• NOTICIAS

      06/02/2014 | Emmanuelle Garrido Alkmin

      Centro Dia da Pessoa com Deficiência é referência em atendimento Serviço recebe visita de representante do município capixaba de Guarapari

       Com três meses de funcionamento, o Centro Dia da Pessoa com Deficiência, implantado pela Prefeitura de Campinas em novembro do ano passado, é citado como referência pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pelo atendimento oferecido ao usuário. O serviço, recebeu nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, a visita de representante do município de Guarapari (ES), que veio conhecer o trabalho realizado pelas secretarias municipais de Cidadania, Assistência e Inclusão Social e do Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida na implementação do equipamento.

      No período da manhã, a assistente social de referência técnica da Secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania da Prefeitura de Guarapari, Maiana Coutinho dos Santos, visitou as instalações da Sorri Campinas, onde funciona o Centro Dia. Acompanhada pela diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Controle da SMPDMR, Ana Maria Scognamiglio, e pela assistente social da SMCAIS que faz a gestão do Centro Dia, Joelma Neves Cavalcante, Mariana teve oportunidade de conhecer os serviços e interagir, tanto com a equipe que atuam no local como verificar o atendimento oferecido ao usuário.

      Uma reunião mais ampliada, realizada no Paço Municipal, fechou a visita com esclarecimentos específicos do processo de implementação do Centro Dia. Foram relatos sobre a construção conjunta de todo o processo que passou por diferentes etapas até a assinatura do co-financiamento com a entidade que executa o serviço.

      De acordo com Maiana, a visita na instituição e o bate-papo com técnicos das duas secretarias ofereceram uma base concreta para iniciar o processo em Guarapari. “Acredito que esse contato irá facilitar o processo de implantação do Centro Dia em Guarapari, pois tive oportunidade de conhecer todo o processo de discussão dentro do que é previsto nas normativas do MDS e verificar quais foram os desafios e as dificuldades desse trabalho”, disse.

      Para a secretária da SMCAIS, Jane Valente, é muito positivo receber outros municípios que venham conhecer os serviços oferecidos pela Prefeitura. “O Centro Dia tem sido muito cuidado e, quando o próprio MDS indica Campinas como referência é porque também avaliou a qualidade do atendimento oferecido em Campinas”, ressaltou.

      O Centro Dia é um equipamento fundamental para o resgate da autoestima da pessoa com deficiência, conferindo-lhe também a autonomia necessária para exercício da cidadania.

      “Esse equipamento, que é o segundo implantado no país, é fruto da transversalidade de atuação das pastas que integram a atual administração, e que preza pela inclusão plena da pessoa com deficiência. O fato do Centro Dia de Campinas ter sido referenciado, pelo Ministério do Desenvolvimento Social, como um polo para visitação técnica, evidencia a importância de sua criação e o reconhecimento do bom trabalho que a administração do Prefeito Jonas Donizette tem feito. Esperamos que a cidade de Guarapari tenha todo o sucesso nessa implantação”, falou a secretária da SMPDMR, Emmanuelle Garrido Alkmin.



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •