• NOTICIAS

      20/02/2014 | Conselho de Desenvolvimento da RMC

      Prefeito de Holambra assume presidência do Conselho de Desenvolvimento da RMC


      Aconteceu no dia 18 de fevereiro, no município de Holambra, a segunda reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC (CD-RMC), que reuniu grande parte dos Prefeitos da Região e teve a participação do Secretário de Desenvolvimento Metropolitano - Edmur Mesquita e do Prefeito de Morungaba – Beto Zem, que participa como convidado enquanto aguarda a decisão da Assembleia Legislativa para inclusão do município na RMC.
      A reunião teve início com a apresentação do balanço das atividades realizadas pelo Conselho e pela AGEMCAMP durante o ano de 2013, apresentada pela Diretora Ester Viana. Ester relembrou as reuniões entre os Prefeitos e Secretários de Estado, como no caso da Saúde, por meio da qual a Região conquistou o PAB regional, com a Secretaria de Transportes Metropolitanos e Secretaria de Desenvolvimento econômico, Ciência e Tecnologia e Secretaria da Casa Militar; reuniões com representante da CPFL visando discutir a municipalização dos serviços de energia elétrica, do DNIT e ALL para exigir melhorias na estrutura da linha férrea da Região e solucionar o problema da falta de segurança, entre outros.
      Ester Também ressaltou algumas moções assinadas pelos Prefeitos visando a melhoria dos serviços na Região, como a de apoio à renovação da outorga do Sistema Cantareira, sobre o projeto de lei que modifica o indexador para os municípios com dívidas com a União, além de ressaltar os debates da qual o Conselho e a Agência participaram, como o Fórum de Cultura, Seminários sobre Resíduos Sólidos, sobre Meio Ambiente, entre outros.
      Balanço
      O resultado de alguns dos projetos realizados com aporte do Fundocamp somam: 12 Unidades Básicas de Saúde inauguradas, 225 Unidades de Saúde informatizadas, 6 cidades interligadas pelo Sistema Regional de Videomonitoramento, 21 Academias ao Ar Livre instaladas, 14 Estações de Trabalho da Defesa Civil implantadas e 50 mil participantes das três edições da Re-Virada Cultural Regional.


      Eleição
      Após a apresentação do balanço, o então Presidente do Conselho, o Prefeito Milton Serafim, passou para a eleição na nova presidência, que assume por um ano os trabalhos. Por aclamação, foram eleitos o Prefeito de Holambra – Fernando Fiori de Godoy como Presidente, e a Prefeita de Sumaré - Cristina Carrara – como vice-Presidente. Também foram definidos os membros do Conselho de Orientação do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas), responsável por fiscalizar a utilização dos recursos financeiros. Foram eleitos os Prefeitos de Santa Bárbara d’Oeste – Denis Andia, de Santo Antonio de Posse – Maurício Comisso e de Pedreira – Carlos Evandro Pollo, além de Luiz Carlos Rossetti, representante do Governo do Estado.
      Ao passar o cargo para o Prefeito de Holambra, o Prefeito Milton Serafim afirmou que buscou fortalecer a consciência metropolitana. “Saímos com a sensação do dever cumprido. Valorizamos a união entre os prefeitos e implantamos a consciência do pensar metropolitano. Somente através da união entre nós, prefeitos, é que nos tornamos mais fortes para reivindicar junto ao Estado, União e a iniciativa privada projetos e parcerias em prol da nossa população metropolitana. Nosso objetivo continua: tornar a RMC a melhor região metropolitana do nosso país", ressaltou.
      O novo Presidente do Conselho, Fernando Godoy, agradeceu pela aclamação no processo de eleição e enfatizou o seu comprometimento em contribuir ativamente para decisões de cunho metropolitano na busca para fortalecer ainda mais a Região. O Secretário Edmur Mesquita parabenizou a todos os membros do Conselho pela eleição baseada na confiança mútua entre os Prefeitos e falou sobre o fortalecimento pelo qual vive a Região de Campinas. “Esse fortalecimento só é possível graças a convergência de ideias entre os membros, é o resultado do trabalho em conjunto entre o Governo do Estado e os Municípios”. Em seu discurso, o Secretário de Estado - Edmur Mesquita - informou que, atendendo a uma das solicitações dos Prefeitos da Região, agendou uma reunião entre os Prefeitos e o Secretário de Estado da Saúde – David Uip, para o dia 13 de março para discutir questões regionais.
      Durante a reunião, os membros do Conselho também aprovaram para este ano a realização do projeto de Re-Virada, que continua com aporte de R$ 60 mil para cada município, e Fórum Regional de Educação, a ser realizado nos dias 3 e 4 de abril, em município a ser definido.

      AGEMCAMP





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •