• NOTICIAS

      28/11/2013 | Alckmin anuncia recorde de videoconferências

      Alckmin anuncia recorde de videoconferências realizadas no sistema prisional

      Implantado em agosto de 2005, sistema gera mais segurança para a população e economia para o Estado

      O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 28, que São Paulo deve atingir a marca inédita de 3 mil videoconferências realizadas no ano. Utilizadas no sistema prisional, as audiências transmitidas por vídeo permitem a comunicação segura entre as varas criminais e as unidades prisionais, gerando mais segurança para a população e economia para o governo paulista.

      "Nós estamos aumentando a audiência feita por teleconferência para evitar essa despesa [de transporte dos presidiários], que está crescendo. Esse ano já [foram realizadas] três mil teleaudiências. Temos todo o equipamento, todas as instalações na penitenciária e nos fóruns", sublinhou o governador Geraldo Alckmin durante a formação de mil novos agentes de escolta e vigilância penitenciária, realizada na manhã desta quinta-feira.

      De acordo com o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, de janeiro até outubro deste ano já foram realizadas 2.924 videoconferências em todo o Estado. Atualmente, há 68 salas equipadas, distribuídas entre 41 presídios paulistas, 22 fóruns do Tribunal de Justiça e 5 fóruns do Tribunal Regional Federal 3ª Região.

      Implantado em agosto de 2005, o sistema confere maior agilidade e segurança no andamento dos processos criminais, por meio da realização de audiências em tempo real. Utilizando tecnologias de videoconferência e telefonia IP (Protocolo de Internet), as videoconferências simulam todas as características de uma sala de audiência presencial e preservam os direitos dos envolvidos. O número total de teleconferências realizadas ao ano passou de 536 em 2005 para 2.924 em 2013 (até outubro).

      Lourival Gomes destacou que as Penitenciárias I e II de Avaré e o Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes, que abrigam presos líderes de facções criminosas, estão equipadas com salas para videoconferências.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •