• NOTICIAS

      04/10/2014 | Desafio Brasilleria/Eu Amo Arte Melitta

      Arte com sustentabilidade

      Desafio Brasilleria Eu Amo Arte Melitta premia estudantes de Moda e Design que tiveram 24 horas para produzir peças exclusivas a partir de filtros de café usados

       No último final de semana, nos dias 26 e 27 de setembro, cerca de 60 alunos dos cursos de Moda e Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo  participaram do 1° Desafio Brasilleria Eu Amo Arte Melitta. Foram 24 horas ininterruptas para produzir as peças a partir do tema ‘Brasilidades’ e de uma coletânea de materiais sustentáveis e matérias-primas tipicamente brasileiras. As equipes se espalharam pelas salas de aula da faculdade, participaram de uma palestra com as designers Celeste Heitmann e Mariah Basile a respeito de como manipular o filtro de café Melitta e receberam vários materiais para inspiração, com textos e fotos, além de consultorias com designers e professores.


      Equipes vencedoras

      Divididos em equipes de três pessoas, os estudantes colocaram a criatividade à prova e surpreenderam a banca julgadora. Com inspiração no tatu-bola, um animal de origem brasileira, e no biomimetismo - tema contemporâneo em que é estudada a natureza, suas estruturas biológicas e funções, trazendo estratégias e soluções para aplicação no mercado -, a equipe ‘Voa Bicho’, composta pelas alunas Beatriz Vilela, Flávia Santinon e Mayara Freitas, conquistou o primeiro lugar do Desafio Brasilleria Eu Amo Arte Melitta.

      A equipe vencedora desenvolveu um objeto decorativo com dupla finalidade. Nomeado de ‘Apara’ (tatu-bola em Tupi-Guarani), o produto pode ser usado como porta-objetos e/ou como aparador de livros.  “Seu design rústico e sustentável se adequa facilmente a vários ambientes e traz consigo a riqueza de um produto artesanal, aliado ao aspecto contemporâneo. Desenvolvemos uma peça imponente e, ao mesmo tempo, leve.”, contou Flávia Santinon. Com filtros usados de café Melitta, madeira, isopor, espuma, arame, cordas e sementes, a equipe convenceu e conquistou a banca julgadora.

      O segundo lugar do desafio ficou com as estudantes Isabelle Ribon, Giovanna Ceccon e Ketlyn Taira, integrantes da equipe ‘Café da Vó!’, que, com base na natureza, na cultura indígena e no folclore como maneira de destacar e transmitir a brasilidade, produziram uma mandala nomeada de ‘Waraná’. “Com os materiais que possuíamos, conseguimos montar uma composição que nos remeteu ao fruto do guaraná. Consideramos nossa peça uma representação do selvagem sobreposto ao ambiente urbano”, afirmou Giovanna Ceccon.

      A equipe Tríade, formada por Carolina Tonnetti dos Santos, Isadora Russi Arashiro e Mariana Gobatti da Silva, ficou em terceiro lugar com a confecção de um look composto por um vestido reto acinturado, um pelerine e um cinto. Como inspiração, o trio apresentou a miscigenação de culturas que tornaram a cultura brasileira rica e alegre. “Como referências, escolhemos o frevo representado pelos babados; o calçadão de Copacabana, com os formatos de ondas das camadas; a bossa nova, traduzida através da fluidez, leveza e cores; o artesanato no uso de bordados e do capim dourado, e por fim a flora, que foi utilizada na estampa e no uso de sementes como botões”, concluiu Mariana Gobatti.

      Sobre o Desafio

      Em sua primeira edição, o Desafio Brasilleria Eu Amo Arte Melitta visa valorizar a arte brasileira aliada à sustentabilidade, por meio da reciclagem de resíduos e utilização de materiais ecologicamente corretos e biodegradáveis. “Queremos mostrar, por fim, que nosso País tem matérias primas lindas e que a nossa cultura pode ser aplicada ao design, com muito bom gosto e inovação. É possível obter rentabilidade e realizar um trabalho incrível e sustentável a partir do design brasileiro, formando e promovendo a imagem de um Brasil produtivo e eficiente, bastante diferente de como é visto e lembrado lá fora”, avalia Fernanda Dalben.


      Todos os alunos participantes receberão certificado de participação, além de produtos Melitta. Todo o regulamento e outras informações estão no site: http://www.brasilleria.com/euamoarteMelitta. As fotos e o vídeo do desafio serão divulgadas na página oficial do evento no Facebook (facebook.com/desafiobrasilleriaeuamoartemelitta) e também nas redes sociais da Brasilleria, Melitta e Belas Artes.


      As três equipes vencedoras receberam um subsídio de materiais da Melitta para produzirem outras cinco peças iguais às vencedoras, para que possam ser comercializadas no site da Brasilleria (http://www.brasilleria.com), com direito aos royalties de 15% sobre o valor. Ainda de acordo com Fernanda Dalben, outras três peças não premiadas mereceram destaque e também serão comercializadas no site. “Ficamos todos impressionados com a criatividade, senso estético e planejamento das esquipes. Esta primeira edição foi um sucesso e certamente o projeto só tende a crescer daqui pra frente”, finaliza a proprietária da Brasilleria.

      Sobre a Brasilleria

      A ideia de fundar a Brasilleria surgiu da vontade de empreender da empresária Fernanda Dalben. Residente em Campinas/SP, com vasta experiência no varejo, trabalhou anos em uma rede varejista de sua família, mas sempre foi apaixonada pelo design e pela moda.

      No ano de 2013, Fernanda teve a ideia de criar um canal de venda que reunisse peças assinadas por designers brasileiros, transformando arte em negócio. A partir da junção das palavras “Brasil” e “galeria”, surgiu o nome da empresa: Brasilleria.

      O objetivo de criar uma galeria do Brasil é levar às pessoas o que o país tem de melhor na arte e no design, nos segmentos de moda e decoração, valorizando a cultura brasileira.

      Com peças exclusivas, artesanais e assinadas por designers das cinco macro regiões brasileiras, a Brasilleria foca também sua filosofia no conceito de sustentabilidade, com um mix de peças elaboradas a partir de matérias primas como filtro de café, zíper, madeira, papelão, cápsulas de café, cerâmica plástica, sementes com certificado da Embrapa, entre outros materiais, tudo reutilizado e com um trabalho especial e diferenciado das designers associadas à marca.



      SERVIÇO
      1º Desafio Brasilleria/Eu Amo Arte Melitta
      Data: 26 e 27/09/2014
      Horário: das 22 horas do dia 26/09 às 22 horas do dia 27/09
      Local: Núcleo de Design - Faculdade Belas Artes - Rua Dr. Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana, São Paulo/SP.
      Informações e regulamento: brasilleria.com/euamoarteMelitta





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •