• NOTICIAS

      15/04/2010 | Marco Padilha na Sinfônica Municipal

      Dia 08 de Maio Sábado às 20h e  Domingo dia 09 às 11h

      Lutero Rodrigues, Regente

      MARCO PADILHA - Mytos - Cena Sinfônica No.1 Op. 9

      RAUL DO VALE - Totens para Orquestra

      ROBERT SCHUMANN - Sinfonia No. 2

       

      Marco César Padilha – nome artístico Marco Padilha – nasceu em 21 de novembro de 1955, natural de Campinas, São Paulo, Brasil.
      Iniciou os estudos de teoria musical, piano e iniciação à composição, com o pianista e compositor Orlando Fagnani, em Campinas.
      É formado em piano e matérias complementares pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, em Campinas.

      É bacharel em composição pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, onde estudou composição com o compositor Almeida Prado e eletroacústica com o compositor Raul do Valle, entre outros, sendo integrante da primeira turma de compositores.

      Realizou aperfeiçoamento em piano, estudando interpretação e estilo, com a pianista Isabel Mourão.

      Foi professor de História da Música no Conservatório Musical Carlos Gomes e no Conservatório Musical Campinas.

      Na Faculdade Santa Marcelina – FASM, em São Paulo, lecionou durante seis anos, História da Música, Orquestração, Música Contemporânea e Iniciação à Composição.

      Um dos mais importantes compositores de sua geração tem participado de importantes eventos e temporadas oficiais de orquestras, tais como: Panorama da Música Brasileira Atual (Rio de Janeiro), Festival de Música Nova (Santos – São Paulo), Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
      Suas obras também são divulgadas em programas pela Rádio Cultura de São Paulo.

      Em 1992, sua obra Mystagogós – Hommage à Olivier Messiaen Op. 14, foi escolhida pelo Conjunto de Música Nova de Zurique, entre obras de sessenta compositores brasileiros, para encerrar a apresentação do Conjunto, durante o Festival Internacional de Zurique (Suíça), dedicado nesse ano à cultura brasileira.

      O seu Concerto para viola e orquestra Op. 13, tem causado efusivos comentários por intérpretes e pela crítica, como a mais importante obra escrita para este instrumento no século XX.

      Suas obras são elogiadas em publicações e livros, e por intérpretes como Maestro Roberto Farias, Maestro Roberto Duarte e pianista Sônia Rubinsky.

      O grande violoncelista Antonio Meneses, deu seu voto de confiança ao compositor efetuando encomendas de obras para violoncelo, elogiando e apresentando-as no Teatro Cultura Artística de São Paulo, Americas Society em New York e no Festival Internacional de Campos do Jordão.

      É editado pela Editora Irmãos Vitale, no Brasil, e pela TONOS Musik Verlag, Darmstadt, na Alemanha.

      É membro fundador da Academia Campineira de Música, onde ocupa a cadeira Villa-Lobos.

      É membro da Academia Campineira de Letras e Artes, onde ocupa a cadeira Padre José Maurício.

      É autor do Hino da cidade de Itupeva - SP, em conjunto com a compositora Daniele Gugelmo.

      Por suas atividades e pelo conjunto de suas obras, recebeu a Medalha Carlos Gomes, Diploma de Honra ao Mérito e Título de Cidadão Emérito, honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Campinas.

       

      Saiba mais sobre Marco Padilha 

        http://www.marcopadilha.com.br/compositor.htm

       

       





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •