• NOTICIAS

      15/10/2014 | ABAL Campinas - Encontros Musicais

      Três tenores em concerto da ABAL-Campinas

      Tenores Guilherme Quartier, Humberto Sacchi, Antoine Kolokathis e, ao piano, Chiquinho Costa. 

      Na próxima sexta-feira, 17/10, às 20 horas, no auditório da ACI (Associação Campineira de Imprensa, rua Barreto Leme, 1479, Centro – tel. 3234-2591), a ABAL Campinas apresenta na série Encontros Musicais três tenores “in concert”, com acompanhamento ao piano de Chiquinho Costa. Figuram no recital os tenores Humberto Sacchi, Guilherme Quartier e Antoine Kolokathis, interpretando árias conhecidas e que fazem parte do repertório da voz mais aguda masculina, como Che gelida manina (La Bohème), Recondita Armonia e E lucevan le stelle (Tosca), Quanto è bella, quanto è cara, e Una furtiva lagrima (L’Elisir d’amore), Amor ti Vieta (Fedora), e sucessos como “Dein ist mein ganzes herz” (O País dos Sorrisos), “Torna a Surriento”, “O Sole Mio” e a zarzuela “No Puede Ser”, (La Tabernera del Puerto).

      Humberto Sacchi, tenor, é Mestre em Engenharia Agronômica, casado e tem uma filha de oito meses. Iniciou-se na música ao acaso, em uma homenagem prestada aos pais em suas bodas. A partir daí, a música entra em sua vida. Seus primeiros estudos de música começaram com o professor Vivaldo Braga e prosseguiram com o professor de canto lírico e pianista correpetidor Ivo Lopes, com quem continua seus estudos até hoje. Conheceu o maestro Hermes Coelho, pelo qual foi convidado a participar do XI Festival de Música Sacra de Campinas, como solista de abertura e encerramento do evento. Também para o Concerto de Música Sacra, apresentado em São Paulo, como solista. Apresenta-se a seguir como solista e coralista do Coral Sênior da Igreja Nazareno, à época, regido pelo professor Ivo Lopes. Logo ingressa no Coral Collegium Vocale, sob a regência do maestro Akira Kawamoto e participa da temporada 2014 como corista junto à Sinfônica de Campinas. No primeiro semestre de 2014 ingressou no curso de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí, onde se apresenta na II Semana de Prática Conjunta 2014 no mês de junho. Participa, como aluno, do Master Class da Soprano Natália Áurea, promovido pela Associação Brasileira de Artistas Líricos- ABAL. Na sequência é convidado pelo maestro Hermes Coelho a integrar o Coro de Câmara Ars Musicalis e fazer o solo de abertura do XII Festival de Música Sacra de Campinas. Atualmente é aluno da Escola de música Anderson Favrin, de Valinhos, e do curso de Canto Lírico do Conservatório de Música de Tatuí. Membro do Coral Ars Musicalis, Coral Collegium Vocale e do grupo Del Chiaro Campinas, onde se apresenta em eventos cerimoniais.

      O tenor Guilherme Quartier é natural de Poços de Caldas. Iniciou seus estudos aos 13 anos tendo aulas com Simone Miranda e Valderez Medina. Participou de cinco edições do Festival Música nas Montanhas. Atualmente, frequenta as aulas de técnica vocal com Francisco Campos Neto e com o consagrado soprano Celine Imbert. Participou de Ópera Stúdio com Regina Helena Mesquita e Canto Coral com Marco Antônio, Cecília Igayara e Regina Kinjo. Em 2007, foi coralista na missa de canonização de Frei Galvão, no Campo de Marte(São Paulo), celebrada pelo Papa Bento XVI. Representou o Brasil em 2008, no XI Festival Internacional de Corais (Cuzco - Peru). Atuou como artista convidado do show Ópera em Dois Atos, cantando ao lado de Jean William, junto à Camerata Brasileira. Atualmente atua como solista do Coral Camargo Guarnieri, de Poços de Caldas.

      O tenor Antoine Kolokathis iniciou seus estudos de canto lírico com a professora Sandra Morani, em Campinas. Participou do Coral da PUC Campinas durante quatro anos, sob regência de Claudia Arcos, com o qual realizou inúmeras apresentações à capela e também em obras como O Messias, de Handel e Carmina Burana, de Karl Orff. Posteriormente, teve como professores de técnica vocal Lenine Santos, Edilson Costa e Gledys Pierri. Durante sua formação, participou de máster-classes com os professores Carmo Barbosa, Amim Feres, Bartira Moraes, Marcos Tadeu e Francisco Frias, assim como do curso de extensão da UNICAMP denominado ‘Opera Studio’, ministrado pelas professoras Niza Tank e Sara Lopes. Apresentou-se em inúmeros recitais de canto e piano no interior de São Paulo. Atuou como solista (Papageno) na ópera A Flauta Mágica, de Mozart, apresentada no Centro de Convivência em Campinas, em 1990. Em 1992, participou com solista da apresentação do poema vocal-sinfônico “Colombo”, de Carlos Gomes, nas comemorações dos 500 Anos do Descobrimento da América, em Campinas e na cidade de Orlando (EUA), ao lado do barítono Rio Novello e solistas da ABAL. Foi aluno de canto da renomada professora e soprano brasileira Neyde Thomas, em Curitiba. Ensaia regularmente com o professor Chiquinho Costa.

      José Francisco da Costa é Bacharel em Piano e Doutor em Música pela Unicamp. Tem se especializado na área da Colaboração Pianística, especialmente no trabalho de acompanhamento de cantores líricos. Participou de cinco edições do Festival Nacional de Canto, em Piracicaba e do 25º  ao 32º Festival de Música de Londrina, na classe de Opera Studio, tendo sido pianista assistente de Niza de Castro Tank, Neyde Thomas, Inácio de Nonno, Denise Sartori, Francisco Frias e Lenine Santos, entre outros. Apresentou-se, como pianista convidado, em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas-Unicamp. Fez sua estreia no circuito internacional apresentando-se em Osaka-Japão, acompanhando o tenor Kohdo Tanaka no recital comemorativo aos seus cinquenta anos de carreira. Cumpriu estágio no Departamento de Música da Unicamp, como parte do Programa de Estágio Docente (PED), sob orientação de Adriana Giarola Kayama.

      Entrada franca.





  • VIP IN TOUCH

  • CONTACT

  • LINKS

  • Revista Vip Virtual

  •