• NOTICIAS

      25/09/2014 | Arquiteta Adriana Bellão

      Arquiteta Adriana Bellão ensina a acertar na hora de decorar um ambiente corporativo

      Decoração influencia diretamente na mensagem que o profissional passa ao cliente

      O local de trabalho é para muitos profissionais a segunda casa. Por isso, a escolha da decoração de ambientes corporativos é tão importante. É nesses locais que uma ou mais pessoas passam grande parte do dia, recebem clientes e tomam decisões importantes. Mas, além de proporcionar bem estar para quem trabalha, os ambientes corporativos transmitem mensagens sobre os profissionais, o que torna a decoração uma grande aliada.

      A arquiteta Adriana Bellão, de Campinas, explica que a funcionalidade deve se sobrepor a gostos pessoais. “Em um ambiente corporativo vale mais a praticidade do que passar personalidade de uma pessoa em si. É um espaço coletivo ou no qual o profissional irá atender pessoas, por isso o bom senso na hora de projetar e decorar é essencial”, diz.

      O ambiente de trabalho reflete os conceitos principais da empresa, além de atender às necessidades de organização espacial básicas para a existência da corporação. “Diferente de uma casa, onde por exemplo você faz um quarto com as preferências do morador, no ambiente corporativo você deve buscar agradar o maior número de pessoas, sem ser específico nas suas preferências. O importante é a funcionalidade e a mensagem que quer se passar”, alerta.

      Adriana Bellão exemplifica, lembrando de um projeto que fez para um escritório de advocacia. “Me chamaram para fazer a sala de reuniões do escritório. Antes de conceber o projeto é preciso entender o que irá acontecer no local. Em um escritório de advocacia, por exemplo, a sala de reuniões é usada para tomar decisões importantes, difíceis e até sigilosas. Por isso, a ideia foi passar seriedade, sobriedade e reforçar a privacidade. Fiz isso colocando apliques em gesso nas paredes já existentes e fazendo paredes extras em drywall, além de rebaixar o teto em gesso e instalação de forro acústico no teto para dar privacidade e resolver o problema da acústica do ambiente. No piso, foi instalado carpete, que também auxilia na acústica”, lembra.

      A profissional destaca que em casos como esse, quanto menos peças chamativas, melhor. “A decoração foi simples: estantes, bancadas de apoio para café, uma mesa Sarinen e cadeiras de couro. Para finalizar o projeto, coloquei uma tela sob encomenda, que compôs com os tons do ambiente”, conta Adriana, destacando que para ficar impessoal, o ambiente não precisa ser frio e pouco acolhedor.

      O uso de cores e móveis, segundo Adriana Bellão, varia de acordo com o ramo de atividade exercida no ambiente e, principalmente, com o bom senso. “O local pode ter, por exemplo, referências à profissão. No que tange às cores, quem lida com saúde, por exemplo, tem a tendência de usar o branco, que remete à limpeza e higiene. Já em profissões mais despojadas, como publicitários, o ambiente pode abusar na cor e estampas”, afirma.

      O projeto de decoração deve estar intimamente ligado à ocupação do profissional e deve ser sempre planejado pensando no melhor atendimento ao público. Para desenvolver um projeto de um consultório de uma pediatra, Adriana Bellão abusou da criatividade e da adaptação do espaço original. “Às vezes é preciso recriar o espaço para se chegar à proposta ideal.”

      O que existia no início era uma sala única com um banheiro. Foi feita uma obra para dividir os espaços e depois a ambientação. Criou-se uma recepção com espera, um espaço kids e o consultório em si. O local não tem tapete nem muitos adornos, pensando na praticidade e até mesmo na segurança das crianças. Para ganhar espaço e dar conforto aos pacientes, foi colocado um banco em MDF, tirando partido de um pilar existente. Já que se trata de um ambiente para atender crianças, não pode faltar o lado lúdico, que foi caracterizado com brinquedos e pufes. Mas ao mesmo tempo, os móveis projetados especialmente para o local, em estilo clean, dão a seriedade que a profissional precisa passar para os pais.

      A receita para o sucesso na decoração de ambientes corporativos, segundo a  arquiteta, é fácil. “O projeto tem que buscar transmitir a credibilidade daquele profissional. Não pode ser um conjunto de referências pessoais, tem que ser acolhedor para todos e não apenas para o profissional. A dica é sempre pensar na mensagem que se quer passar, do tipo de serviço que se presta ali, lembrando sempre do bom senso. Seguindo isso, não tem como errar”, finaliza.

      Sobre Adriana Bellão - Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas, Adriana Bellão possui mais de 20 anos de atuação. Em 1996, fundou o Estúdio Adriana Bellão – Arquitetura de A A Z, que executa projetos residenciais, comerciais e corporativos. Com um conceito integrado de trabalho, o portfólio de serviços inclui arquitetura, design de interiores e consultoria. É presença constante nas principais mostras de arquitetura, decoração e paisagismo da região de Campinas, tendo participado dez vezes da Campinas Decor e três da Casa Cor Campinas.
       

      Serviço

      Adriana Bellão. – Arquitetura de A A Z

      Endereço: Rua Laís Bertoni Pereira, 150 - sala 07, Campinas, SP , CEP 13.024-570

      Telefones: (19) 3251-6336 /  (19) 99174-4262

      www.adrianabellao.com.br





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •