• NOTICIAS

      20/09/2014 | Iguatemi Campinas é reconhecido pela Abrasce

      Iguatemi Campinas é reconhecido pela Abrasce por ação de sustentabilidade

      Shopping foi premiado por projeto de reuso de água

      O Iguatemi Campinas é um dos vencedores do Prêmio Abrasce 2014 na categoria Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade, cuja solenidade de premiação foi realizada nesta semana durante o 13º Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas. O shopping foi reconhecido pelo importante trabalho que vem sendo realizado desde 2010, quando foi construída a Estação de Tratamento de Esgoto do empreendimento.

      Considerada uma das mais modernas da América Latina, a Estação de Tratamento de Esgoto do Iguatemi Campinas foi instalada com o objetivo de reduzir o volume de efluentes lançados na rede pública, além de controlar o desperdício de água.

      Hoje, parte do esgoto descartado pelo shopping é tratada para produção de água de reuso que posteriormente é utilizada em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins, arrefecimento de telhados e torres de resfriamento. O sistema de reuso possibilitou ao shopping a diminuição do consumo de água potável em mais de 50%. Desde o início da operação do sistema, já foram reutilizados mais de 250 milhões de litros de esgoto.

      A água que é reutilizada deixa de ser consumida da rede pública e é disponibilizada para a população de Campinas. Esse volume é capaz de suprir as necessidades de água de mais de 2 mil pessoas, de maneira ininterrupta.

      A economia financeira alcançada é de aproximadamente 35% na conta de água e esgoto do empreendimento. Há ainda a diminuição da energia consumida pelo sistema de resfriamento do shopping. Essa redução é proporcionada pela diminuição da temperatura interna do empreendimento, através do arrefecimento dos telhados com aspersão de água de reuso.

      A premiação foi recebida pelo gerente geral do Iguatemi Campinas, André Moreno. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento, que só nos incentiva a continuar trabalhando em prol da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos disponíveis”, afirmou Moreno.

      Ele conta que essa preocupação, aliada à determinação da Iguatemi Empresa de Shopping Centers em manter uma política ambientalmente sustentável, resultou em um projeto financeiramente rentável e de forte cunho social, deixando os recursos hídricos municipais disponíveis para a população. “O desenvolvimento tecnológico obtido no projeto permitirá sua disseminação em diversos outros empreendimentos da rede Iguatemi”, complementa.
       

      Premiação
       

      O Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade tem como objetivo reconhecer e incentivar os shopping centers que se propõem a pensar a responsabilidade social, a engenharia, a arquitetura e o processo em uma perspectiva sustentável e gerar conhecimento sobre o tema, difundindo essas novas ideias junto à comunidade e à sociedade em geral.

      Em sua 13ª edição, o Prêmio quer reforçar a importância da indústria de shopping centers como um agente de transformação da realidade social, ambiental e econômica do País, tendo em vista sua intensa relação com a comunidade, o meio ambiente e as pessoas. Este ano foram recebidos 124 projetos, 140% a mais em relação à última edição da premiação, em 2012. Na categoria Newton Rique de Sustentabilidade, foram 21 cases inscritos.

       



  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •