• NOTICIAS

      20/03/2010 | Regina Marcia Moura Tavares

      De Regina Márcia:

      Tenho enorme prazer em passar-lhes para ciência e divulgação, se for o caso, a carta abaixo que ontem recebi do Ministério das Relações Exteriores avisando-me do envio de meu livro "BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS:PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE" a várias Comunidades de Brasileiros nos EE.UU., assim como a inúmeras da Europa e a outros continentes, pelos motivos expostos no próprio texto.
       
      Tive oportunidade de falar em outubro passado a convite do Itamaraty para representantes de comunidades do mundo todo e minha proposta de preservação do patrimônio lúdico da infância foi bem compreendida.
       
      O que me causa espanto e incômodo, por ser lamentável, é que após 20 anos de trabalho com tal projeto, tendo falado a convite de Ministérios da Cultura e Universidades em toda a América Latina e em nosso próprio país, não consegui sensibilizar  as Secretarias de Educação e Cultura do Estado de São Paulo e nem as do município de Campinas.Diga-se de passagem que enviei exemplares do livro às citadas Secretarias e ao nosso atual prefeito, sem sequer ter recebido resposta.

      Em que nível está, efetivamente, a preocupação com a Educação e a Cultura em nosso país, em nossa cidade? Carnaval, Futebol e Samba não formam cidadãos! 


       
      A CARTA :

      Cara Professora Regina,


      É um prazer informá-la que na data de hoje 100 livros (vol 1 &  2) foram enviados aos Estados Unidos. Utilizando a sua carta como base, foram enviados despachos telegráficos aos Consulados, que serão encarregados de enviar o material acompanhado pela sua carta às organizações.

      Os seguintes consulados receberam um despacho telegráfico com instruções para que encaminhem os livros para as organizações que trabalham com educação e cultura brasileira:
      Atlanta, Boston, Chicago, Hartford, Houston, Los Angeles, Miami, Nova York, São Francisco e Washington

      Texto do despacho telegráfico enviado:

      "Informo e rogo providências. Por ocasião da II Conferência Brasileiros no Mundo, realizada em outubro de 2009, participou da mesa “Cultura e Educação” a Prof. Regina Márcia Moura Tavares, antropóloga e especialista em preservação do patrimônio cultural infantil.

      2. Ao expor alguns aspectos da metodologia contida em seu trabalho “Brinquedos e Brincadeiras: Patrimônio Cultural da Humanidade”, observou-se que tal projeto constitui excelente canal para a manutenção da língua portuguesa e preservação da cultura das crianças, uma das reivindicações mais presentes nas comunidades brasileiras no exterior. Segundo a autora, “a preservação desse recorte da memória social cumpre inúmeras funções – estimula a criatividade e promove o desenvolvimento psico-social, levando as crianças e as comunidades que as contêm à percepção de que todos somos seres produtores de cultura em caráter permanente, agentes histórico-sociais construtores do passado, do presente e do futuro de nossas sociedades, fato este que por si só fortalece a auto-estima”.

      3. Tendo em vista o interesse despertado pela apresentação, a Professora Tavares gentilmente providenciou doação à SGEB de 400 exemplares do referido livro, publicado pela Pontes Editoras com apoio da UNESCO, a serem destinados a organizações e iniciativas brasileiras no exterior envolvidas com a educação infantil e preservação da cultura brasileira.

      4. Encaminho por GMD 10 exemplares do livro e fascículo doado pela Prof. Tavares para encaminhamento a organizações na jurisdição do Posto que trabalham com a educação e preservação da identidade cultural de crianças brasileiras a exemplo de X (aqui inserimos os nomes das organizações que conhecemos em cada jurisdição).

      5. Observo que a autora da obra encaminhada está à disposição para auxiliar organizações e indivíduos interessados neste trabalho para o melhor aproveitamento das propostas contidas. Seguem dados para contato com a autora:
       

      Acredito que o material será extremamente proveitoso para as organizações atuantes nos EUA.

      Semana que vem daremos início ao envio para os países da Europa."

      Obrigada mais uma vez.
      Atenciosamente,
      Adriana

      Adriana Telles Ribeiro
      Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior
      Ministério das Relações Exteriores

       

      Professora Regina Márcia Moura Tavares


      Licenciou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo em 1964 e realizou toda sua pós-graduação em Antropologia na mesma Universidade.
      Foi professora de Antropologia Cultural na própria U.S.P. e depois na PUCCAMP titular da mesma disciplina e de Cultura Brasileira totalizando, em 1998 quando se aposentou, 30 anos de vida acadêmica.

      E-mail: reg3mar@globo.com

       





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •