• NOTICIAS

      13/08/2014 | ABAL - Encontros Musicais

      Vozes de dois jovens talentos se juntam em recital

      Karen Stephanie   Cesar Camargo Schneider

      Faz cerca de 33 anos que a ABAL Campinas é fiel ao seu objetivo de oferecer um palco para as vozes líricas da cidade, em especial aos jovens cantores, que constroem suas carreiras. No recital da próxima sexta-feira, dia 15/08, 20 horas, no auditório Carlos Tontoli, da ACI (rua Barreto Leme, 1479, Centro, tel. 3234-2591), a soprano Karen Stephanie sobe ao palco para mais um recital e recebe apoio especial do tenor Cesar Camargo Schneider, atualmente aprimorando-se no conservatório do Teatro Mariinsky, de São Petersburgo, Rússia. Esses talentosos cantores prepararam um cuidadoso programa com peças de câmara de Antônio Carlos Gomes como Sul lago di Como, Canta ancor, Mon Bonheur, a ária de “Il Guarany”, Gentile di cuore, e da “Salvator Rosa”, a ária Ho fatto il mio dover. Seguem-se No puede ser, (Pablo Sorozábal), Cantiga de ninar (Francisco Mignone), Uma saudade (Márcia de Lorena), e as árias Che il bel sogno di Doretta e O Soave fanciulla (G. Puccini) e o Brindisi, de La Traviata (G. Verdi), encerrando o recital. Quem acompanha os cantores é o pianista José Francisco da Costa (Chiquinho Costa).

      Karen Stephanie tem 24 anos de idade e iniciou seus estudos musicais aos 9 anos, diplomando-se no curso técnico em música como pianista pela Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernest Mahle. Graduada no curso de Licenciatura em Música no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo - Campus de Ribeirão Preto - passou a dedicar-se ao estudo de canto quando ingressou no curso, no ano de 2008, tendo professores como Suely Freitas, Yuka de Almeida Prado e Celine Imbert. Interpretou obras do período Colonial Brasileiro em diversos concertos (2009 e 2010) sob a regência de Cristina Emboaba, regente dos corais da Unesp de Franca e Jaboticabal. Participou como solista no Festival de Música nas Montanhas (2011 e 2012), em Poços de Caldas, atuando em diversos recitais. Também participou do festival “Fiato al Brasile” na cidade de Faenza, na Itália (2012 e 2013), interpretando obras de Claude Debussy, Robert Schumann, Giuseppe Verdi, entre outros. Participou de diversos Congressos Internacionais ligados ao canto coral e canto lírico, promovidos pela USP/FFCLRP, com regentes como Antonio Pataneschi (Roma-Itália),Tobias Hiller (Tübingen-Alemanha), Miguel Felipe (Universidade de Boston-USA), Erik Westberg (Suécia), e se apresentou como solista no Encontro Internacional de Música Coral (2011) sob orientação da cantora norte-americana Sarah Meredith, da Universidade de Wisconsin, em Green Bay. Atualmente é orientada pela cantora lírica Juliana Starling, com quem desenvolve abrangente repertório.

      Cesar Camargo Schneider aos 8 anos de idade foi estudar com a professora Idalina Ruela, que o incentivou a continuar dedicando-se à música. Com 14 anos entrou para a EMPEM – Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, na classe do PhD Antonio Pessotti. Estudou técnica vocal nos anos de 2003 e 2007. Teve aulas com o barítono Yuri Jaruskevicius, como bolsista da Cia. de Ópera São Paulo em 2006.
      Em 2007, foi ganhador do concurso "Novos Jovens Talentos" do Programa do Raul Gil. Nesse mesmo ano teve aula com o tenor japonês Kohdo Tanaka. Nos anos de 2005 a 2008, Camargo Schneider foi solista da Orquestra Sinfônica de Americana nos concertos Brasil/Itália; Concerto Sacro; Missa “A Paixão de Cristo” e Rotary Concerto. Solista com a Banda Municipal de Americana no Concerto “Dia da Cultura e Paz”. Com a Cia. Ópera São Paulo, cantou o papel de Gastone na Ópera “La Traviata” de G. Verdi e no Concerto Sinfônico “Sarau de Ópera”. Aeneas na Ópera “Dido and Aeneas” de Henry Purcell em Rio Claro - SP. No ano de 2013, levou dois prêmios de 1o Lugar no Concurso Internacional “The Light of Christmas Star” em Helsinque na Finlândia – Canto Acadêmico e o de Duo com a pianista Laura Boaventura. Estudou no Conservatório Estadual de São Petersburgo “Rimsky Korsakov” de 2011 a 2014. Atualmente mora na cidade de São Petersburgo - Rússia, onde faz inúmeros concertos acadêmicos e como solista de orquestra, tendo apresentado, também, concertos em Moscou, Helsinque (Finlândia), Estocolmo (Suécia) e Tel Aviv (Israel). Cesar Camargo Schneider tem como preparador vocal o renomado professor Grayr Khanedanyan, no Mariinsky Theatre.

      José Francisco da Costa, ou Chiquinho Costa, é Bacharel em Piano e Doutor em Música pela UNICAMP. Especializado na área de acompanhamento de cantores líricos, participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba (2002 a 2005 e em 2007), e do 25º. ao 32º. Festival de Música de Londrina, PR, na classe de Ópera Studio. Foi pianista assistente dos professores Niza de Castro Tank, Neyde Thomas, Inácio de Nonno, Denise Sartori, Francisco Frias e Lenine Santos, entre outros. Pianista convidado em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas, UNICAMP. Em 2010 fez sua estreia internacional apresentando-se em Osaka, Japão, acompanhando o renomado tenor japonês Kohdo Tanaka, no recital dos seus 50 anos de carreira artística. Estagiou no Departamento de Música da UNICAMP como parte do Programa de Estágio Docente (PED), sob orientação da profa. Adriana Giarolla Kayama.

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •