• NOTICIAS

      11/06/2014 | Dosagem hormonal através da saliva

      DOSAGEM HORMONAL ATRAVÉS DA SALIVA

      O biólogo Lúcio Lemos, especialista em dosagens hormonais através da saliva, estará em Campinas neste sábado (14 de junho), para um curso complementar para médicos, sobre os exames necessários para auxiliar
      no tratamento de doenças relacionadas à idade.

      Evento é organizado pela Fórmula & Cia. Manipulação e
      Drogaria, que comemora 25 anos de atuação em 2014.

      A Fórmula & Cia. Manipulação e Drogaria, traz à Campinas no próximo sábado (14 de junho), o biólogo e especialista em dosagem hormonal pela saliva, Lúcio Marco de Lemos, em um curso voltado para médicos e nutricionistas, para esclarecer quais exames são necessários para auxiliar esses profissionais no tratamento de doenças relacionadas à idade, quanto às dosagens hormonais femininas e masculinas. Esse curso, que faz parte das comemorações de 25 anos da Fórmula & Cia, acontece no Vitória Concept Hotel, em Campinas, das 8h às 17 horas.

      O biólogo Lúcio Marco de Lemos tem experiência de 37 anos em análises clínicas. É membro do Conselho Federal de Biologia (CFBIO, Brasil) para o período 2011/2015 e é mestre em parasitologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Dirige atualmente o Lemos Laboratório de Análises Clínicas, na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

      A diretora técnica da Fórmula & Cia, farmacêutica Márcia Piva Cano, afirma que a metodologia do exame dos hormônios na saliva, foi trazida dos Estados Unidos e permite uma análise mais precisa dos níveis hormonais. Essa metodologia permite ao médico ajustar a dose dos hormônios ministrados aos seus pacientes.

      Vantagens – A farmacêutica da Fórmula enumera algumas vantagens do método de dosagem hormonal através da saliva em relação a coleta de sangue, que é um método invasivo e depende de deslocamento aos laboratórios ou clínicas e demanda mais tempo. Ela explica que a coleta de saliva apresenta a conveniência de poder ser realizada em casa ou no local de trabalho, pelo próprio paciente.

      A farmacêutica acrescenta ainda que as amostras de saliva podem ser coletadas em qualquer parte do território nacional e enviadas a um laboratório, através de Sedex e os resultados liberados via Internet.

      Outro aspecto importante que ela ressalta é que os hormônios salivares são estáveis à temperatura ambiente, por um período de até 10 dias. As concentrações de hormônios na saliva são independentes do fluxo salivar.

       

      Perfil Hormonal Feminino – Auxilia no diagnóstico e monitoramento de irregularidades menstruais, dismenorreias, aumento de peso, infertilidade, baixa de libido, TPM e sintomas depressivos, entre outros. Distúrbios hormonais constituem uma questão muito comum no mundo feminino, porém, muitas vezes os mesmos passam despercebidos. A maneira mais simples e fácil das mulheres perceberem se há algum distúrbio hormonal é quando há alguma irregularidade na menstruação. Qualquer sinal de desarmonia no ciclo, seja pela amenorreia ou pelo sangramento uterino irregular, faz a mulher procurar urgente um ginecologista. No entanto, sintomas como irritabilidade (nervosismo), ansiedade (alteração de humor com sentimentos de hostilidade e raiva), depressão (com sensação de desvalia, distúrbios no sono, dificuldade de concentração), dor de cabeça, dor ou aumento da sensibilidade das mamas, retenção de líquidos e/ou inchaço e dor nas pernas, cansaço, desejos por alguns alimentos (como chocolates, doces e comidas salgadas) comuns da TPM, cólicas (dismenorreias), aumento de pelos no rosto ou queda de cabelo, muito raramente, move-se a buscar a ajuda de um especialista com a mesma urgência. Cabe lembrar que essas irregularidades também são causadas pelo desequilíbrio na produção de hormônios estrogênios e de progesterona ou ainda pela desregulação no funcionamento das adrenais.

      Perfil Hormonal Masculino – Auxilia no diagnóstico e monitoramento da disfunção erétil, impotência, baixa de libido, diminuição da massa muscular, queda de cabelos e infertilidade, entre outros. Cerca de 65% dos homens apresentam algum tipo de disfunção hormonal associada a distúrbios endócrinos, vasculares, neurológicos ou psicológicos.

      As disfunções hormonais são decorrentes de diversas etiologias, mas abalam o bem estar masculino, principalmente quando altera o desempenho ou a função sexual.

      Segundo dados estatísticos, 10% dos homens entre 40 e 70 anos apresentam algum tipo de disfunção erétil, sendo que apenas 30% destes procuram orientação médica.

      A disfunção erétil é o distúrbio mais comum do sexo masculino, entretanto, é o menos tratado no mundo. Uma das causas mais frequentes é a diminuição dos níveis de testosterona e/ou de outros hormônios androgênicos, que podem levar a impotência sexual, perda da ereção, infertilidade, diminuição da libido, redução de massa muscular, queda de cabelos e pelos, entre outras, como a depressão.


      Maiores informações sobre esse curso podem ser obtidas na Fórmula & Cia. através do fone 0800-111747 ou pelo e-mail falecom@formulaecia.com.br.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •