• NOTICIAS

      02/10/2014 | Jornada aos Sete Domínios

      Trilogia conta a história de taxista que se torna um empresário de sucesso

      Editora Leitung traz ao mercado editorial uma nova abordagem para ensinar Finanças na prática, pela metodologia situacional

              Volume 1 da trilogia traz os principais fundamentos de Finanças ao contar a história do taxista Ary, que se envolve nos negócios da família: a fabriqueta de doces e salgados de sua esposa, Dona Enide.

              De uma história fictícia, construída a partir de fatos reais, vivenciados pelo próprio autor durante seus mais de 30 anos de carreira como consultor financeiro e professor universitário, à resolução de diversos problemas administrativos e financeiros enfrentados diariamente por pequenas, médias e grandes empresas, o primeiro volume de uma trilogia chega ao mercado literário no mês de setembro para revolucionar o ensino de Finanças a uma legião de empresários, profissionais liberais e executivos que não atuam na área.
         

              A receita, segundo o professor Antônio Carlos Ferreira Marques, autor da trilogia e criador de uma inovadora abordagem problematizadora e método situacional, é ensinar Finanças na prática, por meio da resolução de problemas do dia a dia enfrentados pelo personagem Ary, um taxista que se interessa pelas histórias e conselhos do professor Isaac, seu passageiro, durante as diversas viagens a bordo do Honda Civic, modelo 2007, que carrega os sonhos do taxista por um futuro melhor.

              Para criar maior realismo à problematização, além de inúmeras ilustrações em nanquim ao longo das páginas, o autor utilizou a técnica do story telling. A alternativa foi criar a jornada do personagem Ary em paralelo à história da empresa da família – uma fabriqueta de doces e salgados comandada por dona Enide, esposa de Ary. Esta história, com todos os percalços e desafios de uma empresa tipicamente familiar, permeia os três livros, todos com o título “Jornada aos Sete Domínios”. Cada volume, tendo em vista as situações vivenciadas pela família e os estágios pelos quais passa a empresa, ganhou um subtítulo. O primeiro, que trata do que é essencial conhecer em Finanças, aplicando os fundamentos aos problemas da empresa, é chamado “O Mapa da Mina”.

              De acordo com o autor, foram avaliados e qualificados os problemas mais comuns relacionados à integração de Finanças com as outras áreas em mais de 80 empresas de diferentes setores da economia com as quais ele conviveu durante toda a sua carreira. “Encontrado o problema a partir da observação da realidade da empresa, busca-se a solução na teoria e nos modelos. Um só livro ficaria muito extenso e, para “criar” a realidade problematizada, precisamos recorrer à história de uma empresa cuja trajetória representasse um exemplo global de todos os principais problemas que categorizamos. Daí surgiu a trilogia”, explica Marques.
          

              Nos volumes 2 e 3, a empresa e a família  enfrentam os dilemas do crescimento acelerado e de crises internas e externas. O volume 2, que deverá ser publicado em seguida, aborda técnicas avançadas de planejamento empresarial e de tomadas de decisões de investimentos e financiamentos, colocando a família e a empresa diante de importantes escolhas face à crise mundial de 2008. No volume 3, que deverá ser publicado no primeiro semestre de 2015, a empresa e a família se encontram diante de dilemas para três futuros possíveis, como fusão, aquisição e venda, bem como a preparação para a sucessão familiar.
            

              Ainda segundo Marques, os problemas classificados e avaliados durante a jornada do taxista Ary são mais comuns nas pequenas e médias empresas familiares, que representam mais de 95% das empresas no Brasil e no mundo. É nessas empresas que está o grande desafio de se implantar um modelo de governança corporativa, como preconizado nos livros da trilogia.
          

              A nova abordagem proposta por Antônio Marques visa tanto o desenvolvimento pleno do estudante, como o preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o mercado de trabalho. “Minha proposta com a trilogia é oferecer um conjunto de obras de leitura agradável, facilitadora e motivadora de reflexões para o gestor, estudante, professor ou consultor”, explica Marques.

              Cada volume é dividido em três partes distintas: a narrativa de Ary, a Academia - com guias teóricos para consulta e exercícios, e um Glossário de Finanças que complementa  a tradicional lista bibliográfica ou referências, facilitando a atividade de leitura e pesquisa do leitor, com algumas notas e explicações. Para alguns conceitos, são encontrados pequenos cases para motivar mais ainda o leitor a aprofundar-se no tema.
            

              Jornada aos Sete Domínios busca integrar finanças com todas as outras áreas e propiciar uma visão holística da empresa impulsionada pelas medidas financeiras. Os Sete Domínios representam as sete grandes áreas sobre as quais uma empresa ou organização deve ser avaliada. Este conceito está dentro da chamada Governança Corporativa, cada vez mais envolvida com os conceitos de responsabilidade socioambiental.

              

              A trilogia aborda grandes categorias ou conceitos, que vão desde a diferença entre regime de competência e regime de caixa, os modelos de decisões de investimento e de financiamento, a gestão do capital de giro; uma visão holística da empresa (os sete domínios) com o apoio de finanças; processos de criação ou destruição de valor (valor de uma empresa); os modelos de planejamento e simulação para o futuro; as armadilhas do crescimento; e a construção de cenários e modelos competitivos.

              Sobre o autor

              Antônio Carlos F. Marques é administrador, com MBA em finanças pelo IBMEC-RJ, pós-graduação em Planejamento Estratégico pela FGV-SP e em Finanças pelo IAG PUC-RJ. É mestre em Reestruturação Organizacional pela Unip-SP e mestre pela Unicamp em Engenharia Civil, área de Transportes, tendo como metodologia de pesquisa o Apoio Multicritério à Decisão (AMCD) e, atualmente, é doutorando em Logística pela Unicamp.


              Ocupa também o cargo de Diretor Executivo da Intelligentsia Corporativa, é Assessor de Planejamento Estratégico e Membro do Conselho de Administração do Grupo FULBR e professor de MBA da ESAMC Campinas, São Paulo e Jundiaí.


              Na empresa de consultoria Intelligentsia Corporativa, sua atuação engloba planejamento estratégico, projetos de reestruturação organizacional e financeira, business plans, valuation, e capacitação de executivos. Sua carreira profissional acumula cargos executivos em multinacionais e empresas nacionais de grande porte, bem como serviços de consultoria para mais de 100 empresas no Brasil e no exterior. 

              

              Marques é autor de outros três livros: Deterioração Organizacional, Pearson Education/Makron Books, SP, 1994; Orçamento Empresarial como Instrumento de Mudança, Editora SENAC, RJ, 1995; e Orçamento Estratégico, Alínea Editora, Campinas – SP, 2001.

              

              Já lecionou em diversas universidades como PUC-CAMPINAS, UNIP – CAMPINAS, foi professor convidado do MBA da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

              

              Proferiu mais de 100 palestras, seminários e cursos para mais de 8.000 executivos nos últimos 15 anos abordando temas de eixos centrais na gestão das empresas nas áreas de estratégia empresarial, finanças e operações.


              Sobre a Editora Leitung


              Fundada pelo Grupo FULBR, a Editora Leitung chega ao mercado com a missão de compartilhar conhecimento de uma maneira inovadora na área de Negócios e Gestão. A Leitung tem como filosofia iluminar o mundo com direção e sabedoria, aliada a experiência de seus autores para uma sociedade melhor e mais organizada.

              As fontes inspiradoras para a trilogia, segundo o professor Antônio Marques, que é também sócio do projeto, foram os problemas relacionados à linguagem financeira enfrentados por uma grande legião de empresários, executivos, alunos de MBA e de graduação. “Grande parte dos não-financeiros, ou seja, aqueles que não atuam nem fazem carreira na área financeira, presumem que não precisam entender de finanças, que não é sua área. O segundo exemplo de problemas está relacionado ao interesse ou motivação para aprender finanças. Os não-financeiros acreditam que é necessário um profundo conhecimento de matemática para entender finanças; O terceiro é, provavelmente, o mais grave: ver finanças numa perspectiva de disciplina e atividade isolada das operações normais da empresa”, avalia o professor.
            

              Segundo o diretor financeiro da Leitung, Johnny Oliveira, o primeiro volume da trilogia será distribuído, a partir de 9 de outubro nas principais livrarias do Brasil, mas a grande venda deverá ocorrer mesmo pela internet. “O modelo de negócios da Editora Leitung e a maneira de se relacionar e fidelizar seus clientes também promete uma inovação no mercado literário”, explica. “Com poucos livros ou títulos, devemos cumprir um extensivo programa de fidelização dos clientes através de blogs, cases relacionados aos temas de cada livro, palestras, extensão de artigos e versão ampliada de certos capítulos, com exercícios on line. Nossa proposta é inovar e aproveitar os canais multimídia para ampliar as possibilidades de aprendizado”, conclui o diretor financeiro da Leitung.

              

              

              SERVIÇO

              “Jornada aos Sete Domínios” - Volume 1 – O Mapa da Mina

              Editora Leitung

              Autor: Antônio Carlos Ferreira Marques

              Número de Páginas: 373

              Preço Sugerido: R$ 59,90 (e-commerce); R$ 94,60 nas livrarias.

              ISBN: 978-85-68376-00-3

              Categoria: Finanças, Estratégia Empresarial, Empresa Familiar, Orçamento Empresarial, Mudança Organizacional, Crise Financeira
             

              LANÇAMENTO DO LIVRO “Jornada aos Sete Domínios” Volume 1 – O Mapa da Mina

              Data: 9 de outubro de 2014, a partir das 19h30

              Local: CIESP Campinas - Rua Padre Camargo de Lacerda, 37 - Jardim Chapadão, Campinas - SP, 13070-277




  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •