• NOTICIAS

      10/12/2013 | ABAL homenageia Maestro Fausto Massaini

      Maestro Fausto Massaini

      ABAL HOMENAGEIA EM CONCERTO OS 100 ANOS DO MAESTRO FAUSTO MASSAINI


      O maestro Fausto Massaini marcou seu nome na história artística de Campinas de várias maneiras. Pianista do tempo que os filmes mudos eram projetados nas telas com música de piano tocado ao vivo, Fausto Massaini foi um musicista muito presente e participativo na vida cultural campineira, animando e incentivando entidades artísticas, entre elas, Centro de Ciências, Letras e Artes até o Clube dos 21 Irmãos Amigos até a Associação Campineira de Imprensa. Figura entre os fundadores de entidades como o Centro de Poesia e Artes de Campinas e ABAL, passando por outras hoje inativas, como a SCALA e a Cantorum. Sugeriu em entrevista ao Correio Popular a criação do MIS – Museu da Imagem e do Som, de Campinas, após ter conhecido no Rio de Janeiro o MIS local, que gravava em voz e vídeo o depoimento de grandes artistas do Rádio e TV, intelectuais ou membros da Academia Brasileira de Letras, figuras folclóricas populares, etc. Fausto Massaini era, também, o pianista dos programas de auditório, ao vivo, que a Rádio Educadora e a Rádio Brasil de Campinas realizavam. Além de pianista, foi professor de Conservatório, compositor e arranjador, sendo autor do Hino de Paulínia, que possui versos do poeta João Gurgel Júnior.
       

      Para relembrar o primeiro pianista da ABAL Campinas, que acompanhou centenas de cantores líricos em recitais, concertos, correpetições, concursos etc., a entidade realiza o concerto comemorativo ao seu centenário na próxima sexta-feira, dia 13/12, às 20 horas, no auditório da ACI (Rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591). Fausto Massaini nasceu em 31 de dezembro de 1913 e dentro de poucos dias, se vivo, completaria 100 anos. Participam da homenagem o mezzosoprano Vera Pessagno Bréscia, barítono Nelson Nicola Dimarzio, tenores Alcides Acosta, Vicente Montero, Edson Juliano, Sérvio Sotello e Antonio Stopiglia, bem como instrumentistas que integraram conjuntos musicais e típicas de Tango com o maestro, como Cidinha Gadioli (Harmônica) e Gilberto Portilho (Clarinetista). Ao piano, Chiquinho Costa. O repertório terá canções italianas, brasileiras e natalinas, como Rimpianto (Serenata de Toselli), Dicitencello Vuje, Chitarra Romana, Firenze Sogna, L’Alba Separa dalla Luce L’Ombra, Chão de Estrelas, Canção da Felicidade, O Ébrio, Ave Maria (Erotides de Campos), El día que me quieras (Gardel), Eis dos Anjos a Harmonia (Tradicional), e a ária da Il Trovatore, Il Balen del Suo Sorriso.

       

      Gilberto Portilho, que dirige o Ensemble de Clarinetas Jayoleno dos Santos, preparou para esse concerto um repertório instrumental com trechos prediletos de óperas de Verdi como o Preludio da La Traviata; árias da Rigoletto: Questa o Quella; Tutte le feste al tempio; Sí, tremenda vendetta; La Donna è Mobile e, também, de Puccini, E Lucevan le stelle (Tosca) e Nessun Dorma (Turandot).

       

      Como convidada especial, assistirá o concerto a filha do maestro Fausto Massaini, Maria Tereza Massaini, e seus filhos. Maria Tereza reside em St. Paul, Minnesota, nos Estados Unidos, e se encontra em férias em Campinas para visitar os filhos.

       

      Entrada franca.

       

      Alcides L. Acosta

      Jornalista

      MT 9533





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •