• NOTICIAS

      14/08/2014 | Almanaque Café

      Dia 20 quarta-feira        GUILHERME LAMAS


      “Aos Domingos na casa da Vó (e do Vô também) “
      Homenageia Armando Monteiro que nos primeiros anos de sua carreira musical foi considerado um cavaquinista solo irretocável e virtuoso, o que o tornara entre
      ensaios e estudos do regional, vibrante e estimulado a compor suas obras. Além da homenagem,  a apresentação conta também com obras inéditas de Guilherme Lamas. Com Eloá Gonçalves- piano; Eduardo Pereira – cavaquinho; Guilherme Lamas – violão; Roberto Amaral – pandeiro. Participação especial do violonista Valter Silva.
      21h -  Couvert Artístico R$ 20,00

      Almanaque Café (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo – Campinas). Telefone (19) 32490014


      No show “Aos Domingos na casa da Vó (e do Vô também) “, o violonista Guilherme Lamas homenageia o músico campineiro, Armando Monteiro (Nino). Nascido no Parque Industrial, em 1927, Nino teve uma vida inteira dedicada ao Choro, influenciando gerações tal como seu neto, Eder Monteiro, maior colecionador de suas obras.
      Cavaquinista virtuoso e alternativo, Nino chamava atenção pelo seu modo de tocar e pela afinação peculiar que utilizava, permitindo novas possibilidades de tessituras sonoras. Compositor, Nino chegou a criar seu próprio regional – Regional Armando Monteiro – deixando uma obra riquíssima como herança não apenas para seus familiares e amigos, mas para Campinas.
      Guilherme Lamas iniciou seus estudos musicais ainda criança e lembra-se de Nino em suas apresentações musicais e participações nas rodas de choro no bairro. Chegou a tocar com ele em missas na igreja Santa Teresa d’Ávila e em sua casa, onde pôde observar desde cedo sua dedicação à música e destreza no instrumento.
       
      Nino (Armando Monteiro)
      Nascido no ano de 1927, em Campinas e falecido no dia 22 de junho de 2009, a trajetória musical do Sr Nino teve início em meados de 1945, formando um excelente regional de choro denominado Regional Armando Monteiro.
      Desde os primeiros anos de sua carreira musical, Nino já foi considerado um cavaquinista solo irretocável e virtuoso. Tal fato o tornou entre ensaios e estudos do regional, vibrante e estimulado a compor suas obras, as quais eram de bom grado aos demais amigos e músicos da época. Surgiu então sua primeira composição “Meu Primeiro Choro”, trabalho de dedicação e sentimentalismo musical partindo em seguida para inúmeras composições que emocionavam o público sendo interpretadas por seu Regional, como o caso da valsa “Estrelinhas”.
      Participou de vários outros regionais e grupos de Campinas, que geralmente ensaiavam em sua própria residência, na presença de familiares que o apoiavam. Além do seu cavaquinho solista, Sr Nino tocava com elegância e destreza o cavaco-banjo e cavaquinho base, chamando a atenção sua técnica rítmica de palhetada.
      Junto a seu irmão Alfredo, tiveram a ideia de mudar a afinação do cavaquinho, criando um novo estilo de modo que as cordas quebrassem menos e houvesse maiores possibilidades sonoras, para interpretar músicas de outros instrumentos como o bandolim e clarinete que possuem maior tessitura.

      Guilherme Lamas: Violão de 7 Cordas Base e Solo
       Músico formado em Violão Popular 7 Cordas no Conservatório Dramático Musical Carlos de Campos (Tatuí) em 2009. Estudou no conservatório com o maestro Andi Pereira, com o saxofonista Hector Costita e o guitarrista Ari Piassarollo. Aulas de violão de 7 cordas com ênfase em choro, linguagem e improvisação com Alexandre Bauab Junior.
      Dentro do Conservatório de Tatui, participou de workshops dos músicos: Laércio de Freitas, Paulo Flores, Hamilton de Hollanda, Yamandu Costa, Carlos Malta, entre outros.
      Fez aulas particulares de técnica e improvisação com baluartes do cenário musical do Choro, músicos violonistas de 7 cordas como: Valter Silva (RJ), Luizinho 7 Cordas (SP), Alessandro Penezzi (SP) e Rogério Caetano (RJ). Posteriormente veio a trabalhar em parceria com o mestre Valter Silva, estabelecendo assim uma grande amizade.
      Atua com maior frequência como músico prático de violão de sete cordas - tendo como maior referência o samba e o choro - nos eventos corporativos e culturais da região de Campinas.
      Apresenta-se com o Guilherme Lamas Trio (duo de violões e pandeiro), que realizou shows no SESC Campinas em homenagem a Jacob do Bandolim e agora traz o show “Remexendo” que homenageia o choro: é um trabalho de pesquisa histórica e interpretativa que inclui no repertório músicas de Radamès Gnatalli, Canhoto da Paraíba e Paulinho da Viola.
      Acompanhou o sanfoneiro Zé Calixto e os músicos Luiz Carlos da Vila e Altemar Dutra Junior.
      Trabalhou como compositor e intérprete da peça teatral “O Diário de um Louco” de Nicolai Gogol com direção de Claudio Lima, gravação do CD do Projeto “Criança Levada a Sério” do Coletivo Aquarela, Educação, Cultura e Arte patrocinado pela Petrobras 2013. Ministrou oficinas de música em janeiro de 2014 na Replan.
      Tem a honra de trabalhar em projetos ao lado do violonista Valter Silva e participa com frequência de projetos realizados pela Secretaria de Cultura de Campinas.
      Gravou em 2013 seu primeiro CD “Aos domingos na casa da Vó (e do Vô também)”, patrocinado pelo FICC Campinas.
      Participou recentemente dos programas televisivos “Conexão Cultural” da TV Câmara, “Músicas que elevam” da LBV e “Milagres de Santa Luzia” da TV Cultura.

      Contato com Guilherme Lamas: (19) 9 9289-7892.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •