergio Fernandes Borges Soares, 1000, Bloco D, Distrito Industrial, Campinas/SP, ao lado do Aeroporto de Viracopos


      Informações e reservas:
      http://startupgrind.com/event/startup-grind-campinas-presents-mark-neeleman-azul-vigzul/

      Foto: Rodrigo Cancela





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •